Mídia

Intimus convoca homens para entenderem a menstruação em ação com celebridades

Para incentivar a conversa sem estigmas sobre menstruação, Mirella Santos, Jade Picon e Jaqueline Carvalho são algumas das celebridades que convidam homens a participarem de um quiz sobre o tema.

A Intimus, marca de cuidados femininos da Kimberly-Clark, promove ações no ambiente digital para o Dia da Higiene Menstrual, 28 de maio, a fim de dar luz aos estigmas relacionados à menstruação, além da busca pela dignidade menstrual, para que assim todas as pessoas que menstruam tenham acesso à higiene e a meios de gerenciar seus períodos menstruais.

Dessa-forma, a marca chamou um time de celebridades para chamarem homens do convívio delas para a conversa. Jade Picon e seu amigo Matheus Yashi, Mirella Santos e seu marido, Gabriel Farias, e Jaqueline Carvalho e Murilo Endres são alguns dos cotados para responderem perguntas a respeito do ciclo das parceiras/irmãs/amigas deles, como “com quantos anos menstruei pela primeira vez” ou “qual é o modelo de absorvente que eu mais gosto” e “em média, quantos ciclos menstruais uma pessoa tem ao longo da vida”.

@jadepicon #Intimus me convidou para falar sobre o dia de hoje, 28/05 #DiaDaHigieneMenstrual , uma iniciativa para desmistificar conversas sobre menstruação. Fizemos um desafio pra provar que menstruação não é um assunto apenas das pessoas que menstruam, mas de todos! #NormalizeONormal #MenstruadaOuNão #publi @Intimus ? som original – JADE PICON ?

Ainda, para reforçar a relevância desse movimento e engajar o público na conversa, a marca também pensou em um filtro interativo lançado nas redes sociais, com perguntas sobre o ciclo menstrual e temas conectados. O filtro pode ser usado então por duas pessoas para abordarem o tema de forma divertida e informativa.

“Menstruação não diz respeito somente às mulheres, mas sim a todos. Então, conhecendo melhor o assunto, conseguimos normalizá-lo. Muitas vezes, pessoas importantes do nosso círculo familiar ou de amigos não têm informações básicas sobre nossos ciclos; por isso, quisemos trazer os homens para a conversa de uma maneira divertida, promovendo um filtro interativo nas redes sociais”, diz Marisa Cury Cazassa, gerente executiva de marketing da Kimberly-Clark no Brasil.

A maior parte das percepções negativas sobre a menstruação ocorrem porque ainda existe um grande desconhecimento e preconceito sobre o assunto. Nesse sentido, a Plan International realizou em 2022 uma pesquisa em vários países como parte do estudo Bloody Honest, constatando que 70% dos entrevistados disseram ter visto outro menino ou homem fazer um comentário negativo ou desagradável sobre a menstruação. A estigmatização traz consequências: o mesmo estudo aponta que 35% das mulheres acreditam que a menstruação deve ser mantida em segredo, enquanto 55% associam a palavra “menstruação” a algo sujo.? 

Desde 2020, a marca desenvolve ativações no período de celebração do Dia da Higiene Menstrual e, em 2022, contou pela primeira vez com homens produzindo conteúdos para a data, no movimento #menstruaçãosemcensura.

Já ara a campanha deste ano, estarão presentes as embaixadoras da marca, Klara Castanho, Bibi Tatto, Camila Pudim, Sofia Espanha, Maethe, Bianca Santos, Bruna Pinheiro e Nayu

@sofiaespanha Galera, dia 28/05 é dia da higiene menstrual. E é um assunto importante para todas as pessoas. Bora participar com a gente usando a #NormalizeoNormal. #MenstruadaOuNão @Intimus ? som original – sofia espanha

@klarafgcastanho Oii, como vocês tão?? Hoje eu tô aqui pra falar sobre o Dia da Higiene Menstrual, comemorado dia 28/05. Ele existe para promover conhecimento e mudar a percepção negativa da sociedade sobre a menstruação. Também venho pra falar sobre a Semana da Emancipação, que é realizada pela @EcoCiclo Oficial e patrocinada por @Intimus. O evento acontece de 28/05 a 03/06, 100% online com especialistas em temas como: Pobreza Menstrual, Inovação, tecnologia e menstruação, Pessoas que menstruam, entre outros. Quanto mais falamos, mais normalizamos o assunto. Cada corpo é um corpo, cada ciclo é diferente, quanto mais a gente se conhece, mais a gente entende as muitas mudanças que acontecem durante nosso ciclo. A menstruação não é uma questão só de quem menstrua. #MenstruadaOuNão #NormalizeoNormal #Intimus ? original sound – Klara Castanho

Semana da Emancipação  

A marca, que produz diversos conteúdos especializados a respeito de menstruação em sua plataforma Kira e em suas redes sociais, une-se à EcoCiclo como patrocinadora oficial do programa “Embaixadoras da Menstruação” e a “Semana da Emancipação Feminina”, evento online cuja realização será no 28 de maio a 3 de junho. Com mais de 10 horas de conteúdo e 7 mesas redondas, sendo gratuito e 100% online, o evento contará com especialistas do país e vai falar sobre como a menstruação pode estar conectada a produtividade, planejamento, inovação, empreendedorismo, direito e muito mais. 

As mesas de debates poderão ser assistidas no YouTube, e as inscrições devem ser feitas em: Link  

Plan International  

Em parceria com a Plan International, que atua para melhorar a saúde menstrual no mundo todo, inclusive para questionar estigmas profundamente enraizados referentes à menstruação, que geram consequências de longo prazo para a saúde e o bem-estar das meninas e outras pessoas que menstruam, a Escola de Liderança para Meninas vai distribuir cerca de 30 mil ventarolas na Arena Fonte Nova, em Salvador, para levar conhecimento sobre a importância da higiene menstrual ao público. Além disso, a marca atua durante todo o ano em parceria com a ONG em cidades da Bahia.

Foto: Divulgação