ESG

Suvinil ganha premiação com estande sustentável

Na categoria Fair Stands, a marca foi vencedora com estande assinado pelo escritório de arquitetura OHTAKE, durante a primeira edição da Haus Decor.


A Suvinil, a marca de tintas decorativas da BASF, foi premiada com o Red Dot Design Award 2023, um dos mais prestigiados prêmios de design do mundo, na categoria “Fair Stands”. O estande premiado foi projetado pelo escritório de arquitetura OHTAKE e foi concebido para a primeira edição da Haus Decor, uma feira de arquitetura, design de interiores e construção que ocorreu no primeiro semestre deste ano em São Paulo.

O projeto tinha como objetivo apresentar os novos produtos e o conceito de sustentabilidade da marca aos visitantes, incorporando elementos do movimento antropofágico do modernismo brasileiro e do surrealismo de Tarsila do Amaral. Com uma paleta de cores, aromas e texturas, o ambiente proporcionou experiências sensoriais e conteúdo informativo para quase 16 mil pessoas que visitaram o estande ao longo dos quatro dias do evento. Para ver o estande completo, acesse o link.

Segundo Renato Firmiano, Diretor de Marketing da Suvinil, conquistar um prêmio de design com um estande focado em sustentabilidade foi um marco importante para a marca. 

“Com a sustentabilidade como um dos nossos compromissos centrais, trabalhar junto com o escritório OHTAKE para criar um espaço que fosse além do convencional, usando materiais recicláveis, como piso de argila e paredes de tecido tingidas com pigmentação mineral, nos permitiu concretizar nossa visão de uma abordagem mais sustentável, promovendo maior conscientização em todo o setor sobre o tema”, explicou.

Dentro do estande, casulos convidaram os visitantes a explorarem seus sentidos em um ambiente que fazia referência ao contato com a terra, em alinhamento com o lançamento de um produto mais sustentável, a Suvinil Toque da Terra, uma massa para efeitos com pigmentação 100% mineral. A marca também apresentou a nova Embalagem de Papel para sua linha de vernizes e promoveu palestras sobre tendências e sustentabilidade com renomados profissionais da arquitetura e do design brasileiros.

O arquiteto e urbanista Rodrigo Ohtake destacou a importância do prêmio Red Dot, especialmente por abordar temas tão relevantes para a Suvinil, como a sustentabilidade. 

“O Red Dot é uma das premiações de design mais importantes do mundo, com um júri altamente qualificado que o torna muito respeitado”, comentou. Ele também ressaltou a conexão especial do prêmio, já que seu pai, Ruy Ohtake, havia ganhado o Red Dot anteriormente. “Agora, nesta nova fase do escritório, foi o primeiro prêmio que conquistamos. É uma conexão significativa”, concluiu.

Desde o início do projeto, a Suvinil demonstrou compromisso com a sustentabilidade, encaminhando o piso e os bancos utilizados na montagem do estande para reciclagem. Além disso, o tecido estruturado usado como parede no ambiente foi repensado para um novo uso.

A marca também compensou as emissões de 9,93 toneladas de CO2 equivalentes geradas durante sua participação na Haus Decor, plantando 72 mudas de árvores nativas da Mata Atlântica. A certificação dessa compensação foi autenticada pela Fundação Eco+, uma consultoria para Sustentabilidade mantida pela BASF desde 2005.

Foto: Divulgação