ESG

Revelando SP incorpora gestão ESG em festival gratuito e sustentável

Em parceria com a startup Eccaplan, evento terá gestão de resíduos com ação para compostagem e reciclagem de bitucas de cigarros.


O Revelando SP é um festival promovido pelo Governo do Estado de São Paulo por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas. Com entrada gratuita para o público, acontece de 26 a 29 de outubro no Parque Roberto Burle Marx (Parque da Cidade), em São José dos Campos – munícipio que volta a sediar o evento após sete anos e conta com correalização da Prefeitura de São José dos Campos e gestão e produção da Associação Paulista Amigos da Arte, em parceria com a Fundação Cultural Cassiano Ricardo. 

Como novidade para esta edição, a organização do evento tem se comprometido com uma gestão ESG e anuncia as ações sustentáveis a serem implementadas durante a montagem, os quatro dias de festival e desmontagem.

Para enaltecer a diversidade e a riqueza cultural de São Paulo, o Revelando SP contará com apresentações de grandes artistas como Almir Sater, Marcelo Jeneci e As Marcianas e terá 131 municípios do estado sendo representados por meio de apresentações e manifestações culturais, artesanatos e uma infinidade de pratos e quitutes regionais. 

Já para colocar em prática as responsabilidades socioambientais, haverá gestão da Eccaplan, triagem in loco a ser realizada pela Cooperativa Futura; coleta e destinação final de resíduos recicláveis; compostagem dos orgânicos por meio da parceria com a empresa local Organe-se Compostagem Urbana; logística reversa de óleo vegetal usado, coleta e reciclagem de bitucas de cigarro para a confecção de papel realizada pela Poiato Recicla. Além disso, as sobras dos materiais em madeira MDF utilizados na cenografia serão direcionados para a compostagem. 

“É preciso adotar práticas de gestão de resíduos adequadas para reduzir, significativamente, o impacto ambiental, minimizar a quantidade de lixo encaminhado para aterros sanitários e evitar a contaminação do solo. O Revelando SP é um grande exemplo de festival comprometido com a população e com o meio ambiente, envolvendo um público estimado de 10 a 15 mil pessoas por dia. Além do impacto ambiental positivo, o evento vai gerar renda para pelo menos 10 famílias de catadores e catadoras”, afirma Fernando Beltrame, CEO da Eccaplan, startup responsável pela gestão dos resíduos e emissão do Selo Sou Resíduo Zero, que reconhece a garantia de práticas mais conscientes.

Este é o maior festival de economia criativa e cultura tradicional do estado de São Paulo. Com mais de 50 edições realizadas em 26 anos, é uma festa que proporciona a troca de experiências, a articulação entre comunidades, o intercâmbio de saberes e fazeres e a geração de renda. Os participantes são escolhidos por meio de chamada pública, na qual os municípios indicam os expositores e artistas que representam suas tradições culturais.

Para conferir a programação completa, basta clicar aqui.

Foto: Divulgação