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5 setores que usam Inteligência Artificial e você não sabia

O machine learning, combinado a inteligência humana, potencializa os negócios, escala resultados, e faz a diferença em alguns setores.


Bruno-Rezende

Apesar da popularidade recente da inteligência artificial (IA), impulsionada pelo lançamento do ChatGPT no final de 2022, há um bom tempo muitas empresas já usam a tecnologia em seus negócios e lucram com isso. Por meio dos algoritmos que trazem previsão de eventos futuros, é possível fazer planejamentos estratégicos e identificar padrões que indicam tendências. Cada vez que tomamos uma decisão, não importa quão grande ou pequena, ocorre um poderoso efeito cumulativo.

O machine learning, combinado a inteligência humana, potencializa os negócios, escala resultados, e faz a diferença em alguns setores. De acordo com o estudo Global AI Adoption Index, elaborado pela IBM, 41% das empresas brasileiras implementaram a plataforma em 2022.  Veja cinco segmentos de mercado que usam a IA e você não sabia:

1. Indústria

A inteligência artificial na indústria é estratégica para garantir respostas rápidas aos desafios inerentes ao mercado e ajuda as empresas a simular cenários de risco para antecipar o controle de situações inesperadas, otimizar estoques, gerenciar market share, projetar preços de commodities, analisar políticas de pricing, definir estratégia de repasse de custo, de marketing e de vendas para aumentar os lucros.

2. Concessionárias

Outro setor que enfrenta desafios ligados a economia local e global, as concessionárias já utilizam a IA para projetar fluxo em rodovias, ferrovias e etc, antecipar o risco de inadimplência, criar estratégias de expansão, explicar as condicionantes que impactam no planejamento estratégico das concessões, aumentar a transparência com investidores, entre outras aplicações.

3. Varejo

Uma das forças motoras da economia brasileira e mundial, o varejo precisa se reinventar a cada dia frente ao aumento na concorrência. Neste cenário, a inteligência artificial é usada para ter mais previsibilidade de vendas frente à constantes mudanças de cenário, simular situações e antecipar riscos de perdas e quedas de faturamento, fazer análises mais robustas de expansão para abertura de franquias, tamanho ideal da loja em determinado local, saturação do mercado na região, aspectos de canibalização de concorrentes em potencial de faturamento, dentre outros.

4. Logística

Segmento essencial para garantir uma jornada completa ao consumidor 5.0 cada vez mais exigente, as plataformas de IA em logística medem a capacidade adequada de armazenagem para que a empresa não tenha problemas, como atrasos no processamento de pedidos e entregas. Além disso, prevêm a sensibilidade das vendas em relação a oferta e a demanda dos produtos e sobre o preço de frete, constroem projeções de vendas para por semanas, meses ou anos, analisam impactos de mudanças climáticas e de eficiência energética sobre o transporte, definem a melhor rodovia ou rota e ainda traz insights sobre preço de commodities, como o diesel.

5. Agronegócio

Um dos setores mais robustos e promissores no Brasil, o setor de agropecuária vem se automatizando. Hoje, muitas companhias utilizam a IA para se antecipar a uma variação não esperada na demanda por transporte, reorganizar a disponibilidade de veículos e vagões, realizar projeções com alto nível de acurácia sobre o comportamento do preço de frete praticado no modal principal e em modais concorrentes, baseadas na expectativa mais recente de produtividade da safra e no cenário macroeconômico. Além disso, a tecnologia realiza projeções de maneira simples e com metodologia mais assertiva sobre a tendência de comportamento futuro dos preços dos grãos mais importantes negociados em bolsa – assim como de outros ativos sensíveis ao mundo agro, bem como analisa quais são os impactos de variáveis agrícolas e econômicas no preço das commodities.

* Por Bruno Rezende, CEO da 4intelligence