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Buser antecipa Black Friday em campanha com Rafael Infante

Plataforma de viagens de ônibus contrata humorista para divulgar ofertas que já começam em outubro.

Preparando-se para a data mais importante do e-commerce no ano, a plataforma de intermediação de viagens de ônibus Buser resolveu antecipar as ofertas para Black Friday. A startup estreou nesta segunda-feira (02) a nova campanha publicitária para divulgar a primeira onda de descontos na plataforma de turismo rodoviário antes de novembro, o mês oficial das promoções no varejo. A ação traz o ator Rafael Infante para ser seu garoto-propaganda, com vídeos que ficarão no ar até novembro. Até lá, a empresa vai oferecer mais de R$ 2 milhões em cupons e descontos aplicados em rotas específicas, tornando os preços das viagens rodoviárias ainda mais acessíveis (em tempos de alta nas passagens aéreas) e incentivando o turismo doméstico no verão.

Com o conceito “O caminho é longo, mas o cupom é maior!” nessa primeira fase, a campanha trará Infante interpretando três personagens de humor diferentes: o “Coach da Black”, uma sátira à autoajuda dos coaches de redes sociais, usando frases de efeito e ensinamentos; o “Consumidor besteirol”, aquele que só compra o que não precisa; e a “Consumidora experiente”, mulher experiente, que sabe que comprar viagem na Buser antes é mais barato e vale mais a pena.

“Chegamos nessa Black Friday com uma série de aprendizados adquiridos nos últimos anos. O principal deles é que o brasileiro começa a pesquisar suas compras de black friday até 3 meses antes, e se mantém de olho nas promoções. Várias pesquisas têm mostrado que a intenção de compra dos brasileiros para a data cresceu na maioria das categorias analisadas, e não é diferente no setor de turismo”, afirma Luiza Guimarães, gerente sênior de Marketing na Buser

Na Black Friday de 2022, a Buser registrou um aumento de pelo menos 30% nas reservas.

Um estudo recente da Globo sobre “Tendências e intenção de compra de 2023” mostra que 62% dos respondentes da classe AB tem intenção de compra nessa Black Friday. Sobre o comportamento de pesquisa antecipada dos consumidores, o estudo aponta ainda que 26% dos respondentes já começaram a pesquisar produtos de interesse para compra na Black Friday e 51% consideraram comprar antes da data do evento. Nesta semana, uma nova pesquisa encomendada pelo Google à Offerwise mostrou que a intenção de compra dos brasileiros para a data cresceu na maioria das categorias analisadas, sendo que duas em cada três pessoas no país pretendem comprar produtos na temporada promocional de novembro.

Uma das coisas que a marca vai tentar aproveitar na campanha é o valor intangível de uma viagem na comparação com bens de consumo. 

Em um dos roteiros, ao satirizar o coach, ele afirma: “Aproveite os cupons de desconto do Esquenta Black da Buser e reserve sua viagem para ser rico em experiências, cultura, felicidade e muitas outras coisas que o dinheiro não compra”. 

A marca, que já tinha trabalhado o conceito de experiência na campanha anterior, quer voltar a enfatizar isso

“Precisamos lembrar o viajante das coisas incríveis que ele pode viver num destino e nas lembranças que aquela viagem proporciona. Isso acaba aparecendo nessa campanha, mesmo que de forma bem humorada e com foco em economia”, ressalta Luiza.