Shopping

Pesquisa da Abrasce mapeia novo comportamento dos frequentadores de shoppings

O levantamento revelou, entre outras novidades, que 24% dos clientes consideram a localização como o fator mais importante na escolha do shopping e 52% dos consumidores já pagam via PIX. Entre as motivações, 43% preferem ir ao empreendimento pelas compras e 31% pelo lazer.

A pesquisa “O Comportamento dos Frequentadores de Shopping Centers”, realizada pela Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers) em colaboração com a Fronte Pesquisa, oferece uma nova visão do perfil do consumidor contemporâneo.

O estudo foi conduzido através de um painel online com 4.300 frequentadores de shoppings, com idades a partir de 17 anos, que visitaram algum shopping no mês anterior à entrevista para aqueles que residem em capitais e áreas metropolitanas, e pelo menos dois meses antes para os residentes de cidades do interior dos estados. Foram ouvidos clientes de todos os 26 estados brasileiros mais o Distrito Federal, nas cidades que abrigam pelo menos 1 shopping, entre os meses de fevereiro e março deste ano.

Quanto ao perfil geral desses frequentadores, a pesquisa apontou que 53% são do gênero feminino e 47% do gênero masculino. Em relação à escolaridade, 56% cursaram o ensino superior, 38% o ensino médio e 6% concluíram apenas o ensino fundamental. As faixas etárias predominantes foram: 30 a 44 anos (27%), 20 a 29 anos (26%), 45 a 59 anos (18%), 17 a 19 anos (17%) e 60 anos ou mais (12%). Quanto à renda, 34% relataram receber até 3 salários mínimos mensais (SM), 33% entre 3,1 e 6 salários mínimos, 19% entre 6,1 e 10 salários mínimos, 7% entre 10,1 e 15 salários mínimos, e 7% acima de 15 salários mínimos.

Sobre os hábitos e comportamentos do público, a pesquisa destaca que 24% consideram a localização como o fator mais importante ao escolher um shopping, e 22% escolhem um shopping baseados no mix de lojas. Entre os consumidores, 46% preferem comprar em shoppings devido à sensação de segurança, e 36% o consideram um lugar prático para atender suas necessidades diárias. 65% dos frequentadores vão aos shoppings de carro próprio, e o tempo médio de permanência é de 80 minutos.

No que se refere ao comportamento de compra (tanto física quanto online), 74% preferem pagar com cartão de crédito, 63% com débito e 52% já usaram o PIX como forma de pagamento. Dos entrevistados, 75% costumam pesquisar preços online antes de comprar em lojas físicas. Quanto às preferências de compra, 58% compram calçados nos shoppings e 54% compram vestuário.

Em termos de motivação para visitar shoppings, 43% dos consumidores disseram que suas visitas são motivadas por compras, 31% por lazer, 21% por alimentação e 5% por serviços.

No quesito conexão e engajamento com os shoppings, a pesquisa mostrou que 92% dos clientes estão satisfeitos com os shoppings que frequentam, e 35% têm algum aplicativo de shopping em seus smartphones.

De acordo com o presidente da Abrasce, Glauco Humai, essa nova pesquisa oferece um entendimento profundo das preferências e hábitos do novo público frequentador de shoppings, permitindo proporcionar experiências e conveniências ainda melhores para o dia a dia deles. Ele ressalta que conhecer os frequentadores e compreender seus sentimentos e percepções é fundamental para o setor de shopping centers, que se mostrou extremamente resiliente durante a pandemia e agora está retomando seu papel na vida cotidiana das pessoas.

A pesquisa “O Comportamento dos Frequentadores de Shopping Centers” está disponível gratuitamente em formato de resumo no aplicativo Abrace. A versão completa do estudo pode ser adquirida no site da entidade, incluindo informações sobre comportamento dos consumidores em relação a pets, omnichannel, dados segmentados por região e por cidade, entre outros detalhes.

Foto: Divulgação