Feiras

Superminas 2023 teve vitrine que fala, balança com IA e robô que serve chope

Cerca de 60 mil pessoas passaram pelo Expominas durante os três dias do evento, um dos maiores do segmento supermercadista no país.


Quem passou pela Superminas Food Show 2023 teve a oportunidade de conhecer o “supermercado do futuro”. O evento, realizado pela Associação Mineira de Supermercados (Amis), reuniu cerca de 60.629 pessoas. Diversos empreendedores de todo o país apresentaram as suas novidades tecnológicas. Uma delas foi a vitrine que conversa com o cliente.

O lançamento é da Eletrofrio, empresa de Curitiba especializada em refrigeração. Ao abrir a porta do gabinete, o cliente escuta um áudio. O recurso pode ser utilizado para fazer a oferta de produtos : “leve 3, pague 2”, por exemplo. O supermercadista pode escolher a frase que quiser e com diferentes tipos de vozes. A interação entre a estrutura e o cliente acaba sendo mais uma ferramenta de marketing para o lojista.  

Outra-máquina que chamou a atenção do público foi a balança de autoatendimento Prix 7T, da Toledo do Brasil. Com inteligência artificial, ela identifica sozinha o produto e faz a pesagem, bastando o cliente pregar a etiqueta na sacola. Isto reduz os custos operacionais da empresa.  

Uma novidade que os amantes de cerveja adorariam ter em casa é o robô que serve chope. A máquina, da Dispel Delivery, foi apresentada no estande da Heineken. Uma mão robótica pega sozinho o copo, serve o chopp, limpa os respingos e deixa sobre a mesa à disposição do cliente.  

Neste ano, em sua 35ª edição, a Superminas alcançou a marca de R$ 2,5 bilhões em negócios gerados. Um único expositor chegou a realizar R$ 600 milhões em vendas. Foram 580 expositores e patrocinadores e cerca de 80 atrações como palestras, fóruns, consultorias e workshops para qualificação profissional

O evento já tem data marcada para o próximo ano: será realizado, novamente, no Expominas, nos dias 22, 23 e 24 de outubro.

Fotos: Divulgação