Experiência de Marca

Skol hackeia apps e desvia trânsito das ruas de bares

Ativação 'Fechamento Skol' foi inspirada em experimento de artista alemão e usa a tecnologia para desviar a passagem de carros em estabelecimentos lotados para abrir espaço para a curtição.

A Skol criou o Fechamento Skol, um jeito inovador de deixar o rolê mais seguro e livre para a curtição, tendo em mente que sexta, sábado e domingo são os dias oficiais do encontro com amigos no bar do coração. 

bares para todos os gostos, não é mesmo? Existem aqueles mais elaborados com parklets, que são os espaços ampliados para as pessoas ficarem nas calçadas em segurança, mas há casos em que seu bar preferido é um daqueles com calçada pequena, em que sempre rola aquele aperto, com gente espremida na calçada, alguns indo até mais pro meio da rua, o que pode tornar o rolê perigoso, com carros passando a toda hora, com risco até de acidentes. 

Para o consumidor não passar mais por esse perrengue, Skol vai hackear aplicativos de trânsito, desviando o fluxo de carros para rotas alternativas, usando uma bicicleta pra lá de tecnológica. Dessa maneira, o encontro com os amigos fica mais leve e divertido.

A ativação de marca da Skol leva para a rua uma bicicleta praticamente normal, mas que tem um compartimento com cem celulares, cada um com um chip diferente. É como se cada aparelho fosse uma pessoa com o aplicativo de trânsito aberto e cada um deles também vai reportar ‘via interditada’ no app de trânsito, fazendo a rota ser recalculada.  

Vários celulares conectados, transportados pela bicicleta, mandam a informação para os aplicativos de que, ali, há um engarrafamento. Como resultado, carros são direcionados para outro caminho e o trânsito desviado para outro lugar. 

No final, quem se dá bem é todo mundo que está no bar, que pode curtir na rua com mais segurança, e o motorista também, que evita engarrafamento e aglomeração de pessoas nas ruas.

Na ação, a tecnologia é usada de uma forma criativa, a favor de quem aproveita uma Skol gelada com os amigos no bar. 

Nosso propósito é levar leveza e diversão para as pessoas, aliviando os perrengues do dia a dia, e nada mais justo do que ajudar aquela galera que só quer tomar uma Skolzinha no bar com os amigos, a curtir com mais espaço e segurança. E de uma forma super divertida e debochada, que é a cara da marca”, afirmou Fernanda Cousin, Gerente de Marketing da Skol

Inspiração da Alemanha

A ativação de Skol buscou inspiração em um experimento do artista Simon Weckert que, em 2019, viralizou na internet produzindo engarrafamentos no Google Maps, sem usar carros. 

Na cena hilária, o artista puxa um carrinho de mão repleto de celulares abertos no aplicativo, pelas ruas de Berlim, na Alemanha. 

Foto: Divulgação