A startup TROC, que faz parte do grupo Arezzo&Co e é especializada em compras e vendas de peças usadas em ótimo estado, desenvolveu um novo recurso para a operação do brechó chamado “HIGITROC”. Trata-se de uma cápsula de higienização de roupas que elimina 99,9% dos microorganismos presentes nas peças, sem a necessidade de utilizar sanitizantes ou produtos químicos que demandem o uso de água, como nas lavanderias industriais.
O processo do HIGITROC consiste em colocar as peças em uma sala climatizada por 20 a 30 minutos, onde são submetidas a um conjunto de tecnologias de higienização, seguido de pulverização do aroma característico da marca. Ao final do ciclo, a cápsula emite um sinal informando que as peças estão higienizadas e prontas para a próxima etapa de armazenamento.
Além do HIGITROC, a TROC também desenvolveu uma toalha umedecida especial, feita com matérias-primas específicas e poucos componentes químicos, que auxilia na limpeza de pequenas manchas em roupas e calçados sem danificá-los e sem a necessidade de uso de água para limpeza e enxágue.
A-empresa mantém um rigoroso processo de análise de qualidade para cada peça de roupa, desde sua chegada na base até o armazenamento, passando por seis etapas: etiquetagem, curadoria, cadastro, precificação, fotografia e higienização.
Alinhado ao processo de desenvolvimento de higienização e armazenamento dos produtos, a TROC inaugurou, no último mês, a sua nova sede em Curitiba. O espaço, que conta com 3.500m², tem a capacidade de armazenar mais de 300 mil peças, sendo quatro vezes maior do que o espaço inicial. A mudança contribuirá para dar mais agilidade a todo o processo operacional e logístico da empresa. “Com a mudança para a nova sede, e com espaço maior, já conseguimos reduzir em cinco dias úteis os prazos para ativação de uma lojinha de cliente, além de termos reduzido em cerca de 10% em nosso custo operacional”, diz a CEO..
Por priorizar uma operação sustentável, sem o uso de água ou processos industriais, a nova sede da empresa foi instalada em uma área de preservação ambiental em Quatro Barras, região metropolitana de Curitiba.
Foto: Divulgação