O festival de cultura digital Hacktudo promoverá uma conferência exclusiva, a HackConference, apresentado pela Petrobras, no dia 26/10, com o tema Inteligência Artificial (I.A.) – Um Labirinto de Possibilidades, com a participação apenas de mulheres renomadas no mercado digital e especialistas no assunto. Elas estarão presentes em painéis, talks e palestras que fazem parte do evento e vão analisar, apresentar dados, trocar experiências e ideias, trazendo à tona diferentes cenários e informações.
Entre as 20 profissionais participantes estão Dora Kaufman, professora na PUC-SP e especialista em I.A.; Cris Bartis, cofundadora da Plataforma Mamilos; Tatiane Moreira, Especialista em Segurança da Informação na Petrobras; Carina Ameijeiras, Líder de Data & Analytics na Amazon AWS; Ana Cláudia Vasconcelos, Gerente da Divisão de Modelos Analíticos e Inteligência Artificial na Dataprev; Taciana Melcop, Gerente Sênior de Engenharia na OLX e Aline Sredni, Chefe de Gabinete do CEO do WhatsApp na Meta, entre outras.
Segundo pesquisa da Universidade da Carolina do Norte (UNC Kenan-Flagler), no futuro, a Inteligência Artificial impactará muito mais as mulheres no mercado de trabalho do que os homens.
Cerca de 80% das mulheres empregadas nos EUA, por exemplo, estão em ocupações suscetíveis a interrupções pela I.A, como o ChatGPT, que têm o potencial de transformar o mercado profissional, expondo a maioria dos empregos que envolvem as áreas administrativas, de saúde; educação, formação, biblioteca e atendimento ao cliente à automação. Um novo relatório de pesquisa da McKinsey, que examina as tendências do mercado de trabalho nos EUA até o final de 2030, também apontou que as mulheres têm quase o dobro de chances de precisar mudar de função do que os homens durante este período.