A Gerdau, maior empresa brasileira produtora de aço e maior recicladora de sucata metálica da América Latina, está levando a jornada da reciclagem para um trem da Linha 9-Esmeralda entre 15 de agosto e 13 de setembro. O trem da ViaMobilidade, que faz o trajeto Osasco-Vila Natal, foi envelopado com imagens de elementos que formam a circularidade da cadeia da reciclagem, desde a sucata metálica até o produto em aço.
Uma das paradas da linha é a estação Autódromo Interlagos, onde vai acontecer o The Town, o maior festival de música, arte e cultura de São Paulo, que terá 330 toneladas de aço Gerdau 100% reciclável em suas estruturas fixas e temporárias.
“O público terá a experiência de se aprofundar na cadeia de valor do aço, um material 100% e infinitamente reciclável, e que tem um impacto positivo nas frentes ambiental e social. A Gerdau tem ampliado seu diálogo com a sociedade, fruto de seu posicionamento Business to People, e esta iniciativa nos dá a oportunidade de reforçar o nosso compromisso de descomoditizar a indústria do aço e posicionar a marca dessa empresa brasileira de 122 anos junto aos seus stakeholders”, afirma Pedro Torres, diretor de Comunicação e Relações Institucionais da Gerdau.
O envelopamento do trem é parte das ações da Gerdau envolvendo a parceria com o The Town e que conta, desde o seu início, com aspectos de sustentabilidade e inovação. O aço que moldará o novo festival em São Paulo, que ocorre entre 2 e 10 de setembro, resulta de um processo que também engloba a reciclagem de sucata ferrosa, que envolve mais de um milhão de pessoas, incluindo catadores e cooperativas.
A Gerdau é a maior recicladora de sucata da América Latina, transformando anualmente 11 milhões de sucata em aço. Mais de 71% da produção da empresa é fruto do processo de reciclagem, contribuindo para que a companhia produza aço emitindo menos da metade da média mundial de emissões gases de efeito estufa da indústria do aço.
Fotos: Divulgação