Na Inglaterra uma promoção do Dia da Mentira da marca de assinatura de cerveja Bier Company saiu pela culatra, com a Advertising Standards Authority (ASA) recebendo centenas de reclamações poucas horas após a brincadeira ser revelada no dia 1º de Abril.
Os clientes da Bier Company foram levados a acreditar que haviam vencido a longa competição mensal da empresa para ganhar um ‘cartão preto’, que lhes dá uma assinatura vitalícia gratuita do ‘Bier Club’.
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Os vencedores do cartão preto recebem uma entrega gratuita de oito cervejas por mês, bem como entrega gratuita em todo o site, acesso às áreas de membros com preços “early bird”, um copo Craftmaster banhado a ouro exclusivo para membros e um preto personalizado gravado em ouro cartão de membros.
Com a linha de assunto ‘URGENTE: Você ganhou um cartão preto!’, os clientes receberam um e-mail hoje (1º de abril) dos cofundadores da Bier Company, Stefan White e Thomas Renshaw, informando que eles eram “o vencedor deste mês [de] cerveja grátis para a vida”.
O prêmio poderia ser reivindicado usando o código ‘SLOOFLIRPA’ ao se inscrever para uma assinatura do Bier Club, os destinatários foram informados.
De acordo com um usuário do Twitter , a mensagem promocional também foi enviada aos clientes por texto, o que aliviou algumas preocupações de que o negócio pudesse ser um “golpe”.
No entanto, ao meio-dia, aqueles que se inscreveram para o acordo foram informados por e-mail de que haviam sido submetidos a uma brincadeira do Dia da Mentira. Na verdade, eles se inscreveram para receber apenas um mês de associação gratuita ao clube e uma caixa de oito cervejas grátis, antes de serem cobrados £ 22,95 por mês.
“Parabéns a todos que usaram o código SLOOFLIRPA – você pode ter astutamente deduzido que SLOOFLIRPA = APRILFOOLS ao contrário”, diz o e-mail.
Embora os clientes recebessem um endereço de e-mail através do qual poderiam cancelar sua assinatura, eles teriam que perder suas cervejas grátis como resultado. Se os clientes optarem por manter sua assinatura até a chegada da caixa gratuita, eles só poderão cancelar pagamentos futuros cinco dias após a entrega.
A ASA disse à Marketing Week que recebeu centenas de reclamações sobre a promoção até as 14h, alegando que a promoção era “enganosa”. O ad watchdog está avaliando essas reclamações para estabelecer se há motivos para ações adicionais.
Nenhuma decisão foi tomada até agora sobre a abertura de uma investigação.
Enquanto isso, uma enxurrada de reclamações foi direcionada à marca no Twitter , com usuários chamando a promoção de “golpe” e incentivando outras pessoas a enviar reclamações à ASA.
O usuário do Twitter @Adrianics4k escreveu: “ Eu fiz uma reclamação formal com a ASA, pois o e-mail não tem indicação de que não era genuíno e, seguindo as instruções, você se inscreve para uma assinatura paga sem o seu consentimento”.
A Bier Company, antiga Bier Nuts, foi a última a descumprir as regras de publicidade há menos de um ano por causa de uma promoção no Facebook. O anúncio incluía a afirmação “£ 1.000.000 Beer Giveaway e todos os que entrarem são vencedores garantidos”.
A ASA investigou a promoção depois que dois reclamantes levantaram preocupações de que os prêmios não estavam sendo concedidos ou não eram do valor anunciado.
Embora a Bier Company tenha reconhecido as reclamações, a ASA disse que não viu informações sobre como a promoção foi administrada, nem qualquer evidência de que os prêmios foram concedidos conforme descrito.
A marca foi informada de que o anúncio não deveria aparecer novamente em sua forma atual e para realizar promoções “de forma justa e equitativa” no futuro.