Já pensou na árdua missão de escolher às cegas um entre 20 rótulos de cachaça para ser o ingrediente principal do seu drink? É o desafio que um grupo de 20 bartenders irá enfrentar em 09 de outubro no 1º Campeonato Paranaense de Coquetelaria Criativa com Cachaça.
O evento ocorre em Curitiba e é organizado pelo Templo da Cachaça, ponto turístico de Curitiba inaugurado em março deste ano. Em meio ao seu acervo com mais de 8 mil rótulos, o local receberá competidores de todo o estado para o campeonato.
Serão três etapas, sendo que a primeira envolve escolher apenas pelo olfato e por uma breve degustação (sem identificar visualmente o rótulo) com qual cachaça querem construir seu coquetel. Entre as opções estão versões artesanais, brancas, envelhecidas ou armazenadas em barris de madeira. Na sequência, os participantes serão direcionados a uma pequena mercearia montada no ambiente contendo frutas, sucos, bitters, vermutes, xaropes, entre outros. E, por fim, a última etapa é a apresentação final com os avaliadores. Serão duas horas para experimentar as cachaças disponíveis, pensar no coquetel a ser produzido, fazer testes e apresentar o resultado.
“É-quase um Master Chef das cachaças que vai certamente mexer com nossos paladares. A ideia é ousar, inovar, mas também dar liberdade aos competidores para que escolham os produtos que quiserem. Queremos valorizar o paladar e o bom gosto. Um plano diferenciado pra movimentar Curitiba e o mercado de coquetelaria”, explica o proprietário da Rede Cachaçaria Regui Brasil, Orlando Régis, que adiantou que, pelos mesmos motivos, também não irá inserir suas próprias produções de cachaça no concurso.
O corpo de jurados composto por dez especialistas é que vai determinar os três primeiros classificados que serão premiados com o total de dois mil reais. Ao final da competição as cachaças escolhidas serão reveladas aos próprios competidores e ao público espectador, assim como todos os 20 rótulos disponibilizados para a prova. A surpresa também será para os patrocinadores: O competidor que vencer receberá o prêmio em dinheiro da própria marca que ganhou junto com ele. Ou seja: somente as três marcas que vencerem vão arcar com a premiação do campeonato.
“Toda a ambientação do Templo (da Cachaça) foi preparada para essa competição. É algo que queremos há muito tempo e estamos tratando com carinho para que o público participante se sinta acolhido, conheça mais desse universo e o quanto a cachaça é versátil na mão de tantos profissionais bartenders reunidos”, finaliza Regis.
Foto: Divulgação