Agências

Por que a sua agência perde clientes?

Segundo estudo realizado com agências de todo o Brasil, os clientes não reconhecem o valor dos serviços. Como mudar esse cenário?

Qual é o principal motivo para uma agência perder clientes? Por seis anos consecutivos, desde 2018, a resposta das agências têm sido a mesma: o cliente não percebe valor no serviço prestado por elas. O dado revelado pela pesquisa Censo Agências traz um indicativo importante e que demanda uma análise a partir da ótica contrária: como as agências estão apresentando os seus resultados?

Mesmo com uma entrega de qualidade, apoiada em processos confiáveis, com um time de planejamento e criação de alto nível, muitas vezes as agências não conseguem transmitir esse valor para o seu cliente. 

Isso pode ocorrer em muitos casos porque, no dia a dia, grande parte das agências está com foco total no operacional, planejando e executando seus jobs, porém esquecendo de uma das principais etapas da entrega: a análise dos resultados.

Mostrar os resultados de forma visual, clara e periódica ajuda a agência a criar um laço de confiança com o seu cliente, pois demonstra que não está escondendo nenhuma informação e que os resultados finais dependem de um processo bem executado. Você tem a chance de mostrar que é capaz de oferecer esse bom desempenho.

Dados e métricas são os maiores aliados na construção de um bom relatório, mas precisam conter análises bem feitas, por isso cuidado ao apresentar um grande volume de dados ou gráficos complexos! É importante adaptar as informações ao contexto da campanha ou projeto em questão e oferecer soluções e planos de ação para possíveis obstáculos ou problemas que surgirem.

“Números dançando em planilhas e apresentações facilmente se tornam meros protocolos de início ou fim de mês, acompanhados de muitas justificativas, poucas certezas e geralmente nenhuma mudança.”, revela a consultora Camila Renaux, comentarista da pesquisa Censo Agências.

Com isso, não há soluções genéricas e únicas para esse problema, é preciso olhar para toda a trajetória da agência junto a cada um dos clientes e entender de forma específica quais as necessidades dele, o que ele espera e de que forma você pode ajudá-lo a conquistar os seus objetivos.

Que tipos de dados usar nos relatórios?

Isso vai depender do serviço que você oferece para o mercado e também qual dor do cliente você se propôs a resolver ou ajudar. Para agências digitais, que segundo a pesquisa Censo agências correspondem a mais de 20% do mercado publicitário, a maioria dos dados será de performance, ou seja, relacionadas às estratégias planejadas e desenvolvidas nas mídias digitais.

Em outros casos, quando a entrega é relacionada a algo não mensurável a curto prazo, como a criação de uma nova identidade visual, por exemplo, a indicação é voltar o seu olhar para a agência e entender quais dados e fatores podem ser mais relevantes para o seu cliente.

Uma boa forma de iniciar esse processo é analisando as metodologias e indicadores existentes e entendendo qual o fluxo de trabalho mais adequado para a sua agência e equipe. Uma boa gestão requer uma boa comunicação, dados confiáveis, uma equipe motivada e uma rede de informações integradas que permita reunir os dados de forma rápida e eficiente.

A gestão de projetos pode ser feita de forma manual, em planilhas e documentos compartilhados com a equipe, mas é ideal que a liderança se apoie em uma plataforma ou sistema de gestão integrado, que torne o dia a dia mais ágil e prático.

Existem diversos sistemas de gestão no mercado e é preciso testar cada um deles para entender se atendem suas necessidades como empresa. Um deles é o sistema Operand, que conta com módulos integrados, inclusive ao financeiro, e apresenta relatórios internos com mais de 100 possibilidades de cruzamentos de dados.

Construir uma visão mais estratégica e ativa sobre o que os dados revelam a respeito do seu trabalho é um grande passo rumo a uma relação mais aberta com seu cliente. E gerar os resultados esperados é o primeiro deles.

A melhor forma de reter um cliente é trazer resultados. Com resultados a agência construirá grandes cases que, no futuro, serão muito importantes para a conquista de novos clientes.”, destaca Luciano Loffi, CEO da Operand.

Por isso não deixe um cliente escapar para iniciar uma gestão mais eficiente e que se antecipe a problemas de relacionamento e confiança. Faça um teste em um sistema de gestão agora mesmo e não adie a transformação do seu negócio.

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