Você, produtor de evento, especialista em experiência de marcas ou profissional de live marketing que acompanha o conteúdo Promoview deve ter visto ou ouvido falar o artigo sobre a falta de qualificação de profissionais, que dividiu opiniões há algumas semanas nas nossas redes sociais.
A matéria foi escrita em colaboração com profissionais da área que atuam em agências e empresas com foco em brand experience. Um cenário bem realista do pós-pandemia, a migração de mão para outros cargos e a necessidade latente de educação no mercado.
A repercussão da discussão trouxe comentários e pontos de vista diversos:
Para aprofundar o tema que já existia, mas cresceu muito em proporção devido à todo o contexto gerado pela pandemia de Covid-19 (sobretudo depois dela), resolvemos aprofundar o assunto buscando respostas para os seguintes questionamentos:
- O perfil do profissional de live marketing mudou pós-pandemia?
- Como era e como ficou?
- As coisas mudaram ou voltaram a ser como eram antes?
Para isso, pedimos a opinião de profissionais que vivem o mercado e seus desafios diariamente e que quiseram contribuir para este panorama, através de um formulário aberto divulgado pelo Promoview entre maio e junho de 2023.
Agrupamos as respostas frequentes mesclando com opiniões relevantes, procurando absorver – e trazer neste novo artigo – quais são as características da pessoa que trabalha na indústria das experiências de marca.
Confira o que descobrimos…
O perfil dos profissionais que participaram
Os entrevistados possuem uma faixa etária entre 23 a 58 anos, e são formados em áreas como marketing, tecnólogo ou especialização na área de eventos ou design, muitos atuam em cargos como: Designer de eventos, Atendimento, Gerente de Criação, Gestão de Marketing e Eventos, Produtor Executivo, e Planner.
Entre suas principais funções dentro das empresas estão: planejamento de campanhas, criação visual de projetos, ativação de marcas e gestão de orçamentos.
Sobre os tipos de eventos que esses profissionais são mais contratados, as respostas variam entre congressos, feiras, festivais, shows, eventos corporativos, estandes, esportivo automobilístico e endomarketing.
Cenário pandêmico: qual era a realidade dos produtores de eventos e profissionais de live marketing na época?
O mercado precisou se adaptar de muitas formas durante o período da pandemia de COVID-19, entre março de 2020 a maio de 2022.
Em nosso segmento, duramente impactado, muitos profissionais afirmaram que foram dispensados de pelo menos uma da(s) empresa(s) em que trabalhava na época.
Para contornar a situação, estas pessoas se viraram nos 30 e isso gerou uma onda de migração para outros cargos/segmentos de trabalho.
Algumas delas conseguiram vagas como representantes comerciais, motoristas de aplicativo, trabalhos freelancers e até um negócio próximo de locação de equipamentos para lives.
Já quem se manteve ativo no mercado viu o impacto no valor recebido no “fim do mês”. Mas mesmo assim se mantiveram motivados a ponto de investir em cursos online para se aperfeiçoar nas mesmas ou em novas áreas.
Veja o depoimento de Danilo Lima, profissional de planejamento que atua como freelancer, que traz seu comentário sincero e construtivo sobre esse ponto, no nosso podcast, o ‘Na Escuta?’ episódio 8:
Assim como Danilo, a maioria dos profissionais que conversamos revelam que o tipo de contrato de trabalho que realizam é o PJ (Pessoa Jurídica), voltado para contratos de prestação de serviços por demanda.
E da mesma maneira que muitos segmentos tiveram que migrar seu formato de trabalho, home office, com o universo das experiências de marcas não foi diferente. Os eventos se tornaram 100% digitais, com lives e programação remotas, bem como o planejamento, criação e execução desses eventos.
Tipo de contratação, remuneração e volume de trabalho do mercado de live marketing atual
O tipo de contratação que ainda se destaca, mesmo agora no período pós-pandemia, é o modelo PJ (Pessoa Jurídica), voltado para contratos de prestação de serviços por demanda.
Outro ponto de vista bastante interessante é o da Emmanuelle Carvalho, que atua como Diretora Criativa e Planejamento Estratégico.
Se tratando de formato de trabalho parece que a retomada do presencial voltou com tudo, mas não 100%. Afinal, muitas empresas seguem no formato híbrido, em sistema rotativo (alguns dias em home office e outros na agência, podendo ser alternado entre os colaboradores) que vem ganhando força e aderência do nosso mercado e de tantos outros.
Falando sobre carga horária de trabalho nas empresas, questão que foi apurada nas 15 respostas analisadas, a maioria (80%) trabalha entre 40 e 50 horas semanais (aproximadamente 8 a 10 horas diárias) e as remunerações variam entre 2 salários mínimos (26,7%) e 10 ou mais salários mínimos (20% dos entrevistados).
Visão geral: um olhar dos profissionais sobre o mercado atual
O que identificamos ao ouvir os depoimentos dos profissionais foi a “saturação” do mercado e a sobrecarga que, além de ser um grande problema, acaba não sendo viável financeiramente.
As opiniões consideram que o salário que recebem está abaixo do ideal ou não compatível com as entregas que realizam.
“Maior desmotivação na verdade, é esse segmento ser tão apressado, todo trabalho é urgente, nunca planejado e tendo que trabalhar muito mais pra conseguir fazer uma entrega decente.”, afirma um deles.
“O mercado de eventos é muito exaustivo, porém também é muito gratificante participar das ideias / planos e cuidar para esta realização ser uma experiência memorável para todas as partes. Outro ponto é a possibilidade de boas remunerações por conta do ambiente insalubre.” completa outro participante.
Há sim profissionais qualificados, entretanto, muitos deles estão com a saúde mental no ambiente de trabalho comprometida.
No entanto, é visível também que boa parte dos profissionais acredita que seu local de trabalho é saudável, e nas conversas que tivemos essa resposta foi majoritária.
O que te motiva a continuar trabalhando com live marketing?
Boa parte afirma estar na profissão por amor, e outra conta que trabalha com ótimas empresas e profissionais e isso os motiva no dia a dia.
Esses profissionais também dizem que as dinâmicas e os desafios que o setor proporciona em cada novo job é um combustível para continuarem na profissão.
No “Esquenta Prêmio Live 2023”, o episódio final contou com a participação da produção do evento, e em dado momento, David Rocha (diretor artístico) falou justamente sobre este ponto:
Em contrapartida, a falta de planejamento, prazos apertados e carga horária excessiva acabam desmotivando profissionais tão apaixonados pelo que fazem.
Lembrando que esta não é uma realidade exclusiva do live marketing, mas é um grande ponto de alerta para uma área que há anos queixa-se das mesmas dinâmicas e condições trabalhistas.
Como mudar esta situação? Será que o avanço das tecnologias poderá nos ajudar? Com certeza são pontos a serem cada vez mais discutidos dentro e fora das agências.
Já assistiu os profissionais do setor sendo premiados no Prêmio Live 2023? Reveja agora!
O Prêmio Live, premiação na qual o Promoview é media partner, é realizada anualmente desde 2020 e visa o reconhecimento do próprio mercado em diversas categorias.
Dentre elas, é a única premiação que traz um grupo específico para profissionais do setor, em diversas frentes.
Você pode conferir como foi a entrega dos Megafones de Ouro para esses profissionais abaixo, e rever os seus depoimentos no instagram da premiação.