Experiência de Marca

Intervalo do Super Bowl vale ouro

O Super Bowl é o maior evento esportivo dos Estados Unidos e a rede CBS, que veicula a final da Liga de Futebol Americano (NFL), arrecada milhões de dólares com inserções em seus intervalos comerciais. O valor para as empresas mostrarem suas marcas no último jogo do campeonato está entre US$ 2,5 milhões e US$ 3 milhões para cada break de 30 segundos.

O Super Bowl é o maior evento esportivo dos Estados Unidos e o jogo final da liga americana é um exemplo clássico de uma ação de marketing promocional que potencializa os resultados através da mídia de massa. Desde o princípio, os jogos lotavam estádios, proporcionando ao público presente grandes emoções através da disputa e uma dose adicional de entretenimento com ações promocionais no intervalo. Ano a ano este grande momento promocional ia sendo incrementado. Com isso os principais patrocinadores passaram a levar este “sentimento” para peças de merchandising nos PDV´s. O sucesso foi aumentando e esta concentração de emoções (jogadores em ação + energia da torcida no estádio) transformou-se num fabuloso programa de TV. Ao longo dos anos a audiência foi crescendo e a rede CBS, que veicula a final da Liga de Futebol Americano (NFL), arrecada atualmente milhões de dólares com inserções em seus intervalos comerciais. O valor para as empresas mostrarem suas marcas no último jogo do campeonato está entre US$ 2,5 milhões e US$ 3 milhões para cada break de 30 segundos.

superbowl

Uma das marcas mais conhecidas e que participa há 23 anos do evento vai deixar de anunciar seus produtos nos intervalos. A Pepsi vai deixar o Super Bowl de lado em 2010. Segundo a empresa, um novo projeto para o marketing “Peps Refresh Project” vai alinhar a marca com ações de responsabilidade social, com ênfase nas mídias digitais.
Já a Coca-Cola, sua maior rival, manteve suas inserções no campeonato de futebol americano.