Melhores 2009
Em 2009, as redes sociais marcaram presença em praticamente todos os lugares e entraram no planejamento das verbas de marketing promocional para 2010, seja de forma híbrida ou inserida no contexto de projetos promocionais para PDV ou eventos. O Orkut continua sendo o preferido no Brasil, mas o Twitter chegou e virou febre entre os usuários e o Facebook, maior rede do mundo, conseguiu ganhar espaço no país.
No final de outubro, a rede do Google anunciou seu novo layout com funcionalidades e opções diferentes. Vários usuários buscaram convites para utilizar o novo modelo. O principal objetivo da empresa é facilitar a navegabilidade e personalizar o serviço. “O Orkut terá uma navegação três vezes mais rápida. Ficará muito mais fácil fazer atualizações, baixar vídeos e fotos”, afirmou Victor Ribeiro, diretor de produtos do Google. Atualmente, o Brasil possui 35 milhões de internautas conectados ao Orkut.
Uma das maiores febres entre os internautas em 200 foi o Twitter, os posts de 140 caracteres tornaram-se muito comuns em qualquer momento. Em outubro, o Brasil chegou a 8,6 milhões de usuários do serviço. O apresentador Luciano Huck é o brasilero com mais seguidores, 1,594,751 até o fechamento deste post.
Fenômeno da internet, o Facebook ganha cada vez mais adeptos mundo afora. A rede social, criada em 2004, experimenta crescimento significativo e hoje conta com mais de 250 milhões de fiéis seguidores. Agora, o objetivo parece ser ganhar terreno no Brasil, conforme deixou claro seu fundador, Mark Zuckerberg, em visita ao país na última semana. Porém, a missão não deve ser das mais fáceis. A rede conta com apenas 1,3 milhão de usuários, bem menos que o Orkut.