A Ambev vai marcar presença no maior encontro de tecnologia do mundo, o Web Summit, com uma novidade que promete auxiliar os consumidores para um consumo responsável de bebidas alcóolicas, além de auxiliar na segurança nas estradas e em locais públicos. Durante o evento, a empresa fará o pré-lançamento do Flow Voice, inteligência artificial identifica o consumo de álcool pela voz.
A expectativa é que no futuro a tecnologia auxilie as pessoas a tomarem melhores decisões para um consumo responsável, e que seja também utilizado por empresas e em políticas públicas para promover segurança nas estradas.
“A partir do lançamento, o Flow Voice vai passar por uma série de testes e hipóteses de uso para entender qual a melhor forma de explorar seu potencial, que vão desde sistemas de segurança veicular: permitindo o bloqueio da partida caso seja identificado sinal de álcool consumido na voz, contribuindo para a segurança viária, até em dispositivos vestíveis (smartwatches e pulseiras): para fornecer informações em tempo real sobre o nível de embriaguez do usuário, contribuindo para o consumo responsável”, disserta Rodrigo Moccia, Diretor de Relações Institucionais na Ambev.
Para-realizar o teste, o usuário do Flow Voice deverá gravar áudios seguindo as frases indicadas na plataforma. A IA analisa mais de 120 aspectos da voz humana para identificar se há presença de álcool no organismo. A partir da análise, ele dá dicas de ações para um consumo moderado, sugerindo a indicação para a pessoa beber água ou comer algo, por exemplo.
A novidade constitui o Smart Drinking Lab, área da Ambev que visa disruptar a forma de fazer e promover o consumo responsável, aproveitando da inovação para traduzir os conceitos de consumo responsável em produtos.
“Como uma empresa que tem a bebida no centro do seu negócio, incentivar e promover a moderação é algo fundamental e necessário. Sabemos que a tecnologia pode contribuir muito para um bem maior, por isso estamos investindo em soluções que irão promover mudanças e incentivar o consumo responsável. O Flow Voice é um dos projetos que temos no nosso pipeline de inovação, que conta com outras soluções e produtos em diferentes etapas de desenvolvimento, desde pesquisas, prova de conceito, teste clínico e pilotos em curso”, continua Moccia.
A tecnologia do Flow Voice foi desenvolvida junto com a Metatimbre AI, startup curitibana acelerada pela Ambev em 2021 através do programa Social Lab, na temática de iniciativas inovadoras para consumo responsável. A empresa usa IA para criar soluções em diversos segmentos de mercado, principalmente em segurança do trabalho e viária. “Estamos muito contentes de poder lançar a nossa solução em parceria com a Ambev, sabemos que temos no Flow Voice o potencial de impactar a vida de milhões de pessoas promovendo mais segurança e incentivando o consumo responsável”, comenta Cassiano Ferreira Novo, CEO e fundador da Metatimbre AI.
O lançamento será introduzido na versão beta e pôde ser testada por todos os frequentadores do Web Summit que assistiram a masterclass sobre inovação para o impacto social no dia 2 de maio, às 12h30.
O painel foi conduzido pela Carla Crippa, VP de Impacto Positivo da Ambev, e contou ainda com a participação de Daniela Cachich, Presidente de Future Beverages na Ambev, Ítala Herta, Fundadora da DIVER.SSA e Consultora- membro do Comitê de Diversidade & Inclusão da Ambev e Arthur Guerra, Professor Titular de Psicologia Médica e Psiquiatria da Faculdade de Medicina e cofundador do Caliandra, plataforma de saúde mental para empresas.
Mais de 20 anos de Consumo responsável
Segurança viária é um dos pilares do legado de consumo responsável da Ambev. Com o intuito de reduzir o número de acidentes de trânsito com vítimas, de 2013 a 2021, a Ambev atuou na implementação de dados sustentáveis e sistemas de cooperação. Assim, em parceria com São Paulo e Brasília, foi possível identificar as razões dos acidentes e propor soluções para que eles não voltassem a ocorrer.
O resultado é incrível; com uma redução de 60% das mortes em acidentes de trânsito no Distrito Federal e 23% em São Paulo, além da sistematização da tecnologia, traduzida para cinco línguas e implementada em mais de 18 países. Este é o efeito multiplicador.
Agora, a Ambev está trabalhando em parceria com o Ministério de Transportes para desenvolvimento de um algoritmo preditivo, capaz de identificar potenciais locais e horários de acidentes de trânsito com base em dados.
Com sua plataforma de consumo moderado rodando por todo Brasil há mais de duas décadas, a Ambev trabalha com um objetivo claro: compartilhar com seus consumidores sobre a importância da cultura de moderação da bebida alcoólica. A título de exemplo, em menos de dois anos a companhia cumpriu o compromisso público de impactar mais de 2,5 milhões de pessoas com a sua plataforma de moderação, estando presente nos principais eventos do país como copa, carnaval e circuito de rodeios, com grandes campanhas de consumo responsável.
A Ambev investe em desde treinamentos dentro de universidades até campanhas públicas, mudança nas embalagens e inovação dos seus produtos, como a ampliação do portfólio de produtos sem álcool ou com baixo teor alcoólico. Entre 2009 e 2015, a companhia realizou parceria com órgãos públicos, ONGs, bares e restaurantes para o combate do consumo de bebidas alcoólicas por menores de 18 anos, além de ações focadas em segurança viária. Em 2020, lançou uma plataforma de moderação aberta ao público, na qual as pessoas podem fazer um raio-x da sua relação com a bebida e mudar hábitos.
Além disso, anualmente, a Ambev também celebra o seu tradicional Dia de Responsa, com várias ações ao redor do país, promovendo o diálogo sobre autoconhecimento, sobretudo quanto ao consumo moderado, e a inovação.
Esse não é o primeiro lançamento do Smart Drink Lab, em abril de 2022, o squad de inovação da Ambev se uniu a Beats para lançar uma barrinha que dificulta a absorção do álcool. A barrinha ON BY BEATS foi criada para promover uma relação mais saudável dos consumidores com o álcool e incentivar a cultura da moderação no Brasil. Capaz de reduzir cerca de 20% a absorção de álcool no corpo por caloria ingerida, sendo uma ótima alternativa para promover a saciedade. O produto foi testado clinicamente no Canadá e na Universidade de Passo Fundo, no Rio Grande do Sul.
Foto: Divulgação