A Coca-Cola, por meio do Sistema Coca-Cola Brasil, composto por sete grupos de fabricantes como a Coca-Cola FEMSA Brasil, realiza a exposição “Histórias de quem faz a diferença – Retratos que inspiram o Brasil” a partir de 4 de outubro no Shopping Pátio Paulista. A mostra apresenta trajetórias de brasileiros que ajudam a transformar o Brasil e trazem esperança por um país melhor.
Gratuita e aberta ao público, a exposição audiovisual retrata desde o pequeno agricultor, que contribui para a transição sustentável de sua comunidade, à resiliência de quem luta pelo combate à fome, os pequenos empreendedores que diminuem as desigualdades em sua comunidade, até a jornada dos catadores de resíduos.
“E-com uma imensa alegria que compartilhamos com o público um pouco da vida e do trabalho destas pessoas tão inspiradoras para nós. O Sistema Coca-Cola Brasil tem orgulho em construir pontes e ser parceiro de pessoas extraordinárias, retratadas nesta mostra. Todos que fazem parte da exposição estão conosco em nossas iniciativas de economia circular, preservação e acesso à água, empoderamento socioeconômico, além de programas que visam rastreabilidade da nossa cadeia agrícola e combate à fome”, comemora Silmara Olivio, líder de Assuntos Públicos, Comunicação e Sustentabilidade para Brasil e Cone Sul na Coca-Cola América Latina.
“É muito recompensador ver o resultado das nossas ações nas comunidades em que atuamos. São diversas histórias que se entrelaçam às nossas iniciativas de impacto social. Atuando de perto em projetos como o Empreenda Como Uma Mulher, sustentaPET e Coletivo Online, podemos acompanhar a transformação na vida das pessoas e confirmar a importância de uma agenda ESG robusta”, completa Camila Amaral, VP Jurídica e de Assuntos Corporativos da Coca-Cola FEMSA Brasil.
Um exemplo destas histórias é a de Cecília Luciana Doria, conferente da sustentaPET, uma central de coleta e agregação de plástico PET pós-consumo da Coca-Cola FEMSA Brasil e Coca-Cola Brasil, que promove a economia circular ao incentivar o descarte correto e realizar a coleta desse material. Na SustentaPET, Cecília já passou por diversos cargos – desde separadora de plástico, até operadora de empilhadeira – e conta como é possível alcançar os sonhos com trabalho e resiliência.
A mostra é assinada pelo fotógrafo Eduardo Colesi que, com mais de 20 anos de experiência, já percorreu o mundo retratando o cotidiano de diferentes povos e culturas. Para o artista, contar histórias e registrar o conhecimento que todas as pessoas têm a oferecer é algo único. Seus trabalhos são focados em celebrar a conexão humana por meio da diversidade cultural. Colesi comenta: “Tenho certeza de que todos os visitantes sairão da exposição com um olhar mais leve e cheio esperança, vendo tudo o que o amor e a dedicação são capazes de realizar.”
“Essa exposição é uma dedicatória para as mais diversas pessoas – agentes de transformação – que estão conosco nesta jornada diária por um mundo com mais oportunidades e igualitário. Nossa proposta como companhia também é essa. E isso só é e continuará sendo possível por meio de ações conjuntas com diversos atores da sociedade envolvidos neste trabalho. Porque juntos, somos mais fortes e vamos mais longe”, conclui Olivio.
Além de São Paulo, a exposição itinerante, que iniciou por Brasília e já passou por Fortaleza, será exibida ainda em Curitiba e Rio de Janeiro até o final de 2023.
Foto: Divulgação