Experiência de Marca

O Boticário fortalece tradições amazônicas no Festival de Parintins

Com estratégia regionalizada durante o evento no Amazonas, marca aposta em beleza, experimentação e acessibilidade para gerar conexão e fomentar o folclore.

O Boticário está oferecendo, pelo sexto ano consecutivo, apoio ao 56º Festival Folclórico de Parintins, reconhecido como Patrimônio Cultural do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, que fortalece a identidade e a comunidade amazonense. Há alguns anos, o Boticário atua com estratégias regionalizadas e está presente em mais de 4 mil pontos físicos no país, valorizando e celebrando as ricas culturas regionais brasileiras. Além do apoio ao Festival de Parintins, a marca se engaja em outras festas que refletem a pluralidade cultural das cinco regiões do país.

Dados da pesquisa “O Consumidor do Futuro”, realizada pela consultoria de tendências Worth Global Style Network (WGSN) em 2020, mostraram o aparecimento dos chamados “localativistas”, um novo perfil de consumidor que, segundo o estudo, são aqueles que buscam por marcas alinhadas aos propósitos locais.

Entre os dias 30 de junho e 2 de julho, o Boticário permanece na Ilha de Parintins, a 369 km de Manaus, junto a grande parte dos torcedores amazonenses, para apresentar a campanha “Parintins. É amor que só”, pensada a partir de pilares como beleza, regionalização, experimentação e acessibilidade. 

A estratégia da marca fortalece todos os códigos que tornam o Festival de Parintins a festa mais esperada pelos amazonenses. Com uma abordagem que se conecta a magia do festival, trazendo nas cores azul e vermelho, que representam os bois Caprichoso e Garantido, a essência da comunicação, além de valorizar os elementos do evento, como as bandeiras e as animadas torcidas, que, na arena do Bumbódromo, celebram, acima de tudo, a riqueza cultural do estado. A marca também realiza ações que carregam a acessibilidade como pilar, a fim de tornar a festa mais democrática.

Segundo Jacqueline Tobaru, diretora de Marketing Regional do Boticário, a aposta da marca no evento reforça uma agenda perene nas principais festividades populares brasileiras, que tem como intuito não somente o fortalecimento da identidade na região, mas a amplificação desse regionalismo para o Brasil inteiro – como forma de reforçar a vocação diversa que faz do país um polo mundial de cultura. 

O evento carrega um propósito que dialoga diretamente com um dos nossos pilares mais importantes enquanto marca: o amor. Neste ano, estaremos presentes para reforçar o nosso amor pelo Festival de Parintins e destacar a imagem das cunhãs-poranga como ícones da campanha. Essa abordagem visa não apenas promover a representatividade, mas também valorizar a beleza regional. Através dessa iniciativa, buscamos refletir a essência do festival, no qual as cunhãs-poranga simbolizam a tradição e a exaltação da cultura local“, comenta. 

Isabelle Nogueira (Garantido) e Marciele Albuquerque (Caprichoso) representam a marca no festival através das personagens femininas que traduzem a mulher indígena e se colocam como uma exaltação à beleza nativa.

A atuação da marca faz parte de uma agenda ainda mais ampla de festividades brasileiras que traduzem não apenas a cultura local, mas ao mesmo tempo, apontam para a história do país.

“Como marca de beleza mais amada pelos consumidores brasileiros*, queremos amplificar o que há de mais belo em cada região, fortalecendo a identidade do Brasil, criando conexão real com cada um de nossos consumidores e amplificando nossa vocação de marca que dialoga de perto com o brasileiro. Além de estarmos no Festival de Parintins desde 2018, neste ano também estivemos em outras festas populares como o Carnaval, em cinco cidades brasileiras, e o São João”, conclui Jacqueline.

“Parintins. É amor que só”

O Festival de Parintins é marcado pelos emblemáticos bois Garantido e Caprichoso, e suas torcidas apaixonadas. Nesse contexto, O Boticário preparou uma série de ativações especiais para celebrar essa festa única.

Como a Perfumaria Oficial de Parintins, o Boticário está ativações volantes com experimentação de produtos para os torcedores que formam a fila para assistir ao espetáculo de seu boi. E de maneira inédita, a marca está presente no Bumbódromo, distribuindo brindes para as torcidas na primeira noite de apresentação.

Para oferecer experiências ainda mais únicas para os visitantes, a marca preparou o espaço “Beleza que Só“, localizado na Praça da Catedral e inspirado no Bumbódromo. Trata-se de um espaço projetado para celebrar a festa e promover a inclusão, com recursos como áudio descrição, textos em braille e rampas de acesso, onde os visitantes podem aproveitar um camarim com serviço de maquiagem inspirado nas cores de cada boi e terão a oportunidade de criar conteúdo em câmera 360º, além de aplicar tatuagens temporárias inspiradas nos bois.

O Boticário também fez questão de deixar sua marca no Amazonas em todas as ações realizadas durante o período, impulsionando, também, a economia local e a sustentabilidade, que é outro importante pilar da marca, com pontos de BotiRecicla espalhados pelo Festival. Atualmente, O Boticário possui 62 pontos de vendas no estado, entre lojas e espaço do revendedor.

Foto: Divulgação