A Sakura Nakaya Alimentos, marca pioneira na fabricação de shoyu e líder de molhos no Brasil, e o Museu Histórico da Imigração Japonesa (Bunkyo) promoveram, em 27/06, a exposição fotográfica “Da terra, o tom” para lançar a nova linha de produtos “Sakura Origens“.
A mostra visual, realizada pela dupla de fotógrafos Rogério Cavalcanti e Izabela Takikawa e com curadoria de Gisele Bento, destaca os bastidores das fotos das embalagens dos molhos de shoyu Kin tiradas nos campos de soja e milho GMO Free*. O evento contou com convidados membros da comunidade japonesa e nipo-brasileira no Brasil, executivos, clientes, artistas e outros formadores de opinião.
O Sakura Kin Origens, lançado em 2020, é livre de ingredientes geneticamente modificados, livre de glúten, passa por um processo de fermentação natural de 9 meses e seu processo de produção é único, patenteado no Brasil e nos Estados Unidos.
O momento especial contou ainda com a presença do Ilmo. Sr. Renato Ishikawa, Presidente do Bunkyo – Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social; Sr. Roberto Yoshihiro Nishio, 1º Vice-Presidente do Bunkyo; Sra. Lídia Reiko Yamashita, 4º Vice-Presidente do Bunkyo; Sra. Dirce Akemi Shimomoto, Presidente da Sociedade Beneficente Casa da Esperança “Kibo-no-Iê”; Sr. Izumu Honda, Presidente da Assistência Social Dom José Gaspar “Ikoi-no-Sono”; Sr. Koshiro Nishikuni, Presidente da Sociedade Brasileira e Japonesa de Beneficência Santa Cruz (Hospital Santa Cruz); da muralista Camila Gondo; da influenciadora Ana Chiyo e também da ilustradora/ceramista Fabiana Shizue, dentre tantos outros.
Da sede do museu no bairro da Liberdade, em São Paulo, algumas imagens da exposição “Da terra, o tom” serão levadas e exibidas no Festival do Japão, que acontece entre os dias 7 a 9 de julho, no São Paulo Expo.
*O selo “GMO Free” (“Genetically Modified Organism Free” – ou “livre de organismos geneticamente modificados” em português) indica produtos que não utilizam e ingredientes geneticamente modificados em seu desenvolvimento.
Fotos: RN Imagem/Divulgação