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Experiências interativas tailor made para projetos únicos e exclusivos: como funcionam?

Os projetos personalizados trazem diferentes aplicações, muitas vezes de recursos já existentes ou com necessidades especiais/específicas.


Binho-Dias

Você pega o celular, digita uma busca no navegador e milhões de resultados aparecem imediatamente. Antigamente, para assistir um simples filme era preciso ir ao cinema, a uma locadora ou esperar que ele fosse exibido na TV, situação que mudou muito de 20 anos para cá: hoje, você tem todas as ferramentas para adaptar sua experiência de maneira simples, com diferentes tipos de serviços sob demanda. 

Em um momento em que todas as operações pessoais, corporativas e governamentais são feitas de maneira automatizada, com upgrades e alta troca de informações, vemos que a tecnologia está em constante evolução, trazendo novas e melhores experiências para os usuários. Isso faz com que fiquemos mais exigentes e antenados com os recursos disponíveis.

Como desenvolvedores de sistemas digitais interativos, nós também estamos em constante progresso. Para usufruir das vantagens dessa era digital, como empresa, a Blitzar também precisou lidar com as mudanças do mercado e com a grande necessidade de entender que cada proposta é diferente da outra. 

A Blitzar é um software de comunicação e, por isso, tem inovação em seu DNA, voltado ao desenvolvimento de sistemas digitais interativos. A constante evolução da tecnologia e a maior exigência do mercado fazem parte do nosso processo em projetos exclusivos.

Seu jeito, suas regras

Os projetos personalizados trazem diferentes aplicações, muitas vezes de recursos já existentes ou com necessidades especiais/específicas. Com nosso plano X-Stream, por exemplo, nós trouxemos o projeto tailor made: desenvolvimento exclusivo para a demanda de cada recurso, que adequa nossas soluções para a particularidade de cada negócio.

Em nossa colaboração com a Braskem nos 2 principais festivais de música do Brasil – Rock in Rio e Lollapalooza -, nós realizamos a adaptação de um sistema proprietário. A ação digital contava com um processo de gamificação para incentivar a reciclagem do público do festival. Era bem fácil: viu uma embalagem plástica no chão? Leve para um posto de reciclagem do local e consiga pontos com essa tarefa. Ao final, os ganhos individuais eram contabilizados e o participante recebia um prêmio.

Neste caso, o compartilhamento de informação é feito em duas vertentes: Existe a interface para os usuários e a interface administrativa para os operadores da ação, interligados nos vários postos de coleta e troca. 

O usuário não fica refém de ter que ir somente em um local determinado, além de poder ir recolhendo os itens plásticos para entregar no posto mais próximo; o mesmo acontece na troca pela recompensa, visto que a informação está na nuvem e é acessada de forma fácil e rápida. Todos ganham porque cada recompensa requer uma quantidade de pontos. Quanto mais ganhos, melhores são as recompensas.

Uma outra atuação do sistema gamificado é sua interface é estar somente no digital, como acontece nas Campanhas de Incentivo. Aqui, a premiação pode ser entre as primeiras posições no ranking, ou seja, os que mais acumularam pontos a partir das atividades propostas. 

O processo de gamificação acontece da mesma forma, mas nessa jornada são os cliques na plataforma e seu engajamento nas atividades que pontuam – ao publicar algo na rede social interna, assistir vídeos, participar de jogos, workshops e outras dinâmicas -, eles são contabilizados de acordo com seu percurso no ambiente virtual. E os organizadores da Campanha acompanham tudo nos relatórios exibidos no dashboard da plataforma.

Nossos projetos especiais fazem desde adaptações em sistemas complexos, como foi o caso da Braskem, até desenvolvimento completo de sistemas exclusivos, como no projeto para a Pepsico. A interface solicitada foi para a divulgação dos ganhadores de sua Campanha de Incentivo da área de vendas, onde os mais bem posicionados no ranking receberam um número da sorte, sorteado pela Loteria Federal. Nosso projeto trouxe de maneira dinâmica e customizada essa divulgação em cada categoria, vinculando o número ganhador da loteria à animação na interface com o número e o nome deste ganhador.

As adaptações não param por aí. Os sistemas digitais se alteram de acordo com a necessidade de cada cliente, da mesma forma que também foi feito para um projeto especial da Volkswagen Caminhões. Criamos uma interface digital personalizada, no modelo de um catálogo, com os diferentes carros e uma navegação interativa. 

Dessa forma, o dinamismo para quem está buscando o automóvel fica muito maior e, pela interatividade, acaba chamando muito mais atenção. O sucesso dessa interface personalizada na feira foi tão grande que existe o desdobramento para se tornar uma interação dentro das próprias concessionárias, como recurso de vendas.

Na era digital, principalmente pós-pandemia, o trabalho precisou ser adequado à demanda do público, e o mesmo aconteceu com os eventos e sistemas. A Blitzar trabalha em colaboração com o cliente, a partir de um propósito. Nos desenvolvemos na coletividade, entendendo a necessidade e adaptando nossas ferramentas para conseguir trazer a melhor experiência. Independente do formato: evento físico ou remoto, ação digital, campanhas de incentivo, treinamento e onboarding, entre outros, todos possuem suas especificidades e podem ser complementados da melhor maneira ao participante: o foco é a troca de informações, que acontece desde nosso entendimento do objetivo até a interação do público com o projeto em si.

*Binho Dias, diretor de inovação da Blitzar

Fotos: Divulgação