Com o compromisso de defender um mundo onde todos tenham acesso à água potável, a Kimberly-Clark, multinacional de produtos de higiene pessoal, tem investido na promoção do saneamento básico na América Latina, por meio do programa Banheiros Mudam Vidas. Em parceria com Plan International e Water for People, em 2023 a empresa espera beneficiar pelo menos 1 milhão de pessoas, com investimentos de mais de 1 milhão de dólares para melhorar e facilitar o acesso à água potável em países como Brasil, Bolívia, Peru, Guatemala, Honduras, El Salvador, Colômbia e Equador.
Desde 2015, a companhia mantém uma parceria com a Plan International e com a ONG Water For People, já tendo investido cerca de 5 milhões de dólares no programa Banheiros Mudam Vidas e impactado mais de 5 milhões de pessoas somente na região. No Brasil, o programa foi lançado por meio de sua marca de papel higiênico Neve, em 2016. O principal objetivo é promover o acesso a banheiros seguros, água potável e educação sobre higiene para as comunidades mais vulneráveis.
“Nós apostamos em iniciativas diversificadas, que funcionem a longo prazo e que fortaleçam as pequenas comunidades. Além de construção e melhorias de infraestruturas, nossa parceria com Plan International e Water for People trabalha também para incentivar que as populações que vivem nos locais onde atuamos adotem comportamentos e práticas que contribuam com a promoção de mais saúde, higiene e sustentabilidade, a médio e longo prazo”, conta Milena Lemos, diretora de Meio Ambiente, Saúde e Sustentabilidade para a Kimberly-Clark América Latina.
As ações do Banheiros Mudam Vidas no Brasil já contemplaram cidades e somente no país, o programa já impactou positivamente mais de 1.2 milhão de pessoas. A meta do programa Banheiros Mudam Vidas é impactar 10 milhões de pessoas em nível global até 2030.
“Seguindo o nosso propósito de cuidado, continuamos comprometidos em melhorar as comunidades nas quais trabalhamos e vivemos. Para isso, nossa estratégia de sustentabilidade para a próxima década, considera entre os compromissos melhorar a qualidade de vida e o bem-estar de 1 bilhão de pessoas em comunidades vulneráveis em todo o mundo. O cuidado com o meio ambiente é um dos principais pilares deste compromisso e a companhia está focada nas áreas em que pode inovar e fazer a maior diferença”, comenta Bruno Sparapani, gerente de marketing e sustentabilidade da Kimberly-Clark no Brasil.
A Kimberly-Clark também atua para reduzir o consumo na fabricação de produtos e em suas instalações como um todo. Na América Latina, entre 2021 e 2022, o uso de água foi reduzido em 34% nas unidades da companhia na região, economia suficiente para encher mais de 500 piscinas olímpicas.
“Nosso propósito de Um melhor cuidado para um mundo melhor nos move a continuar sempre buscando diferentes medidas que contribuam para melhorar as comunidades onde atuamos. Estamos orgulhosos de nossas conquistas e entendemos que para alcançar nossas ambiciosas metas globais de sustentabilidade e preservação da água, toda ação é importante, desde sensibilizar os colaboradores a reduzir seu consumo até construir infraestruturas inteiras para saneamento básico”, conclui Lemos.
Foto: Divulgação