Festivais

Rocky Spirit 2023 iluminou chegada da primavera no Rio de Janeiro

Maior festival de filmes dedicados a esportes, meio ambiente e aventura do Brasil garantiu dois dias de exibições de cinema a céu aberto na praia de Ipanema e na Ilha do Governador.


O Rio de Janeiro experimentou um final de semana espetacular com sol, calor e praia, os três elementos queridos pelos cariocas. O 13º Rocky Spirit trouxe o cinema ao ar livre para a praia de Ipanema e a Vila Olímpica Nilton Santos, na Ilha do Governador, para celebrar a chegada da primavera na cidade maravilhosa.

Um telão de alta definição com 25 metros de altura foi montado no Posto 10 da praia de Ipanema para saudar a nova estação, apresentando filmes que destacaram a beleza da natureza e a relação dos seres humanos com ela. Esportes como surf, escalada e ciclismo, juntamente com histórias de vida relacionadas ao meio ambiente, encantaram adultos e crianças que se acomodaram em cadeiras, toalhas e cangas ao longo da orla carioca. O evento repetiu a dose no domingo, incluindo a Vila Olímpica na programação.

A edição carioca do Rocky Spirit, na sua 13ª edição, exibiu um total de 22 documentários e contou com o apoio da Prefeitura do Rio. Além das exibições, o público teve a oportunidade de conhecer de perto e ouvir as histórias e experiências de personagens dos filmes, como David Santos, protagonista do documentário “10/03”, que aborda sua vida após um acidente que resultou na perda do braço direito e seu sonho de representar o Brasil nas Paralimpíadas de Paris em 2024; Beto Pandiani e Sylvio Rocha, que discutiram seu filme “Rota Polar”; Edinho Ramon Santos e a jovem Mayra, diretor e personagem principal do curta “Lugar de Criança”.

Andrea Estevam, diretora do festival e responsável pela curadoria dos documentários, expressou sua satisfação com o evento no Rio de Janeiro e a forte conexão entre o festival e a cidade. “Encerramos a versão presencial do Rocky Spirit aqui no Rio de Janeiro com a sensação de dever cumprido e o coração leve. Como sempre, os cariocas abraçaram o evento e se identificaram com as histórias de pessoas que vivem em harmonia com a natureza e adotam um estilo de vida saudável. A paisagem do Rio de Janeiro torna tudo ainda mais grandioso e bonito. Tenho certeza de que essa parceria, esse amor entre o festival e a cidade, continuará por muitos anos”, afirmou.

Guilherme Schleder, secretário municipal de Esportes, elogiou a estrutura e qualidade do evento, destacando a importância de expandir eventos culturais e esportivos para as comunidades. Ele ressaltou que o Rocky Spirit repetiu o sucesso do ano anterior e que os cariocas já incorporaram o evento ao calendário da cidade, tanto na praia quanto na Vila Olímpica Nilton Santos.

A votação para eleger os melhores filmes do Rocky Spirit 2023 exibidos no Rio de Janeiro está aberta ao público no site do evento. Quem assistiu aos filmes nos dois dias de exibição pode participar da escolha. São duas opções de votação: “Votação de Sábado” e “Votação de Domingo”, cada uma incluindo todos os filmes exibidos no respectivo dia.

Após as edições presenciais no Rio de Janeiro e em São Paulo, o Rocky Spirit continua em sua versão online. O público pode assistir aos documentários até o dia 8 de outubro no site oficial do evento, https://rockyspirit.com.br/streaming, e escolher seus favoritos. Assim como no festival presencial, a versão digital é totalmente gratuita.

Com um recorde de 52 filmes, a edição 2023 do Rocky Spirit representa um aumento de 40% em relação às 38 produções apresentadas no ano anterior. Além disso, a representatividade internacional aumentou, com a participação de 14 países, sendo oito deles filmes brasileiros.

O Rocky Spirit 2023 contou com o patrocínio da Prefeitura do Rio e da Bassi, além do apoio da Centauro e Parque Villa-Lobos. As mídias oficiais do evento foram a GoOutside e Hardcore. A realização foi da Rocky Mountain em parceria com a Mountainfilm.

Foto: Divulgação