Experiência de Marca

3 Corações bate recorde de inscrições no Concurso Florada Premiada

Reconhecida pela ONU, a iniciativa gera visibilidade e renda para as mulheres produtoras de café e tem 100% do lucro revertido.


A 3 Corações, referência nacional em cafés e líder do segmento, reconhece e valoriza as mulheres à frente do cultivo de cafés especiais. O Projeto Florada apoia o trabalho das produtoras das diferentes regiões do país por meio de premiação que teve recorde de inscrições em 2023, atestando a força e o impacto da atuação delas na cadeia de produção de cafés raros e de alta qualidade. 

Lançado em 2017, o Projeto Florada recebeu destaque da Organização das Nações Unidas (ONU) – Rede Brasil Pacto Global (ODS 2019) como iniciativa que dá visibilidade e gera oportunidade para as mulheres cafeicultoras. Por meio do concurso Florada Premiada, a marca seleciona microlotes de produtoras de café, compra e distribui os grãos especiais premiados revertendo 100% do lucro obtido. Em edições limitadas, as embalagens dos cafés especiais estampam a foto da responsável pelo cultivo, conectando quem consome a quem produz o café. 

Em parceria com a Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA), a premiação está na 6ª edição e recebeu 1.168 inscrições de mulheres que cultivam cafés Arábica e Canéforas. Mais de 5.200 cafeicultoras já passaram pelo concurso desde seu lançamento, resultando em mais de 265 toneladas de microlotes de cafés de alta qualidade comercializadas (pontuação 84 a 90+ pontos). 

Este é um projeto que nos enche de orgulho e que está repleto de significados por trás de cada xícara de café. É uma iniciativa de longo prazo em que criamos laços duradouros com as produtoras do Brasil e com a cadeia do café. Hoje, celebramos este recorde de inscrições e agradecemos profundamente a confiança das milhares de mulheres que nos enviaram o seu melhor café. O Florada é uma grande obra que estará sempre em construção na busca por valorizar este trabalho primoroso e oferecer para o consumidor uma xícara de café mais do que especial”, explica Pedro Lima, presidente do Grupo 3corações.

Foto: Divulgação