Experiência de Marca

Beck’s lançou cerveja produzida por IA para celebrar aniversário de 150 anos

A cervejaria fabricou só 450 garrafas de edição limitada que foram colocadas à venda e esgotaram em poucas horas na Alemanha, Itália e Reino Unido.

A Beck’s, usou recursos de Inteligência Artificial em uma experiência para comemorar seu aniversário de 150 anos, ao criar a Beck’s Autonomous, uma cerveja futurista de edição limitada, totalmente criada com IA. 

Todo o trabalho foi realizado com o auxílio da IA, da receita ao design da embalagem, do logotipo e da campanha publicitária, o que torna a Beck’s Autonomous uma das primeiras cervejas completamente automatizadas do planeta.

A-Beck’s fez uso da capacidade da IA de combinar anos de artesanato, criatividade e experiência humana, para a fabricação da cerveja e de sua campanha de marketing. 

A cervejaria usou as Inteligências Artificias das plataformas ChatGPT e Midjourney para a criação da cerveja, do branding, além de elaborar o marketing completo. A tecnologia foi responsável por comandar o processo de edição e desenvolvimento, ao usar sua inteligência para inventar uma versão final da cerveja com base em milhões de combinações de sabores diferentes. 

Depois da criação de um nome e de um logo personalizado para a cerveja, a Beck’s usou a IA para produzir um recipiente de última geração e conseguir todos os recursos para o marketing. A tecnologia produziu imagens e um vídeo giratório de 360 graus da embalagem, mostrando com destaque a edição limitada do Beck’s Autonomous.

A IA ainda criou um site, que esteve disponível apenas para usuários da Alemanha, Itália e Reino Unido se cadastrarem para comprar uma garrafa do Beck’s Autonomous em 12 de abril. A marca ofereceu só 450 garrafas autônomas de edição limitada, que esgotaram em questão de horas.

Após estar na vanguarda do mundo cervejeiro durante 150 anos, este é o próximo passo em nossa jornada. Foi fascinante ver a Beck’s Autonomous ganhar vida e como podemos continuar a adotar novas tecnologias no setor e nas comunicações da marca”, afirmou Laura Salway, diretora de marketing da Beck’s

“Na Beck’s acreditamos que é fundamental a paixão de nossos cervejeiros e pessoas para fazer esta cerveja que é apreciada no mundo inteiro, e consideramos que a campanha multicanal para a cerveja revolucionária ainda estabelece conexões com pessoas a nível humano, apesar de ter sido criada e liderada pela IA. Esperamos que os fãs de cerveja em toda a Europa se apaixonem e apreciem a Autonomous como uma bebida verdadeiramente revolucionária”, acrescentou.

A Inteligência Artificial foi encarregada pela campanha publicitária que está disponível em mídia impressa, OOH e mídias sociais. No site da Beck’s Autonomous, a cervejaria revela em detalhes todo o processo da criação e desenvolvimento do produto e da campanha.

Fotos: Divulgação/Beck’s