A primeira edição da revista Billboard Brasil chega às bancas neste mês de outubro e traz como tema especial o The Town, que teve sua primeira edição em setembro e se torna um dos maiores festivais de música de São Paulo. Em cinco dias, a equipe da publicação mergulhou fundo para acompanhar os 125 shows que se apresentaram na Cidade da Música, no Autódromo de Interlagos, e para entender como funcionavam os bastidores de um evento que reuniu mais de meio milhão de pessoas.
O empresário Roberto Medina, criador do Rock in Rio e do The Town, é quem ilustra a sessão ‘entrevista do mês’, onde relembra histórias inusitadas do seu trabalho, fala sobre as diferenças entre os festivais de São Paulo e do Rio de Janeiro e promete melhorias para as próximas edições. Já Zé Ricardo, curador e diretor artístico do The Town, comenta sobre os desafios de levantar um evento desse porte em meses – algo que geralmente leva dois anos -, do processo de construção artística e de que acredita que o seu trabalho vai além do conhecimento técnico.
Para surpreender o público e reforçar a diversidade musical que marcou a primeira edição do The Town, a revista impressa traz quatro capas e entrevistas exclusivas com alguns dos cantores que se destacaram no festival, como Criolo e Marcelo D2, Bebe Rexha, Post Malone – que dá para a revista sua única entrevista no Brasil – e Luísa Sonza.
Os rappers Criolo e Marcelo D2 estampam um ensaio que tem como referência a arte de rua e que foi assinado pelo fotógrafo Wilmore Oliveira. As fotos foram feitas em uma escola desativada que, hoje, abriga ateliês de arte. O Planet Hemp, grupo no qual D2 atua como vocalista e letrista, foi convidado especial de Criolo em sua apresentação no The Town. Ambos são referências no rap e têm forte influência do samba, e venceram o preconceito sobre a origem e as raízes do gênero.
A segunda capa é com Post Malone, um dos principais nomes da mistura entre o rap e o pop feito nos Estados Unidos. O cantor, compositor e letrista tinha sido aclamado pelo público do Rock in Rio, realizado no ano passado, e voltou como astro de primeira grandeza para o evento paulistano – seu show contou inclusive com uma banda. A Billboard foi o único veículo brasileiro a conversar com Malone. O cantor falou de paternidade, superação de problemas pessoais e de sua tão decantada generosidade.
Já Bebe Rexha, um dos principais destaques do novo pop, é a estrela da terceira capa. Na entrevista com a cantora e compositora nascida no Brooklyn, em Nova York, é possível entender quem ela é e por quais atribulações tem passado nos últimos tempos. A popstar enfrentou uma séria questão de saúde e um rompimento amoroso, que deverão influenciar as letras de seu próximo álbum.
Por fim, Luísa Sonza estampa a quarta e última capa. Uma das estrelas do novo pop brasileiro, a cantora apresentou recentemente o álbum “Escândalo Íntimo”, que bateu os maiores recordes de audiência nas plataformas de streaming. Luísa aproveitou o festival para apresentar o primeiro show da turnê que leva o nome do seu novo trabalho. A foto de capa foi clicada diretamente do show no festival.
“Nosso maior objetivo para essa primeira edição da Billboard Brasil, além de falar sobre o festival The Town, foi criar uma edição com diversidade de gêneros – em todos os sentidos, inclusive artístico. Procuramos contemplar cantores com diferentes públicos e perfis, além de abordar matérias de comportamento, mercado e social. Além das entrevistas de capa, temos conversas importantes e sensíveis com Pabllo Vittar e Matuê”, conta Débora Miranda, editora-chefe da Billboard Brasil.