ESG

Ação da Philip Morris Brasil promove descarte correto do cigarro

Um estudo realizado em 10 países, entre eles o Brasil, mostrou que um quarto dos fumantes adultos pensa que é normal jogar bitucas de cigarro no chão.

A Philip Morris Brasil (PMB) lançou por aqui a campanha institucional global da Philip Morris International (PMI) Nosso Mundo Não é um Cinzeiro, que tem o objetivo de aumentar a conscientização e incentivar uma mudança no comportamento e nas atitudes relacionadas ao descarte das bitucas de cigarro.

A iniciativa, já exibida em outros países, está completamente em acordo com a meta global da PMI de reduzir o lixo plástico de seus produtos (incluindo a bituca de cigarro), em 50% até 2025.

Leia também: Empresas deixam a Rússia de olho nas boas práticas de ESG

No Brasil, a campanha conta com o website www.naoeumcinzeiro.com.br, que tem a meta de educar o público sobre o impacto ambiental gerado pelo lançamento das bitucas em ruas, praças, praias, rios e outros locais. 

De acordo com estatísticas, 61% dos cigarros são consumidos ao ar livre e, na natureza, as pontas ou guimbas, como também são chamadas, podem demorar até 15 anos para se decomporem.

Uma-pesquisa feita pela PMI com 12.800 pessoas de 10 países, entre eles o Brasil, mostrou que 25% dos fumantes adultos jogam as pontas de cigarro no chão, pois acham isso normal. Ao se realizar um recorte para o Brasil, a porcentagem cresce para 32%.

O estudo também apontou que 75% dos pesquisados pensavam que os filtros de cigarro são feitos de algodão ou papel e somente 13% sabiam que os filtros são fabricados com plástico. 

No caso do Brasil, apenas 4% dos entrevistados sabiam desse fato. As conclusões da pesquisa ressaltam a necessidade de campanhas de sensibilização para ajudar a mudar o comportamento dos fumantes. 

A cada segundo, cerca de 10 mil unidades desse resíduo são jogados fora de maneira inadequada no mundo inteiro.

“O lixo das bitucas de cigarro é um problema que precisamos resolver. Queremos incentivar os fumantes a hábitos mais responsáveis, por meio de iniciativas como Nosso Mundo Não é um Cinzeiro, que fortalecem a educação da população em geral e colaboram com as entidades governamentais para assegurar uma infraestrutura adequada de eliminação dos resíduos”, afirma Bruno Pinto, executivo de Relações Institucionais da Philip Morris Brasil.

Com isso, além de conscientizar para o problema do acúmulo das pontas de cigarro no meio ambiente, a campanha inclui dois projetos-piloto, que foram testados em janeiro, para uma futura replicação em escala maior. 

Em São Paulo, foram colocadas 24 bituqueiras nas regiões da Avenida Paulista e Vila Olímpia. Pensando no verão, ainda foram distribuídas bituqueiras portáteis em praias do Paraná (Matinhos), Florianópolis e Rio Grande do Sul (Capão da Canoa), incluindo um QR Code para acesso ao site da campanha.