Dia 04 de julho é uma Data Comemorativa muito especial para as milhares de pessoas que trabalham o dia todo falando ao telefone com pessoas em todo o Brasil, seja para vender produtos ou prestar atendimentos variados.
Nessa data comemora-se o Dia do Operador de Telemarketing, profissional que atua principalmente em SACs (Serviços de Atendimento ao Cliente). A data foi instituída no ano 2000, através da aprovação de um projeto de lei do então deputado Nivaldo Santana.
Estão incluídos nessa comemoração os agentes de atendimento, que atuam no setor de relacionamento com clientes e consumidores.
Nesse segmento que vai além dos SACs, os trabalhadores (as) atendem usuários, oferecem serviços e produtos, prestam serviços técnicos especializados, realizam pesquisas, fazem serviços de cobrança, filantropia e cadastramento de clientes, sempre via teleatendimento, para captar, reter ou recuperar clientes, envolvendo as Centrais de Atendimento (Call centers, Contact Centers, Help Desks, Central de Telemarketing e outras denominações similares).
Em-2009 a categoria soma 850 mil trabalhadores (as) em todo o Brasil. De acordo com a Abrarec (Associação Brasileira das Relações Empresa-Cliente) e a E-Consulting, que realizaram uma pesquisa sobre o mercado de relacionamento com o cliente, o setor é hoje o que mais contrata, sendo que de cada quatro vagas geradas pela iniciativa privada, uma delas ocupada por agentes de atendimento.
A cada ano, 35% desse total correspondem às novas vagas que surgem nas centrais de atendimento. Outro dado apontado pelo estudo é quanto à escolaridade desses profissionais: 84% possuem 2º grau completo e 16%, superior completo ou incompleto.
Em média, as equipes de atendentes e/ou operadores têm idade em torno de 23 e 25 anos, variando ainda de 18 a 29 anos, com a predominância de mulheres.
A justificativa para isso seria o horário flexível, a paciência para ouvir com maior atenção os variados casos, e por último, a prontidão em resolvê-los satisfatoriamente num curto espaço de tempo. Os setores Financeiros e de Telecomunicações, são os que mais contratam os serviços de atendimento no Brasil, com 56% da demanda.
Em seguida, estão Varejo, Serviços e Comércio, com 11%; Governo, com 9%; e os demais segmentos com 34%. O dia 04 de julho é também é uma data de reflexão já que temos muito a conquistar: como a derrubada da lei Discriminatória do Governo Serra “Não Pertube”, a Regulamentação do Telemarketing como Profissão e melhores condições nos locais de trabalho.