O Dia das Mães será comemorado no domingo, dia 14/05, e, como é de costume nesta época do ano, as marcas prepararam uma série de ações, ativações, campanhas, promoções entre outras iniciativas para a data.
Apesar de ser um senso comum que “mãe é tudo igual”, o dia delas está cada vez mais diferente. É isso o que revela o tradicional Pulso de Dia das Mães, realizado pela Score Retail, empresa de data retail da B&Partners, em colaboração com a Hibou, empresa especializada em pesquisa e monitoramento de mercado e consumo, e com o Promoview, que entrevistou 1.123 pessoas durante o mês de março de 2023.
Com tantas mudanças pelas quais essa data comemorativa está passando, era natural que as marcas fizessem as mais variadas ações, destacando e enaltecendo os mais diversos tipos de mães.
Seguindo a tradição do Promoview, que a cada data comemorativa do varejo divulga o que é feito de melhor e mais diferente, confira nosso compilado com as melhores ações para o Dia das Mães 2023.
Guaraná Antarctica
O Guaraná Antarctica investiu pesado no Dia das Mães deste ano. Tudo começou com a campanha, lançada ainda no final de abril, que convidou as mães a mandarem a “real”, sem julgamentos.
Para deixar de lado toda a perfeição e cobrança que giram em torno das mães e das mensagens emotivas em volta do Dia das Mães que reforçam padrões antiquados, Guaraná Antarctica quer defender que todo mundo deveria saber o que é ser mãe e trouxe um desafio para a mesa: ser parceiro da mãe, oferecendo um lugar seguro e um gole de coragem para elas confessarem o que pensam, com muito humor que é a forma mais BR de se expressar.
Para trazer o olhar genuíno da mãe BR, Guaraná Antarctica convidou mães para cocriarem a iniciativa junto com a marca. E as contribuições são gigantes: desde relatos reais, participação na criação dos materiais, criação de roteiros e até a direção dos filmes. Essas mães e suas histórias reais tomam as ruas, em mídia externa, as redes sociais e agora também a TV, em horário nobre nos intervalos comerciais.
Para desenvolver a iniciativa, a marca esteve em contato com mães reais e influenciadoras que ajudaram a trazer insights sobre diversas formas de maternar, compartilhando suas próprias experiências, inseguranças e confissões de um jeito genuinamente BR. E, com muito bom humor, Tatá Werneck, apresentadora e humorista, começou uma corrente de confissões com outras mães, que viraram frases espalhadas pela cidade e histórias na TV.
A ação deu origem a dois filmes, disponíveis, que representam muito bem essa mãe brasileira.
Além disso, como desdobramentos dessa campanha, Guaraná Antarctica realizou duas ativações, sendo uma em São Paulo, e outra em Curitiba.
A marca instalou a ‘Cabine Confissões de Mãe’ no Parque Ibirapuera, em São Paulo, durante o ultimo fim de semana de abril.
As histórias foram contadas, em São Paulo, na ‘Cabine Confissões de Mãe’, um ambiente descontraído e acolhedor. Ao chegar ao Parque Ibirapuera, a mãe era convidada a entrar nesse ambiente para “se confessar”. Diante dela, numa tela, era mostrado um vídeo gravado com uma das influenciadoras da campanha que, tomando Guaraná Antarctica e comendo pipoca, interagia como se fosse uma amiga prestando atenção. Ao sair da cabine, a mãe ganhava uma foto no formato polaroid para decorar onde bem entendesse e escolhia um brinde para levar para casa.
Já na ativação em em Curitiba, que acontece de 4 a 12 de maio, a marca selecionou três pontos em locais da cidade para uma ativação especial. No momento de pedir a conta, a mesa também recebe uma “conta surpresa” extra, que além de dar um Naná Zero para as mães participantes, também presenteará vouchers, para ela e acompanhante comparecerem a um stand-up comedy com a comediante Mhel Marrer, que se apresentará no dia sábado, 13, às 17h, no Teatro Regina Vogue.
O evento será apenas para convidados, com presença de influenciadoras, pipoca grátis, muito Naná e a grande oportunidade para as mães mandarem a real, sem julgamentos.
A campanha ocorre de forma simultânea à nacional, “Confissões de mãe”, protagonizada pela comediante Tatá Werneck. Nela, a atriz e apresentadora convida outras mães a confessarem o que não contam para ninguém sobre maternar.
Anacapri
Juliette Freire, embaixadora da Anacapri, deu partida em um novo capítulo da sua parceria com a marca ao estrelar a primeira campanha com Dona Fátima, sua mãe. Em um ensaio leve e cheio de troca de carinhos, elas conversaram um pouco sobre a relação com a marca e como essa admiração foi geracional, passada de mãe para filha.
A coleção, que é focada nas principais tendências da estação, traz desde os famosos mocassins à bolsas coringas para presentear as mães.
“Eu sou você, mãe!”, constatou Juliette em um dos momentos mais importantes de sua vida, mostrando que desde sempre segue os passos e aprendizados de sua “mainha”.
Pernambucanas
A palavra “mãe” é curta, mas representa um papel fundamental nas vidas de todos. As mães, em todas as suas esferas, são diversas, únicas e carregam dentro de si a potência da mulher. Diante da importância que o termo simboliza, a Pernambucanas estruturou uma campanha para o Dia das Mães denominada “Permãebucanas” com a missão de valorizar o protagonismo maternal, colocando a mãe no centro de tudo, inclusive na marca.
Para isso, diversas iniciativas fazem parte da ação que começou dia 13 de abril e vai até 14 de maio. Uma delas, é a mudança no logotipo da fachada de 22 lojas para “Permãebucanas”, desde 13 de abril. Os clientes que passarem na frente das unidades ou as visitarem vão ver a importância das mães para a Pernambucanas.
Arezzo
A Arezzo lançou sua campanha de Dia das Mães 2023 no dia 18 de abril, com a supermodel Gisele Bundchen novamente nos holofotes.
A campanha é um desdobramento do Inverno 2023, lançado em março, e traz Gisele usando os principais destaques da Arezzo para o período de mães, como a bota over the knee, a sandália de couro no modelo gladiadora e em salto fino.
Ninho
A Ninho apresenta uma promoção especial neste Dia das Mães para homenagear o papel fundamental dessas mulheres na formação de seus filhos e dar ferramentas para que elas sigam amparadas na missão de maternar.
Com o tema “Aprendizado começa no Ninho“, a iniciativa busca estimular o desenvolvimento das crianças oferecendo como prêmio acesso a atividades para os pequenos desenvolverem novas competências por meio da educação e da diversão, além de R$ 50 mil em dinheiro. A promoção será realizada até o dia 15 de junho de 2023, com abrangência nacional.
O Dia das Mães é uma data significativa para Ninho porque, assim como as mães, a marca tem como propósito nutrir o desenvolvimento infantil e promover uma educação saudável desde os primeiros anos de vida. E são justamente as mães que começam educando e alimentando, dentro de seus ninhos, indivíduos mais preparados em termos socioemocionais e educacionais.
L’Occitane en Provence
L´Occitane en Provence, referência em produtos de alta qualidade e performance, para comemorar o Dia das Mães, uniu a atriz Carolina Dieckmann e seu filho caçula José, em um encontro cheio de amor e companheirismo.
Na ação publicitária, a marca uniu a atriz Carolina Dieckmann e seu filho caçula José, em um encontro cheio de amor e companheirismo.
A campanha, que foi fotografada por Fábio Bartelt, propõe uma narrativa sobre os reflexos e a herança de valores que são passadas de mãe para filho, destacando a construção de memória olfativa por meio de opções de perfumes especiais para presentear.
A atriz entrou no clima da campanha de L´Occitane en Provence e revelou qual ensinamento sua mãe passou e busca transmitir para seus filhos.
L’Occitane au Brésil
L´Occitane au Brésil, marca franco-brasileira referência em cuidados com o corpo e perfumaria, celebra o Dia das Mães 2023 em campanha com a participação de mulheres reais e da atriz e empreendedora Giovanna Antonelli e seus três filhos.
Dirigida pela atriz e produtora audiovisual Marcella Rica, a campanha retrata o encontro singular de cada mulher com a maternidade, enfatizando a realidade deste momento repleto de amor e carinho, mas que também traz desafios vencidos pelas brasileiras diariamente. Para a celebração, a marca traz opções presenteáveis para tornar o dia ainda mais memorável e prestigiar a pessoa amada na data.
A campanha foi assinada pela IntegerOutPromo.
Natura
A Natura, sob o mote ‘Começa aqui’ o amor, a empatia e o bem estar bem, lança campanha publicitária de Dia das Mães, com foco na marca de produtos Mamãe e Bebê, e conta que o amor que o bebê recebe no início de sua vida, através do toque, determinará a pessoa que será no futuro, sua relação com ela mesma, com o outro e com o mundo, por meio do bem estar bem.
A empatia, a confiança e o amor que ela colocará no mundo, começa aqui, no início da vida. A campanha conta com um filme protagonizado por famílias reais sob a trilha Como Uma Onda, releitura interpretada por Isadora Canto.
Com a nova campanha de Dia das Mães, a marca, que está comemorando 30 anos, faz um convite para incentivar a formação do vínculo através do toque afetuoso nos bebês, colaborando para o público enxergar o poder transformador que existe nesses momentos únicos entre mamãe e bebê.
Banco do Brasil
O Banco do Brasil lança a promoção “Você e sua mãe na mesma vibe”, que vai sortear quatro viagens internacionais, para Cairo, no Egito; Barcelona, na Espanha; Machu Picchu, no Peru, e Tóquio, no Japão, além de 5 mil vales-compra de R$ 300,00.
Para participar, é muito fácil, pois a cada R$ 50,00 em compras no Shopping BB, no App, o cliente ganha 1 cupom. No momento do cadastro, o participante escolhe o destino que quer aproveitar ao lado da mãe. Todas as compras (neste valor de R$ 50,00) irão acumular cupons para a experiência escolhida.
Para espalhar a novidade, a campanha, conta com filme para TV, mídia digital, mídia exterior e merchans. As peças destacam que, neste “Dia Das Mães, você e sua mãe vão ficar na mesma vibe”, concorrendo a viagens internacionais com tudo pago e vale-compras.
O período de inscrição e participação vai até 31 de maio. O sorteio acontece no dia 31 de maio.
O regulamento completo está disponível em: namesmavibe.bb.com.b
Samsung
O Dia das Mães é uma das datas mais importantes do ano para os brasileiros, principalmente para as pessoas que desejam presentear suas mães com algo especial. Segundo uma pesquisa da MindMiners encomendada pela Samsung, os smartphones aparecem no topo da lista de itens que estão na mira dos consumidores como opção de presente.
A pesquisa foi realizada entre os dias 14 e 20 de março de 2023. Foram entrevistados 500 brasileiros para compor a pesquisa.
O levantamento encomendado pela Samsung constatou que os produtos eletrônicos estão entre os favoritos dos consumidores na hora de escolher um presente para as mães.
Entre os entrevistados, 71% disseram ter a intenção de comprar um smartphone. 38% prestam mais atenção na memória interna do dispositivo, 32% na memória RAM (Memória de Acesso Aleatório ou Random Access Memory, em inglês, que permite ler os arquivos salvos no smartphone e, dependendo da capacidade, dar acesso imediato ou mais rápido aos dados) e 29% dizem adquirir um smartphone pensando na bateria e qualidade da câmera.
Mercado Livre
O Mercado Livre, neste Dia das Mães faz um convite muito especial às mães: relembrar e retomar, agora na companhia de seus filhos, os hobbies que tinham antes da maternidade. Em sua nova campanha, o e-commerce líder no Brasil e na América Latina possibilita uma viagem no tempo, mostrando que tem presentes que podem trazer as paixões de cada mãe de volta ao presente.
Para celebrar a data, os consumidores poderão contar com mais de 15 milhões de opções de presentes, descontos de até 70% e entrega rápida em diversas categorias, como Moda e Beleza, Casa & Decoração e Eletrônicos. Disponíveis em uma página exclusiva, as ofertas reforçam o amplo sortimento de produtos do Mercado Livre, que certamente inclui o presente perfeito para cada estilo de mãe, sejam quais forem os seus hobbies preferidos.
O filme da campanha retrata a conexão entre mães e filhos em momentos de lazer e está sendo exibido desde o dia 24 na TV e nas redes sociais.
ZAP
O ZAP, plataforma de anúncios imobiliários, para celebrar o Dia das Mães, preparou uma ação especial a fim de ajudar os filhos a transformar sonhos das mães em realidade. Em suas contas no Instagram e no Twitter, a marca convidará sua audiência a contar quais são aqueles itens de casa que suas mães sempre quiseram e não tiveram, e selecionará alguns seguidores para presentear com o item e surpreender a mãe na data.
Sabendo que quando o assunto é moradia, existem muitos desejos envolvidos, mas muitas vezes as mães deixam de realizá-los em prol dos filhos, a marca tem como objetivo ajudar os filhos a retribuir um pouco desse carinho e dedicação, tornando o lar delas ainda mais completo. Para dar força à conversa no Twitter, o ZAP ainda conta com a parceria de criadores de conteúdo como Victor Han, Fatou Ndiaye, Matheus, Babi e Luscas.
Quem interagir com os posts pode ter seu comentário selecionado e o desejo da sua mãe atendido.
Piccadilly
A Piccadilly conseguiu unir encorajamento, dedicação, conforto e bem-estar na campanha de Dia das Mães, “Encoraje Sua Mãe”, ao trazer uma ação que representa todos estes atributos.
Com o mote “Ela sempre encorajou você. É hora de retribuir”, a marca visa reconhecer todo esforço e dedicação da maternidade, trazendo uma reflexão ao propor uma retribuição para essa relação. O intuito é que filhos encorajem suas mães a viverem novas experiências, planos e sonhos, reforçando a necessidade do estímulo e conforto para elas vivenciarem tudo o que desejam.
Shoppings
O Salvador Shopping, para celebrar o Mês das Mães, preparou uma ação mais que especial para aumentar as vendas e o fluxo durante o período. Desde 28 de abril, o empreendimento promove uma ação comemorativa com uma viagem imersiva pelos cinco sentidos através do Wineyard, um evento inédito e sensorial na região Nordeste sobre o universo dos vinhos, que tem objetivo de tornar a bebida mais democrática e formar novos consumidores.
O Salvador Shopping também promove um evento inédito e imersivo Wineyard, com degustação com mais de 200 rótulos de vinhos, incluindo marcas de todos os continentes, loja pop-up com comercialização de vinhos e espumantes, área expositiva e sensorial sobre a produção e características do vinho, técnicas de harmonização, análises sensoriais, noções básicas de como escolher a bebida e dicas sobre como servir, além de imersão tecnológica com uso da realidade virtual sobre o universo da bebida.
O evento tem programação gratuita e acontece na Praça Central – Piso L1, 28 de abril a 14 de maio, de terça a sábado, das 11h às 21h; domingo, das 12h às 21h.
O Shopping ABC anuncia a chegada do Dia das Mães com a campanha exclusiva “O Mistério da Mãe que Não Dá Dicas de Presentes”. Além de apresentar seu mix de lojas para quem procura o presente ideal, independente do estilo de mãe, no período de 28 de abril a 14 de maio, a cada 400 reais em compras, realizadas em lojas e quiosques participantes, os clientes concorrem a um automóvel T-Cross, cinza platinum, da Volkswagen.
Mas, para essa data ficar ainda mais especial, com o mesmo valor em compras, o cliente também participa do ‘Comprou, Ganhou’ e garante um kit em parceria com a Dona do Doce, que contém um pote com dadinhos de chocolate com morango e uma caixa de chá, no sabor de frutas vermelhas, desenvolvido exclusivamente para a campanha. Os clientes que trocarem seus cupons no período de segunda a quinta-feira podem ter ainda mais sorte ao garantir o número do sorteio em dobro, sem limite de trocas por CPF. Já o kit da Dona do Doce é limitado a uma troca por cliente.
O Shopping Frei Caneca deixa o clima ainda mais doce com campanha exclusiva! Celebrando a segunda data mais importante para o varejo nacional, entre os dias 28 de abril e 14 de maio, nas compras a partir de 300 reais, os clientes já participam da promoção ‘compre-ganhe’ e garantem um brinde exclusivo da Lu Chocolates, tradicional ateliê de doces, que desenvolveu especialmente para a ação biscoitos de chocolate personalizados. Além disso, concorrem a 10 vales-compra no valor de 5 mil reais cada para ser utilizado nas lojas do empreendimento.
Unindo simbolismo de amor e carinho, com a expectativa de surpreender as homenageadas, o Shopping SP Market realiza campanha promocional ‘comprou ganhou’ em parceria com a Natura, que atualmente ocupa o primeiro lugar no ranking das empresas com melhor reputação do Brasil. Na promoção, a partir do dia 27 de abril, ao juntar 450,00 reais em compras, os clientes podem trocar as notas acumuladas por um Body Splash Natura Tododia, escolhendo entre as fragrâncias Tâmara e Canela, Macadâmia ou Algodão. O cadastro das notas fiscais pode ser realizado no balcão de autoatendimento ou via aplicativo oficial do shopping – disponível na Apple Store ou na Google Play.
O amor mais inspirador de todos, que valoriza os momentos especiais e novas experiências junto aos filhos, ganha do Shopping Taboão, em parceria com a Aliansce Sonae + brMalls, uma campanha que destaca a essência dessa relação. Para celebrar o Dia das Mães, o empreendimento traz o olhar materno de admiração, o desejo de construir memórias, registrar as homenagens simples e representativas, renovar as conexões e criar novos momentos. Até dia 14 de maio, o Shopping Taboão conta com a promoção “Compre e Ganhe”, na qual a cada 350,00 reais em compras, nas lojas e quiosques participantes, é possível cadastrar as notas fiscais tanto no site do shopping como nos tablets disponíveis no local de troca e levar uma bolsa de mão Brizza Arezzo, modelo clutch, para casa, nas cores panacota, urban pink ou preta.
O Iguatemi São Paulo realizou, em 04 de maio, um desfile de moda autoral em tributo ao Dia das Mães. Com uma decoração temática no estilo floral, o primeiro desfile foi acompanhado de um almoço especial e o segundo desfile ocorreu durante um chá da tarde para as convidadas.
O buffet foi uma parceria entre Pati Piva e Balsâmico, a atração musical ficou por conta da artista Amanda Maria e Dj Igor Cunha. A stylist dos desfiles do Iguatemi São Paulo foi Drica Cruz, a beleza foi assinada por Helder Rodrigues e o casting formado por: Ana Claudia Michels, Alessandra Valente Mattar, Carolina Carraro, Carolina Raucci, Camila Espinosa, Ciccy Halpern, Duda Portella, Fernanda Pires, Flavia Picciotto e Tania Lallo Avila.
A promoção de Dia das Mães do Atrium Shopping traz a temática “Mãe, amor que transborda”, que faz crescer como pessoa e ter o desejo de transbordar esse amor por onde for. Em busca de trazer um momento de autocuidado para aquelas que sempre colocam dedicação total em tudo que fazem. A partir do dia 28 de abril, a cada 250 reais em compras nas lojas participantes o cliente tem direito a um presente da Natura.
São duas opções: a geleia de banho corporal (Humor Off-Line 125g) e um creme nutritivo da linha Todo Dia para os pés (Cereja e Avelã 50ml). A geleia de banho Natura Humor convida as mães para o momento de autocuidado, relaxando com a fragrância especial de lavanda com um toque de menta para dar aquela energia. Já o creme para os pés Natura Todo Dia traz maciez e cuidado com os ingredientes naturais pensando no descanso merecido de quem está sempre cuidando e pensando nos filhos.
O Continental Shopping está com uma ação muito especial que tem como objetivo gerar uma experiência em família com a alta gastronomia do chef Sergio Arno. Na campanha “Dia das Mães no Continental Shopping”, a cada 400 reais em compras, os consumidores que se cadastrarem participam de um sorteio de 15 jantares em família no restaurante italiano La Pasta Gialla e mais 15 vales-compra de 5 mil reais. Compras realizadas de segunda a sexta-feira dão direito a cupons em dobro. A campanha é válida de 28 de abril até 19 de maio e para se cadastrar é simples, fácil e rápido. De forma presencial, basta ir até a loja da promoção localizada no segundo piso do shopping (em frente ao quiosque da Havaianas), apresentar um documento oficial com foto, as notas fiscais e informar os dados solicitados. O número da sorte sai na hora.
“Celebre um sentimento único”. Essa é a síntese da ação do Pátio Batel para o Dia das Mães, que sorteará uma BMW 320i. De 28 de abril a 14 de maio, a cada R$600 em compras, os clientes receberão um cupom para concorrer ao veículo, cujo sorteio será realizado no dia 15 de maio, às 15h, no próprio shopping.
A campanha do Dia das Mães segue a linha conceitual da celebração de 10 anos do mall. Uma derivação do mote original, “Celebre as descobertas”, as peças produzidas reforçam o aspecto afetivo das mães clientes do Pátio Batel.
Fotos: Divulgação