O The Town faz sua primeira edição em menos de dois meses e já nasce como um gigante. Não é só sobre música, cultura e arte, mas também sobre sustentabilidade. Dessa forma, reforçando ainda o pilar do Por Um Mundo Melhor, que começa no Rock in Rio e chega para o maior festival de São Paulo, a organização divulgou, nesta sexta-feira, uma gama de ações socioambientais implementadas logo na estreia do festival. Dentre as várias medidas, um dos maiores destaques são os copos reutilizáveis – fruto de uma parceria com a Heineken, Red Bull, Coca-Cola e Braskem –, que visa incentivar o consumo consciente, reuso dos materiais e o descarte correto. Através dessa ação, o festival estima deixar de gerar mais de 10 toneladas de resíduos considerando os cinco dias de evento, se tornando assim uma das maiores operações no mundo! Essa operação é apenas uma das medidas que estão no robusto plano de sustentabilidade do evento. Isso porque o projeto também engloba ações ambientais, sociais e de governança como gestão de resíduos, acessibilidade, mobilidade, inclusão, diversidade, entre outras. Essas vão, por fim, contribuir para a realização das metas sustentáveis a serem realizadas até 2030.
Através dessas ações, a Rock World, empresa que totalmente responsável pelo The Town e o Rock in Rio, pretende evoluir constantemente na área de ESG. Ainda nesse sentido, a companhia propôs uma autoavaliação a cerca de seu nível de maturidade no desempenho ambiental, social e de governança, por meio de um estudo feito pela Deloitte – uma iniciativa pioneira no setor de eventos.
“Estamos, mais uma vez, entrando para a história quando o assunto é sustentabilidade. Com a megaoperação dos copos reutilizáveis, o The Town já nasce promovendo uma ação que está entre as maiores do mundo quando se fala de eventos e meio-ambiente. Com a chegada do novo e maior festival de São Paulo, também assumimos o compromisso de sermos agentes ativos na construção de um mundo melhor, gerando impactos positivos para o planeta. Está no DNA da Rock World assumir a responsabilidade sobre o espaço que vivemos e acreditamos muito em usar a força do festival para seguir promovendo o desenvolvimento de impactos positivos para a sociedade.”, garante Roberta Medina, Vice-presidente de Reputação de Marca da Rock World.
Ao estabelecer o pilar do Por Um Mundo Melhor, em 2001, a Rock World vem sendo um importante agente de transformação. Assim, a empresa vem trabalhado para aperfeiçoar cada vez mais o nível de maturidade de suas ações pautadas pela sustentabilidade. A marca, através da grande força de comunicação que possui com o Rock in Rio e o The Town, estimula e inspira as pessoas a implementarem mudanças diárias, resultando na adoção de boas práticas, algo que já acontece e funciona no festival carioca e, agora, vai refletir também no de São Paulo. Neste ano, inclusive, o Rock in Rio comemora 10 anos da certificação ISO 20121 – Eventos Sustentáveis. Dessa forma, passar ser completamente visível a responsabilidade dos festivais da Rock World no que toca a contribuição para um mundo melhor. Foi pensando nisso que a empresa preparou para o The Town esse plano de sustentabilidade não só para a companhia, mas também para os patrocinadores e fornecedores como um guia de orientações.
Como na última edição do Rock in Rio 80% de seus resíduos foram destinados à reciclagem e valorização – com o festival incentivando o descarte consciente e promovendo reciclagem –, a evolução para o The Town é justamente no processo de redução no consumo e na reutilização. Isso está então diretamente relacionado à ação da reutilização de copos, por exemplo. Por fim, o público pode ainda levar esses copos para suas casas.
Assim, serão quatro copos: um para o chopp da Heineken, um para Heineken 0.0, um para os refrigerantes da Coca-Cola e um para os energéticos da Red Bull. Há ainda um desconto nas bebidas a cada vez que a pessoa reutiliza o seu copo em um nova compra de Heineken, de Coca-Cola ou Red Bull, o que vai engajar o público nessa ação.
A Braskem também entra na parceria incentivando ainda mais o comportamento consciente e premiando as pessoas participantes da ação. A marca vai então oferecer um cordão para pendurar o copo. Além disso, a empresa vai, a cada hora de quem estiver usando o mesmo copo, a chance de ganhar novos brindes. A dinâmica da Braskem funcionará da seguinte forma: o cliente deve atrelar o número do copo ao CPF, por meio de um APP; isso dá direito a retirar, gratuitamente, um cordão de corpo para segurar o copo, no estande da marca; a partir de então, a cada nova compra de bebida, as pessoas poderão usar o mesmo copo, não precisando comprar outro; a cada uma hora, aqueles que estiverem usando o mesmo copo terão a chance de ganhar novos prêmios, entre eles brincos, capas de chuva, cangas, pochetes e até ingressos para o dia seguinte. No espaço, também será possível higienizar os copos gratuitamente.
The Town já nasce com robusto plano de sustentabilidade e terá metas sustentáveis a serem cumpridas até 2030
Além das ações já mencionadas, o festival vai também doar lonas para se transformarem em outros produtos. Ainda, o festival incentiva os fãs a irem para a Cidade da Música por meio de transporte público e. Isso porque o The Town fechou uma parceria inédita com a ViaMobilidade nas linhas 4, 5, 8 e 9 do trem e metrô durante os dias de festival. Com a parte de desperdício alimentar, terá doação de alimentos. Há ainda campanhas de sensibilização sobre boas práticas de sustentabilidade desenvolvidas para artistas, patrocinadores, fornecedores, público e comunidade, cálculo da pegada carbônica e mitigação das emissões, entrega de certificado Carbono Zero a todos os artistas, um prêmio para patrocinadores e fornecedores com melhores práticas de sustentabilidade, além de um exigente dimensionamento do abastecimento de energia com vista à poupança.
No que tange o lado Social, o The Town tem como um dos destaques o projeto do Favela 3D, em parceria com a Gerando Falcões, Gerdau, Fundação Grupo Volkswagen, Governo do Estado e Prefeitura de São Paulo, que traz soluções para desenvolvimento social na Favela Haiti, em São Paulo. A acessibilidade também é um pilar importante, com a organização traçando um plano completo para PCDs poderem aproveitar ao máximo o festival. Ainda, na Cidade da Música estarão espalhados pelo terreno banheiros sem gênero. Por fim, na Loja de Produtos Licenciados terão produtos em que a renda serão revertidas para as ações sociais.
Já em Governance, o evento promoverá jornadas da felicidade, com os encontros sobre diversidade com a equipe do festival. Também estão sendo realizadas sessões de esclarecimento para que toda a organização esteja alinhada com as regras de saúde, segurança, bem-estar e com a sustentabilidade do evento. Além de tudo isso, o The Town também fez a avaliação de maturidade de ESG com a Deloitte e o estudo de materialidade, para identifcar as questões de sustentabilidade mais relevantes para os parceiros.
No dia a dia, a Rock World também já promove a construção de práticas sustentáveis que gerem valor econômico, social e ambiental, direto ou indireto, visando alcançar o propósito do Por Um Mundo Melhor. Também visa a segurança de seus eventos, tendo em conta a saúde, conforto, acessibilidade, igualdade, inclusão e bem-estar de todos, cumprindo além todos os regulamentos aplicáveis aos Direitos Humanos, Legislação Laboral e outras Regulamentações pertinentes. Além disso, a empresa garante a elaboração e implementação de processos de envolvimento, programações de conteúdo, entretenimento e disponibilização de informação de forma a que seja inclusiva e acessível a todas as pessoas. Transparência e integridade nas transações comerciais, relações institucionais e laborais também fazem parte da cultura da empresa, que também se compromete a longo prazo à promoção e manutenção de uma gestão baseada na melhoria contínua, fornecendo os recursos e os conhecimentos necessários para cumprir as metas de sustentabilidade.
Atualmente, com os festivais de 2022 da Rock World – Rock in Rio Lisboa e Rock in Rio –, a marca já avançou bastante em algumas das metas estabelecidas. Com relação a produzir eventos entendidos como plurais, 81% do público estimado na meta já considerou que os eventos possuem diversidade e que são acessíveis e inclusivos. Quando o assunto é envolver todas as partes interessadas na política de sustentabilidade da empresa. Na parte de formar e capacitar, 20% do total estimado de pessoas formadas até 2030 já foi cumprido. Falando em produzir eventos com 0% de resíduos em aterro, em 2022, 61% dos resíduos passaram pelo processo de reutilização, reciclagem e valorização.
Rock World avalia o seu nível de maturidade de ESG por meio de estudo da Deloitte e recebe boa classificação
Pela primeira vez, a Rock World ousa se comparar às empresas com melhor performance de ESG – um conceito já aplicado em empresas de diversos mercados, mas pouco no setor dos eventos. Ao encomendar o estudo feito pela Deloitte, a empresa recebeu uma boa classificação com 3 pontos de 5 possíveis.
Este estudo de avaliação do nível de maturidade ESG da marca foi dividido em três etapas:
“Estudo de maturidade de ESG: onde estamos neste conceito”; “Estudo de materialidade: quais são os temas importantes para os nossos stakeholders e que devem guiar as nossas metas e ações de melhoria futuras”; e “Relatório de sustentabilidade e definição de metas”. Portanto, a Deloitte realizou, inicialmente, um levantamento de boas práticas, por meio de Benchmarking e de diagnóstico interno das práticas ESG (Environmental, Social e Governance). Com este trabalho, foi possível identificar que empresa se encontra avançada em determinados temas dos pilares ambiental e social, tais como: gestão de resíduos sólidos, associações à programas sustentáveis, práticas de saúde e segurança do trabalho, bem-estar do cliente, dentre outros. O projeto também identificou temas que a empresa possui maior desafio nesta jornada, para os quais já estamos trabalhando na estruturação.
A partir deste estudo, a Rock World consegue direcionar melhor os esforços e investir no que realmente tem mais relevância para o momento, com consequente fortalecimento do relacionamento com seus stakeholders e de sua marca. Este tipo de iniciativa mostra o real compromisso de uma execução e entrega com responsabilidade, com uma grande preocupação em evoluir também na temática sustentável, algo que se torna cada vez mais presente no discurso da marca. O estudo ressalta e destaca o compromisso da Rock World para a construção de um mundo melhor, colocando a marca ainda mais dentro da conversa de ESG e mostrando que o festival está preparado para fazer diferença e promover ainda mais impactos positivos em toda cadeia.
Com três dos cinco dias de festival já esgotados, público geral ainda pode adquirir ingressos para datas em que Post Malone e Maroon 5 são headliners do Skyline
Os fãs do The Town já podem garantir seu lugar e entrar para a história do festival. Com os dias em que Post Malone e Maroon 5 ainda disponíveis para venda, o público consegue adquirir ingressos por R? 815 a inteira e R? 407,50 a meia-entrada e sem a cobrança de taxas adicionais. É possível efetuar a compra de até 04 (quatro) ingressos por dia de festival por CPF, sendo no máximo 01 meia-entrada por dia. Os clientes que optarem pela meia-entrada terão que inserir no próprio site todas as informações referentes ao documento que comprove tal condição, para posterior validação, assim como será necessário apresentá-lo no acesso à Cidade da Música, no dia do evento. O pagamento pode ser feito apenas por cartão de crédito. O valor pode ser parcelado em até 6 (seis) vezes sem juros. Já os clientes que prosseguirem pagamento através de cartões de crédito Itaú, Credicard ou Iti podem parcelar a compra em até 8 (oito) vezes sem juros.
The Town já nasce gigante
O The Town estreia na grande metrópole no dia 2 de setembro de 2023, e segue durante os dias 3, 7, 9 e 10, no Autódromo de Interlagos, em uma área de 360 mil m2, que será totalmente renovada. O novo festival já se posiciona como um evento de grande relevância, não apenas para a capital paulista, como também para todo o Brasil.
Com previsão para receber cerca de 500 mil pessoas em mais de 235 horas de música, a Cidade da Música contará com seis palcos, onde o público poderá imergir em novas e inesquecíveis experiências. Com cenografia inspirada em ícones da arquitetura paulistana e apresentando uma diversidade única de ritmo e união de tribos, The Town chega a São Paulo com apoio, força e empoderamento de gente grande. De acordo com uma pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas, está previsto um impacto econômico de R?1.7 bilhão, o maior já visto na capital, além de gerar mais de 19 mil empregos diretos.
Uma Cidade que não dorme: The Town oferece entretenimento para todos
Com Post Malone, Maroon 5, Foo Fighters, Bruno Mars, Demi Lovato, Iggy Azalea, MC Cabelinho, MC Hariel, MC Ryan SP, Bebe Rexha, Alok, Luísa Sonza, The Chainsmokers, Liam Payne, Ludmilla, Queens Of The Stone Age, Garbage, Pitty, H.E.R., Kim Petras, Iza, Racionais & Orquestra Sinfônica Heliópolis, Criolo & Planet Hemp, Orochi & Azzy, Tasha e Tracie & Karol Conka, Seu Jorge, Leon Bridges, Ney Matogrosso, Matuê, NE-YO, Masego, Angélique Kidjo, Maria Rita, Wet Leg, Barão Vermelho convida Samuel Rosa, Detonautas, Terno Rei convida Fernanda Takai e Mahmundi, Jão, Gloria Groove, Pabllo Vittar convida Liniker e Jup do Bairro, Marina Sena canta Gal Costa, entre outros já confirmados no line-up, a nova Cidade da Música contará com espaços onde o público poderá usufruir da representação de elementos e locais emblemáticos da cidade.
O palco Skyline é inspirado nos grandes prédios da cidade paulista e é nele que artistas do mundo inteiro irão compor as quatro atrações do dia. Já o palco The One, será onde a música vai além da música. Com grandes artistas e uma cenografia de tirar o fôlego, inspirada nos museus de arte de São Paulo, os mais de 30 telões de LED que compõe o palco se transformarão em uma verdadeira experiência imersiva, prometendo um show à parte e entregando uma incrível experiência para o público. O palco também vai promover grandes encontros, dar luz a artistas de renome e provocar debates e reflexões.
Do Rio para São Paulo, o New Dance Order estará dedicado à música de pista, passando pelos gêneros house, techno, trance, bass e trap. Tão especial quanto os outros palcos, The Town também conta com a São Paulo Square, espaço inspirado na região em que a cidade foi fundada. Ali se reunirão alguns dos seus principais ícones históricos da arquitetura da cidade.
O festival também traz também os antigos galpões das fábricas para o palco Factory. O espaço terá o mood da cultura urbana com performances de street dance e shows de trap, hip hop e rap. Também não poderia faltar um espaço gastronômico que traz toda a diversidade da culinária paulista — o Market Square e, para completar a experiência, o festival abrigará também a Área VIP, espaço climatizado com buffet assinado por renomado chef e bar exclusivo.
Como num túnel do tempo, um dos locais mais encantadores e concorridos para cliques, selfies e totalmente “instagramável” do irmão carioca do The Town, o Rock in Rio, desembarca diretamente na Cidade da Música – a Rota 85. O espaço é dedicado ao ano que o Rock in Rio ganhou vida, 1985, e colocou o Brasil na rota dos shows internacionais, e estará em total sinergia com o festival paulista.
O maior festival de São Paulo também terá o “The Town – O Musical”. A produção inédita e concebida exclusivamente pelo time criativo do evento — um “Originals” — tomará conta de um enorme Domo de 50 metros de diâmetro na Cidade da Música. Com criação de Roberto Medina, direção musical de Zé Ricardo, o festival dá vida a um novo espetáculo, que tem roteiro e direção artística de Charles Möeller. No espetáculo, o público vai ver de perto a história de um músico do interior de São Paulo que, ao ver na TV o anúncio de um novo festival, decide fazer as malas e embarcar em uma jornada pessoal, cultural e artística que o leva pelos diferentes bairros, ruas e cenários da capital, explorando cada recanto e cada ritmo que compõem a diversidade cultural paulistana.
Brinquedos gigantes e radicais estarão presentes na Cidade da Música, trazendo toda uma atmosfera mágica de parque de diversões para o local. Durante todos os dias do The Town, os fãs vão se divertir com a Roda Gigante, aproveitando a vista panorâmica dolocal; com o Megadrop e a Montanha Russa, as atrações mais emocionantes e divertidas do espaço; e com a Tirolesa, que vai passar na frente do Skyline, proporcionando uma visão privilegiada do palco.
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