Profissionais

Africa apresenta Renata Decoussau como VP de Cultura

A profissional terá a missão de implementar processos que tenham como princípio a agilidade, centrados em tecnologia e com o foco em comunidades.

Convidada por Sergio Gordilho, copresidente e CCO da Africa, para contribuir com a evolução constante da agência, Renata Decoussau é a mais nova executiva que chega, contribuindo com a evolução constante da agência, para implementar processos que tenham como princípio a agilidade, centrados em tecnologia e com o foco em comunidades. 

Renata chega como vice-presidente de Cultura e traz sua bagagem de mais de 20 anos de experiência profissional para criar um novo processo de criação que possa ser mais permeável dentro da própria agência: “Estamos desenhando um modelo de sprints criativos para a Africa que conecta uma nova visão de briefing aos entregáveis tangíveis. A criação continua no centro, mas iremos trabalhar junto de todas as outras estruturas da agência e agentes externos, os tomadores de decisão das marcas”.

O desafio não é pequeno – o que se propõe é aliar tecnologia mirando nas transformações de longo prazo com relevância cultural e social para redesenhar algumas das bases estruturais e processos da agência. Tudo isso é familiar para Renata, que já passou pelo universo da publicidade, empreendedorismo e, mais recentemente, ocupou um cargo de executiva da Meta, onde foi responsável pela metodologia de sprints criativos realizando a união de fundamentos básicos de colaboração entre times diversos, internos e externos. 

Mas é dentro da Africa onde ela enxerga um potencial infinito de impacto desses processos: “Como é a agência que cuida do pensamento estratégico até a execução final, podemos fazer isso estando nesse lugar dos principais parceiros das marcas, com objetivos que são compromissos de longo prazo e não em prol de uma plataforma ou uma campanha apenas. Não estaremos focados em uma ou outra plataforma essencialmente, e traremos toda a profundidade da agência para a mesa”. 

Decoussau também vê como fulcral redefinir o que se entende como insights na indústria atual. “Na medida que conseguimos ler mais e mais dados, é fundamental fortalecer o trabalho de interpretação das informações para que as marcas possam fazer parte da cultura acrescentando algo, e não querendo se apropriar apenas. As conversas que realmente importam, e que as marcas devem participar, são aquelas em que as marcas têm a capacidade de construir elos valiosos para as pessoas, fora isso, é apenas ruído.” 

Renata, recém-apresentada pela agência, também é presença confirmada no festival South by Southwest 2023, onde, além de acompanhar os grandes lançamentos de tecnologia para este ano, procura “ver toda a interseção entre temas do festival, que é o grande foco de cultura hoje”.