ESG

MCI lidera com nova área de ESG para eventos corporativos

O serviço é pioneiro no Brasil e foi criado para atender à demanda reprimida do mercado nacional.


Aos poucos, a economia nacional retoma a curva ascendente e os diferentes setores vão reforçando suas estratégias de crescimento. O mercado de feiras e eventos no Brasil projeta finalizar 2023 com a melhor marca desde 2019, no pré-pandemia. Ao menos, o primeiro semestre já se mostrou aquecido e a expectativa para o segundo é ainda melhor. Um exemplo vem da cidade de São Paulo, onde estão programadas 202 grandes realizações, conforme dados da São Paulo Turismo  – SPTuris. Desse total 126 serão MICE – Meetings, Incentives, Conferences and Exhibitions. Esse volume deverá movimentar mais de 6,5 milhões de pessoas. 

E nessa esteira, a MCI, empresa global de mais de 30 anos que atua na área de marketing e eventos, saiu na frente em seu setor e lançou um departamento voltado a soluções em ESG para Eventos – Environmental, Social and Governance, que na tradução livre significa Ambiental, Social e Governança. Dessa forma, a MCI, além um olhar focado em produções que atendam às boas práticas de ESG, passa a oferecer serviços que atendam às necessidades de grandes corporações, que vêm tendo dificuldade em medir atividades em eventos quanto aos aspectos ambientais, sociais e de governança.

Juliana-Aranega, diretora de conteúdo, engajamento e ESG na MCI Brasil, e Adriana Santana, consultora de ESG na MCI Brasil, respectivamente.

Estima-se que o setor de feiras, conferências e eventos corporativos responda por cerca de 15% das verbas de Marketing de empresas B2B – business-to-business. Junto a isso, está a necessidade cada vez maior do mercado de atender as regras de ESG para acessar o mercado de capitais, um dos importantes financiadores da iniciativa privada. As gestoras de investimento, junto com a Comissão de Valores Imobiliários – CVM, vêm colocando isso como premissa para disponibilizar os R$210 bilhões em patrimônio administrados pelas mais de 3 mil gestoras ativas no mercado nacional.

“Somos uma empresa de vanguarda. Há 15 anos, assinamos pacto global da Organização das Nações Unidas – ONU e agora somos a primeira empresa de eventos no Brasil a ter uma área dedicada ao tema.” A executiva reforça que “não só vamos levar soluções para os eventos, mas estamos dispostos a preparar ainda mais as equipes internas dos nossos clientes, a partir de treinamentos, implementação de tecnologias e ações sociais que reforçarão o posicionamento e compromisso das corporações”, disse a executiva Adriana Santana, que passa a estar à frente da iniciativa da MCI

O principal ativo da nova área será a adoção de uma plataforma digital que mede, com alto grau de exatidão, a emissão de carbono em ações em feiras e eventos e, com isso, oferece ao cliente atividades práticas para a compensação. 

“Não existe nada semelhante no Brasil quando falamos de solução específica para toda a complexidade dos eventos e ainda com dados reais e auditáveis, que seguem alto nível em consonância com Protocolo GHG – GreenHouse Gas Protocol  – e padrões GRI  – Global Reporting Initiative”, destaca Juliana Aranega, diretora de conteúdo, engajamento e ESG na MCI Brasil

Junto a isso, já vêm ocorrendo dois movimentos importantes em relação à governança corporativa: a linha de fornecedores da MCI no Brasil está sendo preparada para atender às boas práticas de ESG e a equipe interna de produtores, formada por mais de 100 profissionais, também.

Na prática, a MCI vai levar ao mercado soluções sustentáveis em cenografia, design, transporte, reciclagem, alimentação, brindes, entre outros itens que envolvem o tema. Mas também vai oferecer trabalho perene de consultoria para empresas contratantes. 

Igor-Tobias, Diretor Geral da MCI Brasil

“Além disso, queremos preparar mercado para lidar com as questões sociais, que envolvem diversidade, por exemplo”, acrescentou Igor Tobias, Diretor Geral da MCI Brasil

“Tão importante quanto o ambiental, é o social e poderemos auxiliar nessa frente também”, concluiu.

Apesar de visualizar um ambiente fértil para desenvolvimento de novos negócios, neste momento a posição da MCI é clara: “nossa prioridade é criar um movimento positivo no mundo corporativo de conscientização e sabemos que nós temos um importante papel nesse cenário”. 

Igor destaca que novos negócios devem surgir com essa iniciativa, mas isso será uma consequência dessa nova área. “Acreditamos que podemos gerar mudanças e não vamos nos omitir em relação a essa responsabilidade”, finaliza o executivo

Fotos: Divulgação