Mídia

Hoodoo Gurus retorna ao Brasil com campanha inusitada

Com ações voltadas para os fãs, marketing emblemático marca o retorno da banda de rock australiano ao Brasil depois de 25 anos


Ícones do rock australiano, a banda Hoodoo Gurus está de volta ao Brasil após 25 anos, para a turnê internacional do novo álbum Chariot of the Gods. O grupo se apresenta em abril, em cinco cidades brasileiras: São Paulo (12/4), Porto Alegre (13/4), Rio de Janeiro (14/4), Curitiba (15/4) e Florianópolis (19/4), para shows que celebram os 40 anos de carreira no cenário do rock e da chamada surf music. Nestes anos de estrada, foram 10 discos de ouro e outros 9 de platina, principalmente nos anos 80 e 90 quando estouraram.  

Para as novas apresentações no Brasil, estão sendo feitas ações diferenciadas e inusitadas, como o ingresso Surfista Solidário, ônibus adesivado sobre a nova turnê, camisetas personalizadas com edição limitada, programa de rádio inédito com entrevistas de executivos e esportistas, e a exibição das Ondas Gigantes de Nazaré, diretamente da temporada 2023 em Portugal. As iniciativas também procuram homenagear os surfistas e fãs da banda, que lotaram os shows do grupo em 1997, e até hoje lembram da experiência que viveram ao som de hits como Come Anytime, 1000 Miles Away e Out the Door. 

Quem traz os músicos de volta ao Brasil é o empresário Ricardo Chantilly, que fez história nos anos 90 como diretor da rádio de rock Fluminense FM, a icônica Maldita, e trouxe pra cá australianos de sucesso como Men at Work, Midnight Oil, Spy vs SPY, Australian Crown e a banda Hoodoo Gurus, que, no mês que vem, retorna ao país com a formação original liderada pelo vocalista Dave Faulkner, o guitarrista Brad Shepherd, o baixista Richard Grossman – apenas o baterista Mark Kingsmill foi substituído por Nik Reith em 2015. 

“A banda tem um carinho especial pelo Brasil e desde o ano passado, quando lançou o novo álbum, começamos a pensar na possibilidade de trazê-los de volta ao país”, conta Ricardo.

Vale lembrar que, nos últimos dias, segundo o ranking geral da Federação Internacional da Indústria Fonográfica (IFPI), o Brasil assumiu o 9º lugar no mercado mundial da música, e que hoje, mais do que nunca, o país já faz parte da rota de muitos músicos e grupos internacionais em apresentações mundo afora. 

Para a campanha de marketing, foi criado o Surfista Solidário, que concede 50% de desconto no ato da compra do ingresso para quem doar um equipamento de surfe, do estrepe à prancha. A ação foi realizada em parceria com a Confederação Brasileira de Surfe, dirigida por Teco Padaratz, referência no surfe brasileiro, e os acessórios arrecadados serão doados para a Associação de Surfe da Grande São Paulo e para a Escola de Surfe da Rocinha. 

Além das doações, entre outras ações haverá a exibição da temporada 2023 do campeonato de surfe Ondas Gigantes de Nazaré, diretamente de Portugal nos telões dos locais onde acontecem os shows, e a estreia do Positive Surf na rádio Positividade FM, programa inédito semanal sobre o mundo do surfe, com entrevistas de executivos e CEOs que surfam, os chamados “Surfistas de Terno”, para falar sobre a importância do esporte em suas vidas.  

Para a turnê brasileira também foram desenvolvidas camisetas personalizadas da banda australiana, com registros que representam a sua trajetória, além de mídia móvel, com o ônibus “roqueiro” adesivado circulando pelas capitais brasileiras com informações sobre a volta do Hoodoo Gurus ao Brasil. 

 

“Eventos de música costumam trazer boas memórias e queremos que os fãs vivenciem mais este espetáculo de forma única”, explica Chantilly, que atualmente também dirige o AfroGames – o primeiro centro de formação de atletas de e-sports em favelas do mundo, realizado em parceria com o Grupo Cultural AfroReggae, que tem como objetivo de capacitar e profissionalizar jovens para atuar e competir em esportes eletrônicos, promovendo a diversidade, a transformação social e a geração de renda.

Os ingressos para os shows do Hoodoo Gurus no Brasil podem ser adquiridos aqui ou no site de cada local onde serão feitas as apresentações: Vibra (São Paulo), Auditório Araújo Vianna (Porto Alegre), Qualistage (Rio) e  White Hall Jockey Eventos (Curitiba) e John Bull (Florianópolis).

Fotos: Divulgação