A JAH Açaí, reafirmando seu compromisso com a sustentabilidade, e em comemoração ao Dia do Meio Ambiente, celebrado em 5/06, distribuirá nos seus mais de 130 pontos de venda, papel semente de margarida para plantio.
O plantio do papel semente é simples: basta cortar o papel em pedaços, plantar em terra fértil e regar todos os dias antes e após florir. De forma simbólica, o JAH busca transmitir a mensagem que através de iniciativas simples, é possível multiplicar o amor e paz, contribuindo para a preservação do meio ambiente.
“Essa ação é uma forma de lembrar aos nossos consumidores que o cuidado com o meio ambiente é essencial e salientar que este é um compromisso público do JAH, pois entendemos a importância de preservar o meio em que vivemos e que isso começa nas pequenas iniciativas. Além disso, é uma forma de engajar nossos franqueados com os princípios que fazem parte do DNA da nossa marca” explica Mauro Kaluf, Diretor de Desenvolvimento Humano, Social e Sustentabilidade do JAH Franchising.
Nos últimos 2 anos, o JAH tornou-se signatários do Pacto de Integridade e Anticorrupção do Instituto Ethos e associou-se ao Pacto GLobal da ONU, assinando seu primeiro compromisso com o Movimento de Transparência 100% deles. – o marco que levou ao JAH a cumprir indicadores importantes da carta de Princípios Sustentáveis que, hoje, conta com 94 % das ações concluídas. “Ao sermos signatários podemos, como empresa, somar nossos esforços aos de tantas outras na mesma direção”, destaca o Diretor.
Desde Janeiro de 2023 a marca vem conquistando mensalmente o Certificado CleanWay REDD+, que reconhece o compromisso da marca com a preservação do meio ambiente, por meio da neutralização de emissões de carbono da frota de caminhões, que viajam por 15 estados no país, distribuindo produtos as unidades franqueadas. Em parceria com a Verra, segunda maior auditoria mundial em créditos de carbono, a marca já compensou mais de 40 toneladas de CO2, equivalente a 150 mil km rodados e mais de 400 árvores plantadas. “Um crédito de carbono equivale à redução de uma tonelada de gases de efeito estufa na atmosfera, um saldo importante para a manutenção da preservação do planeta”, explica Kaluf.
Além disso, o JAH é marca parceira da Polén, Start Up especialista na Gestão de Créditos de Logística Reversa, que garante a compensação de toda a massa de rejeitos gerados pelo JAH e seus franqueados ao longo de 2022, garantindo o reaproveitamento ou descarte correto de produtos utilizados em toda a rede, desde baldes plásticos até colheres e potes utilizados nas unidades, que somam mais de 64 toneladas de rejeitos gerados naquele ano. “Desta forma, buscamos facilitar os futuros processos de renovação de licenças ambientes, além de estarmos reduzindo a zero nossas emissões, sempre em conformidade com a lei”, finaliza o Diretor de Desenvolvimento Humano, Social e Sustentabilidade do JAH.
O JAH Açaí também conta com outras diversas iniciativas de sustentabilidade, desde a supervisão da produção do açaí, que é feita através de produtores e fornecedores selecionados, até o incentivo de ações por meio do UNIVERSIJAH – plataforma de conteúdos criada pelo JAH para franqueados e funcionários – como o guia para fazer a compostagem caseira de lixo orgânico em baldes de 7 litros, que são reutilizados de produtos da marca, até as embalagens que utilizam para servir os produtos, que são feitas com materiais recicláveis e parcialmente biodegradáveis.
Foto: Divulgação