A Volkswagen acaba de divulgar sua chegada ao universo dos NFTs.
Assim, a marca divulgou o lançamento da plataforma “Digital Garage”, uma garagem digital que dá aos consumidores a oportunidade de colecionar cards de carros, peças e itens relacionados ao setor automotivo da marca.
Leia também: Converge cria tokens de participação no VTEX DAY 2022
Desse modo, o cliente vai pode adquirir um card e fazer sua coleção dentro da plataforma, semelhante a uma figurinha de álbum.
A-plataforma tem seu registro no blockchain Polygon. O anúncio ocorreu na última segunda-feira (11) em coletiva virtual de imprensa.
Com a movimentação, a Volkswagen virou a primeira fabricante de automóveis do planeta a oferecer NFTs dessa forma.
A garagem digital da Volkswagen é uma plataforma em que os consumidores vão poder visitar e comprar os cards colecionáveis de carros da empresa.
O cliente terá a oportunidade de colecionar vários cards como se estivesse criando seu próprio álbum de figurinhas digitais.
Os cards estarão à venda em pacotes de três ou cinco cards e, quando a compra for efetuada, o usuário recebe a posse dos cards associados à sua garagem.
Fora isso, outros usuários vão poder visitar o espaço da garagem digital de cada consumidor no futuro, dando início à interação entre os fãs da marca.
“A Volkswagen sempre está olhando para novas tecnologias e novas oportunidades. Com essa coleção de NFTs queremos resgatar o hábito de colecionar. Todo amante de carro, ama uma raridade. A ideia é essa: ter uma plataforma de cards de carros exclusivos, modelos únicos, designs diferenciados”, declarou Fabio Rabelo, head de Digitalização e Novos Modelos de Negócio da Volkswagen América Latina.
Para obter acesso à plataforma o usuário deve fazer o cadastro com uma conta Google ou Facebook.
Depois disso, já dá para fazer compras. Os cards disponíveis atualmente são limitados e oferecidos de maneira aleatória, em pacotes com três ou cinco unidades.
O cliente só consegue saber o que tem em cada pacote no momento em que abre e olha as peças.
Os cards são divididos em três categorias, de acordo com a raridade: “Hero” nas versões mais comuns, “Premium” nas intermediárias, e “Legend” no caso das mais raras.
O consumidor pode selecionar o nível de raridade desejado no pack.
Os modelos “hero” vão representar cerca de 80% das imagens, os “premium” aproximadamente 15% e os “legend” estão disponíveis em menos de 5% dos pacotes.
Por enquanto hás duas coleções disponíveis: a “GT Series” e a “Pen and Paper”.
A GT inclui 23 cards diferentes e conta com veículos das linhas GTs, entre eles Gol, Golf, Virtus, Polo, entre outros; a Pen and Paper contém 45 cards diferentes e tem os visuais desenhados a mão com caneta e papel.
“É uma nova experiência para os fãs da marca interagirem utilizando a tecnologia dos NFTs e tudo o que ela proporciona. Somando as duas coleções, estamos lançando cerca de 60 cards digitais representando modelos consagrados e ícones da Volkswagen”, acrescenta Ciro Possobom, COO da VW Brasil e vice-presidente de Finanças e TI da Volkswagen do Brasil e Região SAM.
Os usuários ainda podem fazer o cadastro para receber os novos pacotes de cards na hora que eles forem lançados, pois as coleções são limitadas.
Por enquanto, o consumidor que comprar os tokens só vai poder guardar na plataforma. Mais para frente será possível vende-los.