Mídia

85% das empresas têm atuação nas redes sociais como principal estratégia de marketing

Instagram é eleita por 93% como a rede mais utilizada, seguida pelo Facebook, que registrou 67% da preferência dos respondentes, enquanto na análise por segmento, as empresas de Software e Cloud são as que mais utilizam, com 90%.

Pesquisa Panorama de Marketing, realizada pela RD Station, apresenta como se comportam empresas de diversos segmentos em suas ações de marketing e destaca que 85% dos mais de 1600 respondentes apontaram que o uso das redes sociais é a estratégia de marketing mais explorada na comparação com todas as outras. Quando analisado por segmento, as empresas de Software e Cloud são as que mais utilizam, com 90%. 

Entre todas as plataformas, os destaque fica com o Instagram, usado frequentemente por  93% dos profissionais de marketing, e o Facebook, por 67%. O LinkedIn, principal rede corporativa, é a terceira, com 46%. Outro dado que chama a atenção é a presença do TikTok, que apesar de ser a rede social mais nova, já é a quinta mais utilizada, com 13%, logo atrás do Youtube, com 25%. 

“O Brasil consistentemente lidera os rankings de uso das redes sociais, que têm um impacto direto nas estratégias de marketing. A pesquisa demonstra que 85% preferem usar essa ferramenta poderosa para construir a presença da marca, interagir com o público e impulsionar os resultados dos negócios. Além disso, os dados apontam perspectivas interessantes, como a preferência pelo Instagram, o crescimento observado no LinkedIn e TikTok, este por exemplo, sendo também preferido pelos negócios B2C, no qual 20% dos respondentes usam com frequência. E, claro, notamos a resiliência do Facebook, mesmo diante do surgimento de outras redes sociais”, afirmou Robinson Friede, Diretor de Marketing da RD Station.

Mídia Paga

Os profissionais de marketing também têm atuação expressiva em Mídia Paga. Essa estratégia aparece como a segunda mais explorada pelos times, com 72%, e também como segundo canal utilizado com frequência, ao lado do Email, ambos com 64%. Entre a estratégia de anúncios, o Google Ads, com 75%, é o meio preferido, sendo mais usado por empresas de grande porte, com 82%. Em seguida, vem o Instagram Ads, com 74%, e Facebook Ads, com 72%.

Tratando-se de investimento, o Google Ads também é o canal que mais recebe investimento (45%). No recorte por negócios, nas empresas B2C, 16% dos respondentes indicaram investimentos acima de R$ 400 mil em 2022, enquanto no perfil de empresas B2B, essa opção representou apenas metade, com 8% dos respondentes. Nesse aspecto, há destaque para  empresas dos segmentos de Educação e Ensino, com 18%, e Varejo, com 17%.

A estratégia em Mídia Paga precisa andar conectada às redes sociais. Isso demonstra a maturidade existente no manuseio dos principais meios. A expectativa de crescimento de investimento ao final do ano deverá ser superior a 2022, em que 19% das empresas B2C e 10% das empresas B2B devem chegar a patamares acima de 400 mil reais, tendo o setor de educação como líder nesse quesito, com previsão de aumento em 23% no investimento total. Dessa forma, em  um contexto de competição cada vez maior, será crucial que as empresas explorem novos canais, como mídia programática, LinkedIn Ads e TikTok, e por meio desses anúncios, levem sua audiência para produtos e serviços, gerando Leads e nutrindo o público”, conclui Robinson. 

O material completo traz análise de empresas dos segmentos de agências de marketing; consultorias e treinamento; e-commerce; educação e ensino; engenharia e indústria geral; financeiro, jurídico e serviços relacionados; imobiliário; varejo; saúde e estética; software e cloud.

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