Quem passou pela Superminas Food Show 2023 teve a oportunidade de conhecer o “supermercado do futuro”. O evento, realizado pela Associação Mineira de Supermercados (Amis), reuniu cerca de 60.629 pessoas. Diversos empreendedores de todo o país apresentaram as suas novidades tecnológicas. Uma delas foi a vitrine que conversa com o cliente.
O lançamento é da Eletrofrio, empresa de Curitiba especializada em refrigeração. Ao abrir a porta do gabinete, o cliente escuta um áudio. O recurso pode ser utilizado para fazer a oferta de produtos : “leve 3, pague 2”, por exemplo. O supermercadista pode escolher a frase que quiser e com diferentes tipos de vozes. A interação entre a estrutura e o cliente acaba sendo mais uma ferramenta de marketing para o lojista.
Outra-máquina que chamou a atenção do público foi a balança de autoatendimento Prix 7T, da Toledo do Brasil. Com inteligência artificial, ela identifica sozinha o produto e faz a pesagem, bastando o cliente pregar a etiqueta na sacola. Isto reduz os custos operacionais da empresa.
Uma novidade que os amantes de cerveja adorariam ter em casa é o robô que serve chope. A máquina, da Dispel Delivery, foi apresentada no estande da Heineken. Uma mão robótica pega sozinho o copo, serve o chopp, limpa os respingos e deixa sobre a mesa à disposição do cliente.
Neste ano, em sua 35ª edição, a Superminas alcançou a marca de R$ 2,5 bilhões em negócios gerados. Um único expositor chegou a realizar R$ 600 milhões em vendas. Foram 580 expositores e patrocinadores e cerca de 80 atrações como palestras, fóruns, consultorias e workshops para qualificação profissional
O evento já tem data marcada para o próximo ano: será realizado, novamente, no Expominas, nos dias 22, 23 e 24 de outubro.
Fotos: Divulgação