A Intimus, marca de cuidados femininos da Kimberly-Clark, promove ações no ambiente digital para o Dia da Higiene Menstrual, 28 de maio, a fim de dar luz aos estigmas relacionados à menstruação, além da busca pela dignidade menstrual, para que assim todas as pessoas que menstruam tenham acesso à higiene e a meios de gerenciar seus períodos menstruais.
Dessa-forma, a marca chamou um time de celebridades para chamarem homens do convívio delas para a conversa. Jade Picon e seu amigo Matheus Yashi, Mirella Santos e seu marido, Gabriel Farias, e Jaqueline Carvalho e Murilo Endres são alguns dos cotados para responderem perguntas a respeito do ciclo das parceiras/irmãs/amigas deles, como “com quantos anos menstruei pela primeira vez” ou “qual é o modelo de absorvente que eu mais gosto” e “em média, quantos ciclos menstruais uma pessoa tem ao longo da vida”.
Ainda, para reforçar a relevância desse movimento e engajar o público na conversa, a marca também pensou em um filtro interativo lançado nas redes sociais, com perguntas sobre o ciclo menstrual e temas conectados. O filtro pode ser usado então por duas pessoas para abordarem o tema de forma divertida e informativa.
“Menstruação não diz respeito somente às mulheres, mas sim a todos. Então, conhecendo melhor o assunto, conseguimos normalizá-lo. Muitas vezes, pessoas importantes do nosso círculo familiar ou de amigos não têm informações básicas sobre nossos ciclos; por isso, quisemos trazer os homens para a conversa de uma maneira divertida, promovendo um filtro interativo nas redes sociais”, diz Marisa Cury Cazassa, gerente executiva de marketing da Kimberly-Clark no Brasil.
A maior parte das percepções negativas sobre a menstruação ocorrem porque ainda existe um grande desconhecimento e preconceito sobre o assunto. Nesse sentido, a Plan International realizou em 2022 uma pesquisa em vários países como parte do estudo Bloody Honest, constatando que 70% dos entrevistados disseram ter visto outro menino ou homem fazer um comentário negativo ou desagradável sobre a menstruação. A estigmatização traz consequências: o mesmo estudo aponta que 35% das mulheres acreditam que a menstruação deve ser mantida em segredo, enquanto 55% associam a palavra “menstruação” a algo sujo.?
Desde 2020, a marca desenvolve ativações no período de celebração do Dia da Higiene Menstrual e, em 2022, contou pela primeira vez com homens produzindo conteúdos para a data, no movimento #menstruaçãosemcensura.
Já ara a campanha deste ano, estarão presentes as embaixadoras da marca, Klara Castanho, Bibi Tatto, Camila Pudim, Sofia Espanha, Maethe, Bianca Santos, Bruna Pinheiro e Nayu.
Semana da Emancipação
A marca, que produz diversos conteúdos especializados a respeito de menstruação em sua plataforma Kira e em suas redes sociais, une-se à EcoCiclo como patrocinadora oficial do programa “Embaixadoras da Menstruação” e a “Semana da Emancipação Feminina”, evento online cuja realização será no 28 de maio a 3 de junho. Com mais de 10 horas de conteúdo e 7 mesas redondas, sendo gratuito e 100% online, o evento contará com especialistas do país e vai falar sobre como a menstruação pode estar conectada a produtividade, planejamento, inovação, empreendedorismo, direito e muito mais.
As mesas de debates poderão ser assistidas no YouTube, e as inscrições devem ser feitas em: Link
Plan International
Em parceria com a Plan International, que atua para melhorar a saúde menstrual no mundo todo, inclusive para questionar estigmas profundamente enraizados referentes à menstruação, que geram consequências de longo prazo para a saúde e o bem-estar das meninas e outras pessoas que menstruam, a Escola de Liderança para Meninas vai distribuir cerca de 30 mil ventarolas na Arena Fonte Nova, em Salvador, para levar conhecimento sobre a importância da higiene menstrual ao público. Além disso, a marca atua durante todo o ano em parceria com a ONG em cidades da Bahia.
Foto: Divulgação