A ClickBus, principal plataforma de vendas de passagens rodoviárias no Brasil, anuncia a integração da tecnologia React em sua plataforma. Assim, essa nova biblioteca JavaScript para desenvolvimento de interfaces de usuário (UI) está revolucionando a maneira como os produtos são criados e mantidos, proporcionando uma experiência ainda mais aprimorada para os usuários.
O React foi desenvolvido em 2011 pelo time do Facebook, com o objetivo de aprimorar a atualização e a sincronização de atividades simultâneas em redes sociais. Desde então, tem se destacado no desenvolvimento de interfaces de usuário em diversas indústrias, oferecendo maior produtividade e facilidade para os desenvolvedores.
“Os resultados dessa mudança têm sido significativos. A ClickBus observou um aumento na velocidade de aplicação de correções e melhorias em seus produtos, graças à otimização proporcionada pelo React. A produtividade das equipes aumentou consideravelmente, resultando em uma maior quantidade de tarefas executadas e resultados entregues”, explica Rodrigo Polacco, CPO e COO da ClickBus.
Além disso, a migração para o React traz benefícios também para a equipe da ClickBus. Sendo uma tecnologia moderna e amplamente adotada por outras empresas, conta com uma comunidade robusta e colaborativa. Assim, Isso facilita a troca de experiências e conhecimentos, além de contribuir para a contratação de profissionais qualificados nessa tecnologia em constante evolução.
Olhando para o futuro, a ClickBus tem como próximos passos a contínua otimização do processo de criação e manutenção de funcionalidades. Dessa forma, a flexibilidade do React permite modularizar e reaproveitar componentes das interfaces (UI), o que simplifica e agiliza a implementação de mudanças. A aplicação do conceito de Design System será explorada para garantir uma evolução contínua das interfaces e aprimorar ainda mais a experiência do usuário.
“Estamos empolgados com os benefícios proporcionados pela tecnologia React e continuaremos a investir na melhoria constante de nossa plataforma para oferecer aos usuários uma experiência única e excepcional”, comenta Polacco.
Digitalização do Modal
Nos últimos meses, a ClickBus tem investido em diversas outras tecnologias para o seu produto, buscando não só aprimorar a experiência do usuário, mas também avançar em sua missão de digitalizar cada vez mais o mercado rodoviário.
“Investimos muito em tecnologia para sermos o principal catalisador da digitalização do modal. Por exemplo, realizamos a migração dos apps de nativo para o Flutter e substituímos a plataforma de atendimento pela Zendesk, o que ajudou a modernizar e padronizar nosso app e atendimento, respectivamente. Como pioneiros e líderes de mercado, somos procurados por players globais para realizar inovações em conjunto, como o Google, que nos procurou para sermos a primeira empresa rodoviária a integrar a Carteira do Google. Mais recentemente, nos unimos novamente ao Google para levar passagens de ônibus para o Google Viagens”, finaliza o executivo.
Foto: Divulgação