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Siemens promove eletromobilidade no evento Veículo Elétrico Latino-Americano

Estande conjunto com a Brasol, empresa com capital Siemens, vai expor soluções que contribuem para a descarbonização do planeta.


A Siemens vai participar do Veículo Elétrico Latino-Americano, evento de eletromobilidade que acontece no Expo Center Norte, em São Paulo, entre 5 e 7 de outubro. Na feira, em estande conjunto com a Brasol, empresa com capital Siemens, serão apresentados três modelos de carregadores para carros elétricos, incluindo Sicharge UC, Sicharge D e VersiCharge

Além disso, haverá demonstração do serviço customizado de carregamento para veículos elétricos e geração de energia solar limpa na modalidade Charging as a Service (CaaS).

As companhias seguem buscando oportunidades para construir infraestruturas inteligentes em um futuro no qual o percentual de carros elétricos cresça cada dia mais, contribuindo para os esforços globais pela descarbonização do planeta. 

Entregamos-a solução completa, que engloba conceito inicial, projeto, implementação no cliente dos painéis de média e baixa tensão e instalação dos carregadores”, detalha William Pereira, VP da Siemens Smart Infrastructure Brasil

“Vamos aproveitar nossa participação no evento para apresentar as soluções inovadoras de Charging as a Service (CaaS) voltadas ao mercado de veículos elétricos. Nesta modalidade, oferecemos um serviço para atender clientes comerciais e industriais. No CaaS, a Brasol é responsável por 100% do investimento, que contempla toda infraestrutura de carregamento. Assim, viabilizamos projetos de mobilidade elétrica favorecendo a transição energética com sustentabilidade”, acrescenta Ty Eldridge, CEO da Brasol.

A linha de carregadores para veículos elétricos da Siemens tem facilidade de manuseio, eficiência e custo-benefício a longo prazo, pois é mais barato do que o uso do combustível fóssil. Hoje, estão sendo comercializados três modelos no país. 

O primeiro carregador é o Sicharge UC, solução de carregamento flexível e robusta para garagens eletrificadas de veículos pesados, como caminhões e ônibus. A solução tem faixa de potência de 100 a 800kW e várias opções de conectividade, além de ser compacto e fácil de instalar.

O segundo é o carregador ultrarrápido para espaços públicos (como rodovias), o Sicharge D, com potências entre 160kW e 300kW. O diferencial é o cabo, que suporta 400 amperes de pico. Isso significa um carregamento real em 150kW para diversos modelos de veículos elétricos disponíveis no Brasil. O principal benefício é a possibilidade de realizar a recarga de 20% a 80% da bateria em cerca de 20 minutos, tornando a conveniência de uso muito próxima a de um veículo a combustão, que faz o abastecimento em poucos minutos. Seu design levou o iF Design Awards 2023, um dos prêmios mais importantes do mundo.

Os carregadores Sicharge D têm uma alocação dinâmica de potência que considera a capacidade dos veículos elétricos e assegura um tempo de carga otimizado, atendendo à demanda das pessoas por agilidade. A solução também pode ser expandida com mais dois pontos de carregamento rápidos (DC) para carregar até cinco carros simultaneamente. Por fim, a tela sensível ao toque de 24” permite uma fácil integração de conteúdos de marketing personalizados.

O terceiro carregador da Siemens é o VersiCharge de 7kW e 22kW. Esse modelo já está em operação desde 2022 nas localidades da companhia em São Paulo e Jundiaí para carregamento de veículos elétricos da frota e agora chega ao mercado de residências, empresas e estacionamentos.

A instalação do VersiCharge, com design elegante, é simples. O usuário também irá dispor de controle para monitoramento e relatórios, gestão integrada de cabos e indicadores LED fáceis de entender. Além disso, a solução pode ser instalada em colunas ou na parede e a potência pode ser ajustada de acordo com necessidades regionais. Os usuários do produto poderão realizar o download do aplicativo móvel Sifinity Go, disponível para plataformas Android e iOS. Com esse software, é possível monitorar completamente até 10 carregadores.

Atualmente, a Siemens tem trabalhado em projetos para desenvolvimento do conceito de Megacharge, carregamento em até 3.2MW de potência para veículos pesados. Uma tecnologia inovadora que irá habilitar o uso em aplicações de longa distância. A companhia também está desenvolvendo, em conjunto com a Witricity, soluções sem fio, de maneira a aumentar consideravelmente a conveniência do processo para o usuário final.

Modelo-de negócio conjunto

O serviço para veículos elétricos e geração de energia solar limpa no formato Charging as a Service (CaaS) é um modelo de negócio inovador que une a Siemens e a Brasol. Com ele, o cliente do setor industrial ou comercial é isento da compra e do gerenciamento dos equipamentos da Siemens, que ficam sob a responsabilidade da Brasol durante o período de contratação.

Para 2030, pesquisas indicam que a frota de veículos PHEV (Plug-in Hybrid Electric Vehicle, veículo elétrico plugável) e BEV (Battery Electric Vehicle, veículo elétrico a bateria) vai aumentar 160 vezes. Segundo estudo realizado pela Boston Consulting Group (BCG), empresa de consultoria global, saltaremos de atuais 31.064 unidades para 507.000. Além disso, a pesquisa prevê a necessidade de investimentos de R?14 bilhões no mercado de infraestrutura de carregamento de veículos elétricos até 2035.

Fotos: Divulgação