Experiência de Marca

Vivo e L7nnon fortaleceram Presença Preta no Lollapalooza Brasil

Após ampliar a representatividade do público na última edição do festival, a empresa buscou reforçar o senso de coletividade presente nas comunidades negras e periféricas.

No Lollapalooza Brasil, que foi realizado nos dias 24, 25 e 26 de março, a Presença Preta esteve novamente presente. O movimento lançado pela Vivo, patrocinadora do Lolla Lounge, aumentou a representatividade entre o público do festival no ano passado, quando a empresa destinou todos os seus ingressos a pessoas negras. 

Desta vez, a Vivo parte de um provérbio africano que diz “se quiser ir mais longe, vá acompanhado” e amplia a abordagem para o senso de comunidade e empreendedorismo negros.

Fotos: Promoview / Thiago Freitas Films

Além de ter destinado parte de seus ingressos a pessoas negras e de comunidades periféricas, a Vivo também levou para seus canais nomes de empreendedores negros (maquiadores, estilistas, cabeleireiros, designers etc.) que formam uma rede em torno de pessoas negras que vão ao festival. 

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A Vivo também contou com um squad de influenciadores e empreendedores negros que geraram conteúdos especiais durante o Lolla BR. Além disso, a marca apoiou um grupo de fotógrafos negros em ascensão para que fizessem a cobertura fotográfica do evento. Tudo para reforçar a ideia de que as pessoas vão mais longe quando estão acompanhadas.

Nesta nova edição do Presença Preta, nosso objetivo é usar nossa força de marca para dar visibilidade ao ecossistema de empreendedores negros, mostrando que o futuro pode e deve ser mais diverso, especialmente se construído de forma coletiva”, disse Marina Daineze, diretora de Marca e Comunicação da Vivo.

O projeto, que tem como mote “O futuro é um corre coletivo”, trouxe como embaixador o rapper  L7nnon, que fez parte do line up do festival. No filme que lançou o conceito da campanha, L7nnon demonstra que quando um artista preto sobe ao palco, leva com ele todo um time de pessoas negras que contribuíram para o show acontecer, desde a maquiadora até o cabeleireiro e o stylist.

Quando um de nós chega no palco, uma tropa inteira também chega junto”, lembra L7nnon no filme de lançamento do projeto.

A campanha ainda fez uso da inteligência artificial para imaginar personagens e cenários que refletem a brasilidade e a população negra do nosso país, alimentando a tecnologia com vieses mais inclusivos – um tema abordado por artistas e acadêmicos engajados na luta pela diversidade.

A estratégia de divulgação proporcionou que a Vivo acompanhasse o público com mídia out of home em todo o percurso até o evento, desde o Aeroporto de Congonhas, por onde chega grande parte das pessoas de fora de São Paulo, até o trem da CPTM, principal meio de acesso ao local do festival em Interlagos, que foi envelopado com a campanha. A marca também esteve presente nas transmissões do Lollapalooza no Multishow e no canal Bis, que levam o evento para o Brasil inteiro.

A @lampada.ag esteve ao lado do Promoview na cobertura das experiências no LollaBR23