A Volkswagen conseguiu virar o centro das atenção ao comemorar seus 70 anos no Brasil. Além de apresentar a nova Kombi elétrica, a montadora foi bastante ousada ao trazer um dueto entre Maria Rita e sua mãe, Elis Regina, morta em 1982, cantando “Como Nossos Pais”.
A propaganda despertou muitas emoções, mas também gerou diversas discussões por conta do uso de inteligência artificial para “reviver” a cantora, o que rendeu até um processo ético no Conar.
Tanto debate colocou a montadora no pódio dos buscadores disponíveis no Brasil, pois de acordo com um levantamento elaborado pela Tunad, plataforma de moment marketing, o aumento das buscas pela marca “Volkswagen” teve um aumento de 105% entre 1º de julho e 4 de julho de 2023.
Só que este não é o único termo que alcançou uma forte guinada no início de julho. O estudo também revelou que o volume de buscas pela cantora Elis Regina aumentou de 8.839 pesquisas, no dia 1º, para 94.209 pesquisas, em 4 de julho de 2023, totalizando uma variação pelo termo de 965%.
“Além das emoções suscitadas pela oportunidade única de assistir Elis Regina cantando com sua filha, Maria Rita, a campanha colocou a Volkswagen em evidência”, destacou Cesar Sponchiado, CEO da Tunad.
“Além disso, o UpLift de 1.546% revela que a televisão ainda tem tração para gerar um impacto expressivo, mesmo com a predominância dos meios digitais”, completou.
A Volkswagen também chamou a atenção da imprensa, com 676 matérias identificadas sobre o tema entre 4 de julho e 6 de julho de 2023. A média de audiência dos veículos que trataram do assunto alcançou um volume de mais de três milhões de acessos, incluindo sites, blogs e jornais.
A média das audiências foi de:
- Site: 2.064.836 de acessos;
- Jornal: 1.364.412 de acessos;
- Blog: 43.563 de acessos.
“Os resultados demonstram o potencial das tecnologias disruptivas para construir histórias criativas e eficazes”, concluiu Sponchiado. A pesquisa na íntegra pode ser conferida aqui.
Foto: Divulgação/Volkswagen