A Binance Charity, braço filantrópico da principal provedora de infraestrutura de criptomoedas e blockchain do mundo, anunciou uma parceria com o Instituto Ruas, liderado pelo Padre Júlio Lancellotti, da Pastoral do Povo da Rua, para oferecer inclusão digital e financeira a pessoas em situação de rua em São Paulo. A iniciativa permitirá doações para projetos sociais por meio de criptomoedas e ajudará na construção de um centro digital com acesso gratuito à internet e computadores para essa população.
“A sociedade talvez não perceba o quanto a exclusão digital pode ser um grande problema para pessoas em situação de rua. Isso é um limitador em muitos aspectos, já que a vida agora é totalmente digital para todos. Por exemplo, a população excluída digitalmente tem dificuldade em preencher formulários, como para se candidatar a um emprego ou receber apoio financeiro em um programa social, que muitas vezes exigem envio online ou pelo menos uma mensagem pelo celular. A população excluída digitalmente também se torna excluída financeiramente”, afirmou Padre Júlio, que lidera diversos programas de caridade em São Paulo.
Um-estudo do Centro de Pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV) mostrou que cerca de 23% dos brasileiros das classes D e E, as mais pobres do país, foram impedidos de acessar e solicitar auxílio público durante a pandemia de Covid-19 devido à exclusão digital, que variou desde acesso limitado à internet, celulares e computadores, até falta de habilidades para lidar com dispositivos digitais. As pessoas em situação de rua, mais vulneráveis, foram ainda mais prejudicadas, e a falta de centros digitais públicos resultou em perda de conexão com a família e os amigos.
A Binance apoiará o Instituto Ruas na construção de um espaço dedicado ao acesso gratuito a computadores e telefones celulares para a população em situação de rua por meio de uma doação em criptomoedas. Esse centro digital também oferecerá aulas de informática para as pessoas auxiliadas pelos projetos liderados pelo Instituto, a fim de fornecer a elas conhecimentos básicos para se candidatarem a empregos. O centro vai estar localizado na sede do Instituto Ruas, no bairro da Móoca, em São Paulo.
Fotos: Divulgação