Experiência de Marca

Confira as ativações da edição 2023 do MECAInhotim

Heineken, Johnnie Walker e NotCo. estão com uma série de experiências que envolvem consumo responsável, sustentabilidade, música e bem-estar.

O MECA (Inhotim) 2023, que está sendo realizado entre os dias 4 e 6 de agosto em Brumadinho (MG), com line-up composto por Daniela Mercury, Adriana Calcanhotto, Luedji Luna, Rodrigo Amarante, entre outros, recebe ativações de Heineken, Johnnie Walker e NotCo, marcas patrocinadoras do evento.

Heineken

Patrocinadora do MECA (Inhotim) por mais um ano, além de ser a cerveja oficial do evento, a marca tem seu espaço aliado à sua plataforma de entretenimento e sustentabilidade Green Your City.

O Heineken Stage, como a ativação é chamada, apresenta um novo jeito de otimizar recursos até sua disposição final, com a utilização de materiais e estruturas de outros festivais para construção do espaço. 

O palco, que combina o lado artístico de Inhotim e o propósito de sustentabilidade de Heineken, conta com elementos de upcycling a partir de cenografias e elementos usados em outros festivais e eventos da marca, criados pelo artista Kauê Fuoco. 

Já o Stage tem um line-up assinado por Daniel Tamenpi em parceria com a organização do festival.

A Heineken também vai levar a usina de placas solares que fará a captação de energia para alimentar tanto o Heineken Stage quanto o Greener Bar no festival. Também direcionada à sustentabilidade, a marca reforça a ação Meu Copo Eco, em que promove a reutilização dos copos no consumo do chope e o posterior reaproveitamento nos outros eventos da marca. 

Tudo estará organizado para que o consumidor retire um copo retornável nos bares do festival, se sirva nele no decorrer do evento e devolva ao final do dia, completando o ciclo. Durante o MECA (Inhotim), as pessoas também poderão entregar seu copo usado nos bares e trocá-lo por um limpo.

A cervejaria também se junta ao mundo da moda no festival, com a distribuição de um item exclusivo que pode ser utilizado como canga, cachecol ou cobertor, ideal para o clima frio que costuma fazer nos três dias de evento.

Finalmente, o Grupo HEINEKEN também traz para o festival uma curadoria especial de suas cervejas craft e bebidas não alcoólicas, Blue Moon, Lagunitas, Clash’d e FYS.

A Blue Moon está presente nos bares e programação do MECA (Inhotim) através do patrocínio à sessão especial do documentário de Belchior, à cabine de DJ e aos talks. Já Lagunitas, a IPA da Califórnia, estará à venda nos pontos de venda do festival. 

CLASH’D e FYS, os refrigerantes do Grupo HEINEKEN, também vão marcar presença no evento. As marcas estarão com ações de sampling, incluindo um carrinho especial, entre a Magic Square e o Palco Heineken, que distribuirá CLASH’D, o mais recente lançamento do Grupo, pioneiro no mercado na produção brewed, nos sabores maçã golden, hortelã e capim limão; limão siciliano, morango e gengibre; frutas vermelhas e hibisco, além de FYS, que estará à venda no bar proprietário da Heineken durante todo o festival. 

“Heineken estar junto ao MECA é sempre um prazer. Promover encontros e celebrar conexões através da nossa plataforma Green Your City, é dar mais um passo na jornada de incentivar a reflexão sobre sustentabilidade, mostrando ao público presente em Inhotim a importância de pensar sobre os impactos que causamos no meio ambiente e como é possível viver de forma mais verde”, declara Beatrice Jordão, gerente de marketing sênior da Heineken no Brasil.

Johnnie Walker

Além de voltar ao MECA (Inhotim) como o whisky oficial do evento, com bar exclusivo e drinks como Black Penicillin e Blonde Citrus Highball, a marca de whisky escocês chega com a proposta de celebrar a arte e brindar novos encontros.

Entre as ativações, Johnnie Walker convida mulheres que potencializam outras mulheres por meio de seus trabalhos para um espaço de conversas e troca de perspectivas, enquanto compartilham suas experiências e processos criativos; a marca também propõe visitas guiadas pelas galerias do museu. Criando caminhos para que as pessoas possam expressar suas potências, a marca ainda apresenta cangas especiais com ilustrações exclusivas assinadas pela artista plástica Bruna Frog.

No cardápio, a marca oferece três tipos de drinks alcoólicos e três releituras de bebidas tradicionais, como o NotChoco, o NotLatte Vanilla e NotLatte, todos feitos com o NotMilk Barista.

Já para a praça da alimentação, a NotCo, que será a comida oficial do festival, oferece em todos os stands opções veganas e/ou vegetarianas produzidas a partir de produtos da marca, como NotMayo, NotMeat, NotBurger e NotChicken.

Finalmente, a empresa apresenta uma ativação voltada para a moda também, em collab exclusiva com a marca Desgosto. Com vendas somente no MECA (Inhotim), foram desenvolvidas diferentes estampas de camisetas, bonés, blusões, e um modelo exclusivo de bag e manta, com valores que variam de R$ 112,00 a R$ 385,00.

“Para a NotCo, o papel de eventos como MECA é promover conexões de verdade, diversão e, claro, experiências únicas. Queremos levar ao público os nossos valores e oferecer experiências que tornem esse momento ainda mais inesquecível. Estaremos com um cardápio de bebidas surpreendente que, além do bom e velho chocolate quente, também trará combinações únicas com café, álcool e o NotMilk Barista – lançamento que será apresentado em primeira mão no MECA. E, para que as pessoas levem para casa um pouco da magia do evento, nós desenvolvemos uma coleção de roupas em parceria com a Desgosto e traremos ao espaço NotCo uma edição limitada, numerada e com estampas exclusivas”, concluiu Vanessa Giangiacomo, head de marketing da NotCo.

Fotos: Divulgação