Antes mesmo do lançamento do novo filme ‘The Batman’, que chegou nas telonas do mundo inteiro nesta semana, já era possível ver todo um hype em relação ao filme. Isso só foi possível graças a diversas ativações, collabs, novos produtos e campanhas publicitárias que foram realizadas no Brasil e em vários outros países.
Com o sucesso, o longa da Warner arrecadou US$ 128,5 milhões em sua estreia nas bilheterias, tornando-se o segundo filme durante a pandemia a ultrapassar US$ 100 milhões em um final de semana — só perdeu para o Homem-Aranha.
Mas não é só o próprio filme que tem lucrado, mas também outras marcas, que lançaram produtos inspirados no protagonista e na história do filme. É o caso da Cacau Show, Bob’s, Puma, C&A e até mesmo a Fossil, que já estão vendendo produtos relacionados ao novo ‘Batman’.
Segundo a plataforma da Nubimetrics, desde o lançamento do filme a busca por produtos relacionados a ele vem crescendo agressivamente. A procura pelo termo Boneco Batman, por exemplo, cresceu 94% no online, e além disso, o termo Batmóvel também está em alta, com 82% mais consumidores procurando pelo famoso carro do Batman.
É verdade que o longa já era um dos mais aguardados há bastante tempo, mas as estratégias de marketing e experiências de imersão realizadas para a divulgação têm de tudo para mudar as estratégias de divulgação de filmes.
Muitos outros filmes já usaram estratégias criativas para promover o lançamento, mas a divulgação de The Batman levou as coisas para outro nível. Ao usar websites, redes sociais e técnicas comuns de marketing cinematográfico, o marketing de “The Batman” é, de longe, o mais criativo que os fãs já viram em anos.
A divulgação de um filme se tornou mais importante agora do que nunca na atual era digital. Antigamente, os filmes conseguiam se sair bem nas bilheterias apenas com um trailer para promoção, mas filmes recentes de sucesso já mostravam que vários trailers e técnicas de marketing fazem ainda mais sucesso.
Técnicas criativas de marketing fazem com que os fãs invistam mais tempo no filme e, no caso dos mais aficionados, isso gera também um bom retorno em dinheiro devido aos lucros gerados pela enorme variedade de produtos lançados, que incluem desde figuras de ação até camisetas, tênis e vários outros produtos.
Relembrando alguns lançamentos, a WarnerMedia Global Brands and Experiences divulgou, no começo do ano, o lançamento nos EUA da maior coleção de produtos autênticos do filme Batman em uma década.
Os lançamentos incluíam acessórios life style, colecionáveis, brinquedos e outros produtos de marcas notáveis do mundo todo, como Lanvin, Puma, Fossil, EleVen, Lego, Hot Whells, Boxlunch, Zara e Fast Track entre outras, além de NFT´s na Funko.
Para conferir o vídeo, clique aqui.
Ainda não está claro se as técnicas utilizadas para o lançamento de The Batman vão revolucionar o setor de marketing cinematográfico, mas, certamente, qualquer grande lançamento no futuro precisará fazer muito mais do que lançar trailers e cartazes se quiser se destacar.