A Pizza Hut criou o projeto ‘April O’Neil – Jornalistas Negras Reescrevendo a História’, para reforçar a importância de narrativas plurais e diversas na sociedade. A ação, realizada em colaboração com o filme “Tartarugas Ninja: Caos Mutante”, da Paramount, foi inspirada na nova leitura da personagem April O’Neil, jornalista e grande amiga das tartarugas, que pela primeira vez na história do filme foi retratada como uma mulher negra.
Visando ampliar as perspectivas sobre pautas importantes como a representatividade, em sinergia com a história que o filme traz, a Pizza Hut convidou nove estudantes negras do curso de jornalismo para escreverem sua primeira crítica, após uma pré-estreia do lançamento na capital paulista, relacionando a importante mudança da personagem com a identificação das espectadoras no âmbito da representatividade.
“Pode-não estar explícito, mas os protagonistas enfrentam os ´corres´ da maioria das pessoas negras de periferia: são adolescentes que vivem em um local escondido, em que parte da população tem medo de qualquer criatura que venha a sair de lá. Fazendo um paralelo com a vida real, isso pode representar as pessoas negras que vivem nas periferias e sentem na pele o preconceito de não serem aceitas em espaços elitistas nos centros das cidades, pela sua forma de vestir, se comportar e tantas outras questões que só quem vive isso diariamente sabe”, escreveu Isabela Alves, uma das participantes do projeto.
Confira aqui todas as críticas feitas pelas estudantes participantes da ação.
No novo longa, após anos escondidas do mundo humano, as Tartarugas Ninja decidem conquistar os corações dos nova-iorquinos com atos heróicos, buscando serem aceitas como adolescentes ‘humanos’. April O’Neil, personagem de Any, ajudará os quatro personagens a derrubarem um misterioso sindicato do crime, mas as coisas se complicam quando um exército de mutantes se volta contra eles.
Foto: Divulgação