A Ambev e o PretaHub, aceleradora do empreendedorismo negro no Brasil, anunciaram os projetos contemplados no Fundo Bora Cultura Preta. Um total de 21 iniciativas foram escolhidas, resultando em uma diversidade de expressões artísticas. Juntas, essas iniciativas receberão um investimento de aproximadamente 7 milhões de reais, provenientes da combinação de recursos próprios e investimentos através de leis de incentivo. O Fundo faz parte da estratégia de inclusão produtiva da Ambev, que busca criar oportunidades de capacitação, emprego e renda.
Além do apoio financeiro, a Ambev também almeja apoiar os produtores em uma jornada de longo prazo. Por isso, os projetos selecionados participarão do programa de capacitação da PretaHub, conhecido como Afrolab, que oferecerá orientação, suporte e treinamento. Além disso, terão acesso aos recursos educacionais da Ambev On, um espaço dedicado à aprendizagem e desenvolvimento da Ambev, e às ações de formação e conexão para profissionais da área com empregadores do BORA.
O Fundo também recebe o apoio de Adriana Barbosa, fundadora da Feira Preta e idealizadora da PretaHub. “Iniciativas como essas impulsionam os produtores culturais em uma jornada de longo prazo e incentivam uma cultura de aprendizado, fortalecendo os espaços de troca. Recebemos centenas de ideias incríveis, e é extremamente gratificante contribuir com esses projetos. Acreditamos muito no potencial dessa população”, enfatiza Adriana Barbosa.
Lançado em abril de 2023, o edital foi concebido com o propósito de apoiar projetos em diversos setores da economia criativa liderados por pessoas negras e de atrair outras empresas para essa causa, demonstrando que o estímulo à cadeia produtiva também pode ser uma oportunidade no âmbito do marketing de experiência e de negócios.
“Com essa iniciativa, a Ambev também deseja movimentar o mercado e espera que os departamentos de marketing de outras empresas se inspirem e invistam financeiramente em empreendedores negros, não apenas por razões sociais, mas reconhecendo a qualidade e a potência da produção artística e cultural dessas pessoas, que criam experiências extraordinárias por todo o país”, destaca Dani Waks, vice-presidente de Marketing da Ambev.
Foto: Divulgação