A primeira edição da inédita Beauty Show Make&Nails&Lashes, que aconteceu entre 29 de abril e 1º de maio no Expo Center Norte, em São Paulo, trouxe mais de 22 mil visitas de profissionais e consumidores, emitiu 1500 certificados de atualização profissional nos congressos de Extensão de Cílios, Maquiagem e Manicure e juntou mais de 50 marcas de beleza no segmento. Aos três dias de imersão no universo da beleza, os resultados foram positivos para todos os participantes, especialmente para os expositores que, se não atingiram, superaram suas expectativas de vendas – muitos deles precisaram repor os estoques ao longo do evento.
Todo este sucesso pode ser e foi comemorado! “Depois de conquistarmos o mercado de feiras de beleza, consolidando a Beauty Fair como expoente nas Américas como a maior feira do setor, percebemos que era o momento de desbravar um novo ‘mercado’, aproximando marcas e consumidores. Corremos o risco de não sermos aceitos, mas, felizmente, deu tudo certo”, celebra César Tsukuda, diretor geral da Beauty Fair. A plataforma Beauty Fair já promete pra 2024 uma planta maior, com ainda mais marcas participantes e inúmeras ativações com os influenciadores, celebridades e profissionais.
“Agradecemos a participação de todas as marcas parceiras, que acreditaram nesse novo projeto e já reiteraram o interesse em participar da próxima edição. Também recebemos os donos de perfumarias de diversas partes do Brasil, que vieram conhecer as marcas de maquiagem e itens para manicure, mas, principalmente, de cílios, mercado que cresce expressivamente no país. Estamos muito satisfeitos com os resultados do evento”, conclui Tsukuda.
Estandes Lotados e Estoques Vazios
Com tanto sucesso, as marcas presentes Beauty Show puderam se aproximar do consumidor e ouvir os feedbacks positivos ou negativos vindos diretamente de quem compra. “É importante para o consumidor estar perto da marca, tirar suas dúvidas, entender seus propósitos. A Beauty Show cumpriu seu papel nessa estreia, promovendo esta aproximação direta”, analisa Deborah Huff, gerente de comunicação da Beauty Fair.
A Vizzela Cosméticos, marca brasileira, 100% vegana e cruelty-free, foi uma das estreantes no circuito de feiras organizadas pela Beauty Fair e garante que o sucesso de vendas, desde as primeiras horas do sábado, deixou todos motivados. “Logo no início da Beauty Show, fomos surpreendidos pelo enorme carinho dos consumidores, o que é importante para nós. Em poucas horas, nossa linha de skincare com vitamina C, que trouxemos em primeira mão para a feira, esgotou! Tivemos que repor o estoque de vários produtos para os dias seguintes. Isso foi super gratificante para nós”, comenta Aline Waiser, sócia e fundadora da marca.
No espaço da marca, os visitantes contaram com uma série de talks a cada 2 horas com maquiadores profissionais e influenciadores, que ofereceram muito conteúdo. Além disso, foram distribuídos brindes ao longo de toda a feira. Para os consumidores, a marca ofereceu um mimo especial a cada R$200 em compras: uma pochete personalizada.
Já a Ikesaki Cosméticos ofereceu uma gama relevante de opções em maquiagens para rosto, lábios, olhos e corpo, além de esmaltes, removedores, cremes para mãos e pés, unhas postiças, alicates, cortadores, secantes e demais acessórios para maquiagem e unhas. A empresa também apostou na variedade de opções de produtos e extensões para o embelezamento de cílios, uma categoria que gera, cada vez mais, o interesse dos consumidores. Quem esteve por lá também ganhava brindes de diferentes marcas queridinhas. “O evento superou nossas expectativas. Tivemos grande procura em nosso estande, com consumidoras ávidas por novidades em todas as categorias de cosméticos” observou Josy Gomes, Head de Compras da Ikesaki.
Outro expositor marcado por seu estande sempre lotado foi a Dailus, que ofereceu dinâmicas de brindes e ativações com influenciadores. “Podemos considerar que Beauty Show foi um sucesso, no quesito público e venda, nosso estande foi um dos que mais teve consumidores, profissionais da beleza e influenciadores, todos os dias. Acreditamos que as ativações com jogos, preços promocionais e distribuições de brindes tenha atraído mais pessoas. Além disso, a venda dos produtos foi acima do esperado para o período da feira. Foi uma experiência muito boa, tivemos a certeza de que a Dailus é muito querida entre os consumidores e parceiros, por oferecer produtos de alta qualidade e preços acessíveis”, ressalta Samir Silva, Diretor Comercial do Grupo Dailus.
A Bauny, que teve seu lançamento da marca na Beauty Fair 2022, agora marcou presença no Beauty Show com um estande ativo, onde era possível experimentar toda a linha de maquiagem além, assim como a possibilidade de ser maquiado por um profissional. No mais, aulas práticas foram promovidas, além de podcast com dicas e insights dos embaixadores da marca – entre eles, a maquiadora Vanessa Rozan e a nail designer Ana Paula Villar. Edgar de Souza, sócio-diretor da Bauny Cosméticos, sobre a Beauty Show: “Para a Bauny, a participação na Beauty Show foi uma oportunidade ímpar de proximidade com nosso público. Nossas experiências no estande foram um termômetro, onde pudemos sentir as percepções das pessoas sobre o trabalho que desenvolvemos até agora. Felizmente, tudo aponta que estamos no caminho certo e confiantes para seguir em frente”.
“O evento foi muito positivo em todos os aspectos. A KISS New York apostou no sucesso do projeto desde o início. Estivemos lá com um outlet focado totalmente em venda, para promover o primeiro contato do consumidor com as nossas marcas. Consideramos importante ter uma feira para atender especificamente o nicho de unhas e make, que são as nossas especialidades. Com certeza estaremos presentes na próxima edição”, constatou a coordenadora de marketing digital e e-commerce da KISS New York, Andressa Ignacio.
“Acreditamos que a oportunidade de expor Eudora no primeiro ano de Beauty Show nos proporcionou momentos de proximidade com o consumidor, além de apresentarmos o lançamento da Base Eudora Glam Skin Control para os amantes de beleza, numa experimentação com os nossos maquiadores que resultou em makes maravilhosas”, comenta Raquel Abdala, Gerente Sênior de Comunicação & Branding de Eudora, do Grupo Boticário. “Levamos a influenciadora e embaixadora da marca, Niina Secrets, para dar uma palestra com foco em empreendedorismo e no desenvolvimento da linha em collab com Eudora, além de proporcionarmos um momento dela com os fãs e os apaixonados pela linha Niina Skin, que tiveram a oportunidade de experimentar os produtos em um serviço completo com os nossos experts”, finaliza a executiva.
Por fim, a Risqué, uma das patrocinadoras do congresso de unhas, disponibilizou em seu espaço promoções que deixaram os consumidores empolgados. A nova coleção de esmaltes, Metaverso, foi o ponto alto do estande. A marca trouxe também a coleção dos Clássicos da Risqué e a Bio, uma linha feita com ingredientes naturais.
Influenciadores marcam presença em talks da Beauty Show e consumidores vibram
Nina Secrets, fenômeno das redes sociais, chegou a apresentar os lançamentos da sua collab com a Eudora no palco Beauty Sessions, no sábado, 29, além de discorrer sobre o tema “Empreendedorismo: vantagens de ter a sua própria linha de make”, onde compartilhou a sua trajetória profissional, perspectivas do mercado e tendências. Ela ainda deu uma recomendação preciosa para a público, que era formado por profissionais de beleza: “As redes sociais são um divisor de águas para você que é empreendedora e maquiadora ou trabalha na área da beleza. É muito importante ter uma presença online estabelecida, pois as redes sociais funcionam como um grande cartão de visita para você mostrar o seu trabalho e do que você é capaz de fazer, além de atrair novos clientes”. Depois so papo, a empresária também marcou presença no estande da Eudora, onde os visitantes puderam fazer fotos com ela e experimentar as novas paletas da sua marca.
Ainda no mesmo dia, a maquiadora Vanessa Rozan presenteou duas visitantes da feira, ganhadoras de um concurso cultural realizado pela Bauny, com uma make incrível ao vivo, no palco da Beauty Show. A profissional celebrou a possibilidade de trabalhar em uma “pele real” e exaltou o uso de técnicas simples: “Não é sobre o que eu sei fazer, mas como fazer isso”, afirma, resssaltando que não é necessário utilizar dezenas de passos ou etapas para ter uma boa maquiagem.
Já no domingo, 30, foi a vez de Renner Souza engajar a plateia e compartilhar dicas de beleza e autoestima com os participantes. Ao ensinar suas técnicas, foi enfático ao dizer por que acredita que todas as mulheres devem se maquiar: “Fazer maquiagem aumenta o poder da mulher, é uma ferramenta poderosa, que dá muita segurança”, comentou.
As manicures também não ficaram de fora e puderam ver de pertinho as suas profissionais preferidas que, além de técnicas, falaram sobre segurança financeira e sobre o uso das redes sociais. A “manicure sincera”, Ana Paula Vilar, destacou que é possível ganhar dinheiro com a função, desde que faça o trabalho sempre bem-feito e que a profissional consiga aproveitar outras oportunidades de renda, como a comercialização de outros produtos relacionados no local de atendimento. “Eu mesma, vendia os esmaltes mais usados, depois comecei a vender outros cosméticos, bijuterias e até artigos de sex shop, sempre pensando em melhorar a vida das minhas clientes”. Agora, disse, seus maiores rendimentos vêm das redes sociais: “então, já que você passa o dia todo no celular, aproveita para postar um vídeo sobre o seu trabalho”, recomendou.
Os visitantes também aproveitaram o evento para conhecer marcas e produtos, e saíram satisfeitos com as descobertas. É o caso de Rafaella Beserra: “A NewFace entregou demais no Beauty Show, tanto com o lançamento quanto com a recepção. Foram muito carinhosos, explicativos e, além disso, deu para fazer um conteúdo surreal. Então, eu só tenho que agradecer por essa oportunidade e pela chance de conferir os lançamentos em primeira mão!”, comenta.
Congressos Educacionais
De acordo com a tradição dos eventos de beleza organizados pela Beauty Fair, a Beauty Show também ofereceu congressos educacionais para aqueles que desejavam aprimorar suas técnicas ou iniciar em um novo mercado. No dia 30 de abril, mais de 800 pessoas participaram do Congresso de Extensão de Cílios; já no Dia do Trabalhador, cerca de 1500 pessoas participaram dos congressos de Maquiagem e Manicure.
Todos os três tiveram a grade de aulas montadas pela área educacional da plataforma omnipubliser Beauty Fair, organizadora do evento, e contaram com profissionais e professores renomados em suas áreas. “A área da beleza é um mercado muito democrático para quem quer iniciar uma carreira – principalmente para quem quer atuar como manicure, maquiadora e, agora, extensionista de cílio, que está em alta. Essas profissões também têm uma missão social, porque transforma a própria vida e a vida da família – filhos, netos – uma transformação que atravessa gerações”, observa Marie Suzuki Fujisawa, coordenadora educacional da Beauty Fair.
O mercado de beleza também acolhe as mulheres em geral – tanto que elas representam 98% dos mais de 1500 inscritos nos Congressos – independentemente da escolaridade ou condição social. Mariê pondera, ainda, que “o setor contribui para a reconstrução da dignidade das mulheres pois, quando voltam ao mercado de trabalho, elas conseguem obter uma renda própria, e isso dá a força necessária para sair de situações de violência doméstica”, finaliza.
Vale lembrar que os dados são animadores para os serviços de beleza, setor que gera emprego e renda. Segundo o DataSebrae, em 2022 mais 800 mil profissionais estavam dedicados ao segmento, muitos deles atuando no sistema MEI – Microempreendedor Individual. Só no primeiro semestre do ano passado, registrou-se aumento de 8% nos profissionais dedicados a essa área, somando 109.443 inscritos no total.
Estima-se que o setor movimente cerca de US? 571,1 bilhões em 2023, o que representa um aumento de 8% em relação ao ano anterior. Além disso, as projeções da Statista indicam que o nicho continuará em ascensão e deve atingir a marca de 663 bilhões de dólares anuais em todo o mundo até o ano de 2027.
“Na verdade, esse evento aconteceu até de forma tardia, como forma de reconhecer a relevância que esses profissionais – manicures, maquiadores e extensionistas de cílios – têm para o mercado de beleza. Então, trabalhar esses nichos que tanto fazem pelo mercado de beleza é quase um dever da Beauty Fair. Entendemos que, cada vez mais, precisamos valorizar essas profissões e esses mercados”, disserta Tsukuda.
“Finalizamos o Beauty Show com o sentimento de dever cumprido, comemorando a primeira edição. A comemoração se dá pelo fato de termos reunido, pela primeira vez, mais de 1500 congressistas, mais de 20 mil visitas de profissionais e pessoas apaixonadas pelo universo da beleza, mais específico pelo mercado de unhas, maquiagens e a parte cílios e sobrancelhas. Essa iniciativa abre uma grande oportunidade de desenvolver ainda mais esse mercado”, encerra.
Fotos: Divulgação/Ag. Riguardare/COMODO