A Cimed, terceira maior farmacêutica em volume de vendas no país, em parceria com a ABRAFARMA, estreou, no dia 14/05, no palco do programa Domingão com Huck, a campanha nacional “Caixinha amarela – da nossa família para sua família”, para destacar a importância dos medicamentos genéricos para o Brasil e chamar atenção para o acesso à tratamentos de qualidade a preços justos que essa categoria promove no país. A iniciativa celebra o Dia do Genérico, que acontece no dia 20 de maio.
João Adibe Marques, presidente da Cimed, esteve junto com o apresentador Luciano Huck, no palco do programa, anunciando a iniciativa para mais de 35 milhões de telespectadores.
“No Brasil, infelizmente, apenas 20% do consumo de medicamentos é de genéricos. Eu garanto que a caixinha amarela da Cimed traz a mesma qualidade que os remédios de marca disponíveis no mercado e com preços que cabem no bolso de todos os brasileiros”, revela João Adibe, presidente da Cimed.
O genérico, por lei, deve ser 100% bioequivalente com os medicamentos de marca.
A campanha consiste em dar uma caixa de medicamento genérico da Cimed para cada compra que for feita do mesmo produto em estabelecimentos parceiros, afiliados à ABRAFARMA. Na tela da televisão, durante o quadro The Wall, foi exibido um QR Code que deu acesso a uma página onde as pessoas podem se cadastrar para participar.
A promoção será válida apenas no dia 20 de maio — Dia do Genérico -, e estará vigente em 10 mil farmácias de todo o país. É possível consultar as redes participantes pelo site. De acordo com a PróGenéricos, 90% das doenças podem ser tratadas com medicamentos genéricos. Outro dado alarmante é que cerca de 50% dos brasileiros já abandonam o tratamento por questões financeiras.
Em 2022, os genéricos representaram 47% do volume de vendas da Cimed. Esse volume significa a venda de 16 caixinhas de genéricos por segundo e 500 milhões por ano.
Foto: Divulgação