As inscrições para o processo de curadoria de cantores promovido pela Devassa serão encerradas na próxima segunda-feira, dia 10. A ação visa selecionar 10 artistas negros autodeclarados pretos e pardos das regiões Norte e Nordeste do Brasil. Além da oportunidade de participar da curadoria, os artistas cadastrados na plataforma terão acesso a workshops com profissionais do mercado musical, conteúdos exclusivos e a chance de visibilidade nos canais da marca. Essa iniciativa faz parte da plataforma “Tudo Nosso”, que tem como objetivo aumentar a presença da população negra nos espaços de cultura, lazer e entretenimento, seja promovendo a visibilidade de artistas ou garantindo o acesso desse público a esses espaços.
Os interessados em se cadastrar devem acessar a plataforma no site da Devassa, preencher os dados cadastrais, enviar um vídeo com a performance do artista (videoclipe, show ou gravação caseira) e outro vídeo de apresentação. Além do projeto de curadoria e apoio para artistas que já trabalham com arte, os artistas e pessoas negras das regiões Norte e Nordeste também terão a oportunidade de concorrer a ingressos para shows patrocinados pela Devassa.
Lançada-em novembro de 2022, a plataforma “Tudo Nosso” da cerveja Devassa é gratuita e foi criada para reduzir as barreiras que dificultam o acesso das pessoas negras aos espaços de cultura, lazer e entretenimento, tanto como consumidores quanto como artistas. Para tornar isso uma realidade, a plataforma adota diferentes estratégias, como promoções afirmativas para convidados e a oferta de espaço e promoção nos canais da marca para os artistas. Neste ano, o objetivo é impactar cada vez mais pessoas, transformando-se em um palco digital para criativos negros.
A ação “Devassa te leva pro palco” permitirá que os artistas inscritos até o dia 10 de julho sejam considerados para uma curadoria composta por profissionais da indústria musical, empresarial e da própria Devassa. O anúncio dos selecionados para participar da experiência acontecerá no dia 28 de agosto, nos canais da marca e na página da plataforma “Tudo Nosso”. Nessa experiência, 10 artistas serão selecionados para uma jornada artística que culminará em uma apresentação junto à banda Àttooxxá nos festivais patrocinados pela marca.
Os artistas não selecionados para a experiência não ficarão de fora: todos os artistas cadastrados terão acesso aos workshops com especialistas. Serão 8 workshops que abordarão temas como gestão de carreira, posicionamento no mercado e treinamento de mídia. As aulas serão transmitidas ao vivo pelo canal da Devassa em um link exclusivo para os cadastrados na plataforma “Tudo Nosso”, além de haver pílulas de conteúdo disponíveis na plataforma para acesso posterior.
Todos os inscritos também terão acesso a conteúdos exclusivos da plataforma “Tudo Nosso”, que será atualizada ao longo do ano, e receberão em primeira mão as próximas oportunidades para artistas dentro da plataforma.
Além disso, serão escolhidos 4 artistas por mês para fazer parte da ação “Palco Digital”, totalizando 20 artistas até dezembro. A cada semana, um desses artistas selecionados e cadastrados na plataforma “Tudo Nosso” será divulgado nos canais digitais da marca. Nos próximos meses, também serão selecionados artistas para lançar suas músicas em playlists disponíveis no Spotify.
A Devassa conta com um time de parceiros na criação de conteúdo para a plataforma “Tudo Nosso”. Esses parceiros representam a autenticidade da Criatividade Tropical do brasileiro nos pilares do empreendedorismo, música, dança, moda e arte. Desde o lançamento, a plataforma já impulsionou nomes como Afrobapho, Jeff Moraes, Luísa Nascim, MC Tha, Nêssa, Rachel Reis, Uana e WD.
A plataforma “Tudo Nosso” foi idealizada e produzida pela Devassa, com curadoria artística de Patrick/Michele, produção de “Atenas”, conteúdo estratégico digital do HNK Lab e estratégia e execução de mídia digital desenvolvida pela Dentsu Creative – Red Star (Hub Heineken), com seleção de influenciadores pela agência e assessoria de comunicação pela Press Pass.
Foto: Elias Dantas