Conteúdo Especial

Eisenbahn convida as pessoas a relaxarem mais

Nina Silva e André Carvalhal, parceiros do estudo, refletem sobre os resultados da pesquisa Modo Acelerado e comentam as consequências de uma vida agitada, vislumbrando caminhos para viver de maneira mais presente.

A Eisenbahn, marca do Grupo Heineken, recentemente realizou uma pesquisa quantitativa em parceria com o Instituto Datafolha para compreender melhor a relação dos brasileiros com o tempo e o ritmo de vida. A pesquisa aponta que as pessoas não têm conseguido relaxar nem nos momentos de descontração, resultando em um aumento do estresse e da ansiedade, fazendo com que a vida se torne uma grande lista de afazeres diários.

Para alcançar uma vida mais equilibrada, a pesquisa destaca a importância de aproveitar o tempo com a família e os amigos. 89% da população concorda totalmente ou em parte que é mais importante desfrutar dos pequenos detalhes em tudo o que se está fazendo, em vez de fazer muitas coisas ao mesmo tempo. Dessa forma, os momentos vividos e a consciência das experiências se tornam valiosas recordações.

Outro fator essencial para manter e estabelecer boas relações cotidianas é a memória, sendo que as fotos (citadas por 65% das respostas) são o meio de conexão mais utilizado para lembrar desses momentos. A pesquisa revela que, para 71% dos entrevistados, a família é a memória mais especial e valorizam o tempo passado com ela.

Entretanto, apesar da importância atribuída, há dificuldades em manter esses vínculos. Além disso, a alimentação também é um fator-chave para uma vida mais feliz, pois 56% das pessoas consideram que o tempo dedicado às refeições traz muita satisfação e representa uma importante pausa na correria do dia a dia.

Para discutir sobre como viver uma vida em estilo artesanal, com atenção aos detalhes e que crie novas e boas memórias, a Eisenbahn convidou Nina Silva, CEO do D’Black Bank e do Movimento Black Money, e André Carvalhal, escritor e especialista em comportamento, para analisar a pesquisa e compartilhar suas conclusões mais significativas.

Já o escritor afirma: “O modo de vida acelerado, tão comum hoje em dia, pode estar relacionado com a necessidade de sermos eficientes, excelentes e com alta performance. Como se o modo de ‘trabalho’ tomasse conta de tudo”, comenta André Carvalhal, porta-voz da marca. “Algumas dicas para conseguir viver de forma mais presente e com atenção aos detalhes são definir prioridade todos os dias, separar tempo para o trabalho, lazer e família e evitar misturar tudo, usar alarmes para lembrar de tudo, evitar distrações durante cada tarefa ou momento de lazer”.

O estudo também mostra que 89% dos entrevistados concordam totalmente ou em parte que gostariam de ter uma vida mais artesanal, assim como a cerveja, dedicando mais tempo para atividades que são mais importantes para si. Mesmo em um mundo acelerado, aqueles que abraçam uma vida artesanal tendem a ser mais conscientes do presente e de suas relações, possibilitando melhores memórias compartilhadas e conexões emocionais.

Para obter o conteúdo completo da pesquisa, é possível acessá-lo aqui.

Foto: Divulgação